• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas

F-1 PRÓXIMA DA METADE DA TEMPORADA 2025

IDERANÇA DA MCLAREN, CRISE NA FERRARI, FUTURO DE RUSSELL E NOVOS PNEUS MOVIMENTAM O AMBIENTE

identicon por Wagner Gonzalez
24/06/2025
em Colunas, Conversa de Pista, WG






A disputa do GP da Áustria domingo, em Spielberg, abre uma sequência de três corridas que encerram a primeira metade de uma temporada onde a McLaren mantém a supremacia entre as equipes conquistada no ano passado. Mais, desta vez seus dois pilotos lideram a tabela de pontos apesar dos esforços de Max Verstappen e da melhoria constante da Mercedes. Como que a confirmar a recorrência de fases boas e períodos de crise, a Ferrari sofre uma crise de gerenciamento agravada pelo desempenho aquém do esperado por parte de Lewis Hamilton. Enquanto dois novatos – o inglês Arvid Lindblad e o irlandês Alex Dunne – se preparam para participar de treinos livres, a fornecedora de pneus da categoria revelou mais detalhes dos produtos que irá fornecer às equipes em 2026.

GP do Canadá remete a clima de férias (Foto: Red Bull)

Em 2008 o calendário da F-1 vivia o início de uma expansão que levou das 18 corridas desse ano às 24 de hoje em dia, crescimento que consolidou a ideia de impor uma pausa estratégica em agosto, tradicional mês de férias na Europa. Foi assim que a partir de 2009 ficou estabelecido que entre o final de julho e o último fim de semana de agosto as equipes seriam obrigadas a interromper suas atividades por cerca de três semanas. O GP da Áustria abre, no fim de semana, os capítulos finais da primeira metade da temporada, precedendo as corridas de Silverstone (7 de agosto) e Spa Francorchamps (27). Depois da visita à Bélgica o campeonato recomeça na Holanda, no último domingo de agosto.

Russell lidera na largada em Montreal: mostra do desempenho crescente da Mercedes (Foto: Mercedes)

Essa pausa permitirá muito mais que uma recarga de energia e disposição para profissionais que durante o calendário visitam 20 países em 24 fins de semana diferentes, sem contar escalas e deslocamentos necessários: como não existe aeroporto em Mônaco, quem viaja de avião para a corrida de Monte Carlo tem que voar para Nice. O traslado até o principado pode levar até pouco menos de uma hora por rodovia ou alguns minutos em um voo de helicóptero com direito a avistar inúmeras casas e mansões clássicas.

Lando Norris precisa se recuperar do erro crasso cometido em Montreal (McLaren)

Na caminhada do campeonato o desempenho da McLaren segue sendo o norte: mesmo sem um desempenho vitorioso no Canadá, a equipe papaia acumula quase o dobro de pontos de sua concorrente mais próxima. O time comandado por Zak Brown e Andrea Stela soma 374 pontos contra 199 da Mercedes, que com o primeiro lugar de George Russell e o terceiro de Kimi Antonelli superou a Ferrari, que tem 183.  Se a resistência e eficiência dos seus carros alimenta tranquilidade, o desempenho de Lando Norris causa preocupação. A tentativa desastrada de superar seu companheiro de equipe pôs fim à sua corrida e diminuiu sua vantagem sobre Verstappen, que marcou 18 pontos e agora está 21 atrás do inglês, que manteve os 176 com que desembarcou em Montreal. Piastri segue liderando, agora com 198.

Vitorioso no Canadá, Russell não esconde que sua primeira opção par 2026 é permanecer onde está (Foto: Mercedes)

vitória de George Russell no Canadá confirmou a ascensão que a Mercedes vive, algo que contrasta com a temporada de Lewis Hamilton e da Ferrari. O entrosamento entre o inglês e os italianos está distante do ideal e a Scuderia vive mais uma crise política, onde não faltam rumores sobre uma possível demissão de Fred Vasseur, uma situação típica de times de futebol que sistematicamente atribuem a culpa de resultados medíocres ou ruins unicamente ao técnico.

Carro de Norris terá outro piloto no FP1 de Spielberg: o irlandês Alex Dunne (Foto: McLaren)

Voltando a Lando Norris: o inglês ficará fora do treino livre de sexta-feira (o chamado FP1 de free practice) para dar lugar a Alex Dunn, irlandês de 19 anos que lidera a temporada da F-2 FIA. Por outro lado, a Red Bull intercede junto à Federação Internacional do Automóvel (FIA) para obter a liberação do inglês Arvin Lindblad, filho de pai sueco e mãe indiana, que ainda não completou 18 anos. A equipe dos energéticos demanda a mesma prerrogativa aplicada ao processo que permitiu ao italiano Kimi Antonelli acelerar um Mercedes de F-1 antes de ter obtido a maioridade.

Os dois são cotados para desembarcar na F-1 em tempo integral no futuro próximo, tempo, mas nada que interfira na renovação do contrato de George Russell. Toto Wolff já deu indícios de que a renegociação pode evoluir durante a pausa de verão e, por seu lado, George Russell admitiu que permanecer na Mercedes é sua intenção maior. Seu nome, porém, é considerado por outras equipes para o ano que vem.

Em 2026 carros da F-1 usarão pneus mais estreitos e mais leves (Foto: McLaren)

Em 2026 a F-1 adotará um novo regulamento técnico que impactará no equilíbrio entre a propulsão a combustão e elétrica e outras alterações, entre elas, pneus 25 milímetros mais estreitos e 600 gramas no par dianteiro e 1 kg no trem traseiro. Essa mudança implica diretamente no projeto da suspensão pois reduz o peso não suspenso, conjunto de elementos acoplados às rodas e não ao chassi. Além disso, a Pirelli deverá incrementar o uso dos pneus de compostos C6, os chamados ultra macios, aqueles que oferecem maior aderência e apresentar novos pneus de chuva.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram

 

 







Tags: ÁustriaCampeonato MundialCarros NovoscontratoF-1fériasFerrariFórmula 1levesmaismclarenNorrisPiastriPneusRed BullrenovaçãoRussellTemporadaVerstappen
Próximo
Lecar (Foto: insi
deevs.uol.com.br

LECAR, ERA UMA VEZ...

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17