• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Mundo Ae Automobilismo

FERRARI VENCE PELA TERCEIRA VEZ CONSECUTIVA EM LE MANS

 E FICA COM O TROFÉU PARA SEMPRE

identicon por Paulo Manzano
15/06/2025
em Automobilismo, PM, Substance
Ferrari 499P #83 e #51(Foto: Ferrari Media Center / Sciarra Gianluca Fotospeedy)

Ferrari 499P #83 e #51(Foto: Ferrari Media Center / Sciarra Gianluca Fotospeedy)





Pela terceira vez consecutiva, a Ferrari venceu a 24 Horas de Le Mans. Com o protótipo 499P número 83, pilotado por Yifei Ye, Phil Hanson e Robert Kubica, a equipe AF Corse cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na 93ª edição da tradicional prova francesa, pintada com a marcante cor amarelo Modena. O feito histórico garante à Ferrari o direito de manter para sempre o troféu da corrida, privilégio reservado a quem vence três edições seguidas.

O resultado ainda teve um pódio duplo para a casa de Maranello. O 499P número 51, guiado por Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi, chegou em terceiro, seguido pelo carro número 50 de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen. A Ferrari reafirma, assim, seu domínio desde o retorno à classe principal do Mundial de Endurance (WEC), com vitórias nas edições de 2023, 2024 e agora 2025.

O 499P entra definitivamente para a galeria dos grandes da história do automobilismo. Desde sua estreia competitiva, o protótipo híbrido venceu todas as provas que disputou em La Sarthe, consolidando uma trajetória impecável em um dos palcos mais exigentes do planeta.

Com esse resultado, a Ferrari chega a 12 vitórias gerais nas 24 Horas de Le Mans, somando os triunfos conquistados entre 1949 e 2025. É a primeira vez desde a década de 1960 que a marca do Cavallino Rampante vence três vezes seguidas na classificação geral. Naquela época dourada, foram seis vitórias consecutivas entre 1960 e 1965, com o último triunfo vindo com o lendário Ferrari 250 LM — até então, a última vitória geral antes da volta à elite em 2023.

Galeria: Ferrari 499P nº 83 e nº 51 (Fotos: Ferrari Media Center/Gianluca Sciarra Fotospeedy)

A 93ª edição das 24 Horas foi marcada por duelos intensos, estratégia precisa nos boxes e um desfecho digno da tradição de La Sarthe. Durante toda a semana, o 499P amarelo da AF Corse se mostrou competitivo, mas foi no domingo que brilhou. Largando com ritmo forte, o trio assumiu a briga direta com os carros oficiais da Ferrari e os Porsche Penske, mantendo-se constante ao longo das 387 voltas percorridas.

Enquanto o n] 51 (Pier Guidi, Calado e Giovinazzi) enfrentava problemas e o nº 50 (Fuoco, Nielsen e Molina) lutava para acompanhar o ritmo, o nº 83 seguia sólido, sem erros, e cruzou a linha de chegada pouco à frente do Porsche nº 6 de Estre, Vanthoor e Campbell, que chegou apenas 14 segundos atrás após mais de 5,361 km de corrida.

O resultado foi histórico por muitos motivos. Robert Kubica tornou-se o primeiro polonês a vencer Le Mans na classificação geral. Yifei Ye é o primeiro chinês a alcançar o feito, e Philip Hanson, britânico de apenas 24 anos, levou seu país à 46ª vitória por pilotos em Sarthe — mais que qualquer outra nacionalidade.

DESTAQUES DO HYPERCAR

O Porsche nº 6 da Penske deu trabalho até o fim, especialmente graças ao esforço de Matt Campbell, que fez um triple stint decisivo nos pneus antes de passar o carro a Estre para o último trecho. O francês cruzou a linha de chegada apenas 14 segundos atrás do líder, após mais de 5.273 km de corrida.

Já o Ferrari nº 51 teve um final complicado: uma rodada na entrada do pit lane com Pier Guidi, seguido por um problema mecânico relatado por Giovinazzi a 45 minutos do fim. A ordem da equipe foi clara: “Continue, force os pneus”. Deu certo. O trio superou o nº 50 e garantiu o terceiro lugar no pódio.

A Cadillac chegou otimista com a pole do carro nº 12 (Stevens, Nato e Lynn), mas sofreu com degradação e aquecimento dos pneus. Ainda assim, fechou em quinto, com consistência. A Toyota Gazoo Racing, última campeã em 2022, teve uma corrida instável com o GR010 nº 8: chegou a sonhar com o pódio ao amanhecer, mas quebrou a porca da roda dianteira esquerda e perdeu 17 minutos nos boxes, finalizando em 16º.

RESULTADO FINAL – TOP 5 GERAL

1. Ferrari 499P nº 83 – AF Corse – Kubica/Ye/Hanson (387 voltas)
2. Porsche 963 nº 6 – Porsche Penske Motorsport – Estre/Vanthoor /Campbell (+14.084 s)
3. Ferrari 499P nº 51 – Ferrari-AF Corse – Pier Guidi/Calado/Giovinazzi (+28.487 s)
4. Ferrari 499P nº 50 – Ferrari-AF Corse – Fuoco/Nielsen/Molina (+29.666 s)
5. Cadillac V-Series.R nº 12 – Cadillac JOTA – Stevens/Nato/Lynn (+2m18s)

O Porsche 963 nº 6 segundo colocado (Foto: Jonathan Biche – ACO)

VENCEDORES NAS OUTRAS CATEGORIAS

LMP2: Oreca 07-Gibson nº 43 – Inter Europol Competition
Pilotos: Jakub Smiechowski, Tom Dillmann, Nick Yelloly

Oreca nº 43 (Foto: Jonathan BicheACO)

LMGT3: Porsche 911 GT3 R LMGT3 nº 92 – Manthey 1ST Phorm
Pilotos: Ryan Hardwick, Riccardo Pera, Richard Lietz

Porsche 911 GT3 R nº 92 (Foto: Jonathan Biche/ACO)

ABANDONOS RELEVANTES

• Oreca 07-Gibson – IDEC Sport nº 28 (Lafargue / Van Uitert / Alvarez) – acidente
• Lexus RC F LMGT3 – Akkodis ASP nº 78 (Robin / Hawksworth / Gehrsitz) – acidente
• Cadillac V-Series.R – Whelen nº 311 (Aitken / Drugovich / Vesti) – problema mecânico
• Oreca 07-Gibson – IDEC Sport nº 18 (Chadwick / Jaubert / Lotterer) – perda de roda
• Ferrari 296 LMGT3 – Vista AF Corse nº 54 (Flohr / Castellacci / Rigon) – falha mecânica
• Cadillac V-Series.R – WTR nº 101 (R. Taylor / J. Taylor / Albuquerque) – motor
• Oreca 07 – Nielsen Racing nº 24 (Rao / Bolukbasi / Braun) – incidente (LMP2 Pro/Am)
• BMW M4 LMGT3 – WRT nº 46(Al Harthy / Rossi / van der Linde) – problema mecânico
• Mercedes-AMG LMGT3 nº 60 – Iron Lynx (Gilbert / Rueda / Hanafin) – motor
• McLaren 720S LMGT3 Evo nº 95 – United Autosports (Leung / Gelael / Sato) – falha no motor
• Ford Mustang LMGT3 nº 88 – Proton Competition (Gattuso / Levorato / Olsen) – perda de roda

VOLTA MAIS RÁPIDA

Cadillac V-Series nº 38 – Hertz Team JOTA
Piloto: Sébastien Bourdais
Tempo: 3:26.063 (volta 310)

Cadillac V-Series #38 (Foto: Olivier Rolland-Jacob -ACO)

MARCAS MAIS VITORIOSAS EM LE MANS

Posição Marca Nº de vitórias Anos de domínio
1 Porsche 19 1970–71, 1976–77, 1979, 1981–87, 1994, 1996–98, 2015–17
2 Audi 13 2000–02, 2004–08, 2010–14
3 Ferrari 12 1949, 1954, 1958, 1960–65, 2023–25
4 Jaguar 7 1951, 1953, 1955–57, 1988, 1990
5 Bentley 6 1924, 1927–30, 2003
6 Toyota 5 2018–22
7 Alfa Romeo 4 1931–34
8 Ford 4 1966–69
9 Matra?Simca 3 1972–74
10 Peugeot 3 1992–93, 2009

PM

Onde me encontrar: Instagram, LinkedIn, AUTOentusiastas e Jornal Roda.
A coluna “Substance” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.







Tags: 24 Horas de Le MansFerrariFerrari 499PLe Mans
Próximo

PODCASTS DO AE: EPISÓDIO nº 07: LUÍS FERNANDO CARQUEIJO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17