• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Mundo Ae Automobilismo

A 24 HORAS DE LE MANS 2025 EM NÚMEROS

ONDE A EMOÇÃO E A ENGENHARIA SE ENCONTRAM

identicon por Gerson Borini
19/06/2025
em Automobilismo, Curva 3
Fotos: autor

Fotos: autor

A 93ª edição da 24 Horas de Le Mans, disputada nos dias 14 e 15 de junho últimos, foi mais uma vez um espetáculo à parte. Com um grid altamente competitivo, apenas uma intervenção do Safety Car e um final eletrizante, a prova entrou para a história — tanto pelos números que impressionam quanto pela atmosfera única de quem, como eu, esteve no Circuit de la Sarthe. Com a divulgação dos números oficiais pela organização da prova, destacamos os pontos mais importantes da terceira vitória consecutiva da Ferrari, deste vez com a equipe cliente, a AF Corsa.

O Ferrari 499P vencedor em seus preparativos finais antes da largada

O público, o clima e a festa

Foram mais de 330 mil pessoas no circuito, transformando a região em uma verdadeira cidade efêmera, vibrante e apaixonada por automobilismo. A preparação para a largada é um show à parte: os carros alinham no grid no estilo tradicional de Le Mans — no lado direito da pista, em ângulo — com mais de duas horas de antecedência, o que permite uma rara interação entre máquinas, pilotos e centenas de convidados, personalidades e autoridades — um desfile informal que mescla informalidade e solenidade. O supercampeão de tênis, Roger Federer, foi o convidado para agitar a bandeira da França na largada às 4 horas tarde.

Momentos antes da largada as cores da França aparecem no céu nublado de La Sarthe

Ao final da corrida, os portões se abrem para a tradicional invasão de pista. Milhares de fãs caminham pela reta de chegada rumo ao pódio para celebrar os vencedores com um entusiasmo quase tribal — uma conexão direta entre público e protagonistas raramente vista em outros esportes.

Invasão oficial da pista para celebração do pódio

E não é só na pista que o espetáculo acontece. As áreas VIP e de recepção espalhadas pelo circuito funcionam como vitrines do futuro da mobilidade: as principais marcas exibem lançamentos e conceitos, como num salão do automóvel a céu aberto, com foco em esportividade, inovação e performance.

Telões, zonas de descanso e praças de alimentação estrategicamente distribuídas garantem conforto a todos os públicos, e a experiência é complementada por um aplicativo oficial com classificação em tempo real, para que ninguém perca um detalhe sequer.

Os pilotos fazem a festa com o público no tradicional desfile que acontece na sexta-feira, dia que não há atividade em pista

Os números da resistência

  • A Ferrari chegou à terceira vitória consecutiva em Le Mans na era Hypercar, juntando-se à Audi, Porsche e Toyota nesse feito histórico.
  • O carro nº 83 da AF Corse largou em 13º lugar e venceu a prova — a primeira vitória de um carro WEC partindo de fora dos top 10.
  • 166 voltas foram pilotadas por Robert Kubica, com 59 delas em um único turno final, muitas delas sem hidratação por falha no sistema da garrafa.
  • Foram 5.273 km percorridos — cerca de 250 km a mais que uma travessia de Manaus a Montevidéu no Uruguai — em 24h02min53s, a corrida mais longa da história do WEC em tempo contínuo.
  • A Ferrari agora soma 12 vitórias gerais em Le Mans, uma a menos que a Audi.
  • O Porsche chegou à sua 57ª presença no pódio da categoria principal, igualando a marca da Audi.
  • Na LMGT3, o time Manthey 1st Phorm Racing manteve a invencibilidade, garantindo também a 50ª vitória da Porsche em GTs no WEC.
  • Richard Lietz, com o Porsche nº 92, chegou à sua 14ª vitória no WEC, a sexta em Le Mans.
  • A Inter Europol Competition venceu pela segunda vez a LMP2 em três anos, enquanto o britânico Nick Yelloly tornou-se o 13º piloto do Reino Unido a vencer na categoria desde 2012.
  • O francês Tom Dillmann (LMP2 nº 43) encerrou um jejum de 3.514 dias sem vitórias no WEC, o maior intervalo da história da categoria.
Porsche 911 GT3.R da equipe Manthey que se consagra a cada etapa do FIA-WEC
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Tecnologia e precisão em cada detalhe

Se a disputa na pista exige tudo dos pilotos, fora dela o desafio é igualmente complexo. Com os carros modernos repletos de sensores e sistemas eletrônicos avançados, cada equipe mobiliza engenheiros e técnicos altamente especializados, monitorando dados em tempo real e ajustando estratégias a cada segundo. Foram mais de 30 pit stops por carro, em que cada fração de segundo pode significar posições no resultado final.

Tecnologia e cuidado nos detalhes garantem o bom resultado

A vitória em Le Mans não acontece por acaso. É o reflexo direto da integração perfeita entre engenharia de ponta, preparo humano e trabalho coletivo. A cada edição, a prova se renova, mas mantém viva a essência que a tornou o maior palco do automobilismo mundial.

Tradicional passarela da pista de Le Mans
Tags: 24 Horas de Le MansautomobilismoEnduranceFerrariFIA WECGBGerson BoriniHypercarLMGT3Porsche
Próximo
Foto: Divulgação VW

MERCADO EM MAIO: VENDAS DIRETAS AVANÇAM

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17