É difícil ignorar o crescimento da BYD no Brasil — e o Song Plus, sem dúvida, tem sido o carro-chefe da marca entre os híbridos PHEVs. Com mais de 27 mil unidades vendidas em 2024, o suve tem atraído um público variado, que vai de quem busca economia e isenção de rodízio em São Paulo, até quem vê no carro uma alternativa real aos suves médios convencionais.
Agora, com a chegada da linha 2026, o Song Plus passa por mudanças pontuais, mas relevantes, tanto na versão de base quanto na Premium, que se firma de vez como a configuração topo de linha com tração integral e desempenho superior.

Estética global, mas com função
A primeira mudança perceptível está na frente do carro: o Song Plus agora adota o visual da versão Premium, com grade mais integrada e faróis de desenho mais afilado, mantendo o estilo da linguagem de dinastias da marca, neste caso a Dragon Face 3.0. As rodas de 19” também foram redesenhadas e ajudam a reforçar uma aparência mais sofisticada, sem apelar para exageros.

No interior, a principal novidade está na introdução do revestimento em tecido que imita couro na cor caramelo, combinado ao preto, que elevou bastante o nível de acabamento. O console elevado, chamado de “Heart of Ocean” pela marca, já conhecido dos modelos anteriores, segue presente. A posição de dirigir é boa, com ampla regulagem elétrica dos bancos e ajuste de altura e distância no volante. A projeção de dados no para-brisa, agora presente nas duas versões, fornece também informações de assistência à condução, facilitando a vida em ambientes urbanos.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Dois conjuntos mecânicos distintos, com bom acerto geral
A versão Song Plus mantém o sistema híbrido DM-i, com motor a combustão de 1,5 litro aspirado de 98 cv e 12,4 m•kgf, que atua de forma bastante discreta. A potência total combinada é de 235 cv, com tração dianteira. Já o Song Plus Premium adiciona um segundo motor elétrico no eixo traseiro, além de um motor térmico mais potente (130 cv e 22,4 m•kgf), chegando aos 324 cv e oferecendo tração integral elétrica.

O que se nota em ambos os casos, especialmente dirigindo pelas ruas e avenidas de São Paulo, é um contínuo aprimoramento do comportamento dinâmico. A cada nova atualização, a BYD parece estar mais atenta à entrega de torque, controle de tração, resposta da direção e até ao refinamento do pedal de freio, um ponto que já foi alvo de críticas em modelos anteriores. A calibração está mais equilibrada, com transições suaves entre os modos elétrico e híbrido, e boa progressividade no uso cotidiano.

O Premium AWD é particularmente mais competente em acelerações mais exigentes e oferece melhor tração em pisos de baixa aderência, mas a diferença de comportamento no uso normal é sutil, ficando mais evidente em rampas molhadas e escorregadias, curvas fechadas e retomadas rápidas.

Autonomia e recarga: avanços práticos
A bateria da versão Plus segue com 18,3 kW•h, com alcance puramente elétrico de 63 km (Inmetro), o suficiente para grande parte dos deslocamentos urbanos diários. Já o Premium passa a contar com uma bateria maior, de 26,6 kW•h, entregando até 87 km de alcance no mesmo padrão.
A novidade aqui está na recarga em corrente contínua (DC) de até 18 kW na versão Premium, uma vantagem importante para quem tem acesso a carregadores rápidos em viagens, com tempo de recarga inferior a 1h30. Ambas mantêm a limitação de 6,6 kW em AC, o que ainda é aceitável para o uso cotidiano.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Conectividade funcional, mas com ressalvas
O sistema multimídia continua com a tela giratória, que pode ser prática para navegação, mas às vezes confunde no uso rápido com o carro em movimento. Agora há maior capacidade para instalar aplicativos e o emparelhamento com o app BYD ficou mais intuitivo, incluindo a chave digital via NFC ou Bluetooth, uma funcionalidade útil no dia a dia.

O pacote de assistências segue completo, com ADAS nível 2, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de mudança de faixa e frenagem autônoma de emergência. O funcionamento é eficiente, sem excessos de intervenções, e o projetor da dados no para-brisa ajuda a monitorar o estado desses sistemas sem distrações.

Pacote BYD 2026 e política de fidelização
Os preços sugeridos são de R$ 249.990 para o Song Plus e R$ 299.800 para o Song Plus Premium AWD, ambos com garantia de 6 anos para o veículo completo e 8 anos para a bateria Blade, sem limite de quilometragem.
A marca também continua com a política de recompra garantindo 80% da Tabela Fipe e bônus extra para proprietários de modelos anteriores que migrarem para o ano-modelo 2026.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Conclusão: evolução perceptível, sem ruptura
O BYD Song Plus 2026 mostra que o fabricante chinês tem escutado os usuários — tanto no ajuste fino do conjunto dinâmico quanto na entrega de equipamentos. A versão Premium, com mais potência e tração integral, se justifica para quem busca mais desempenho e alcance, enquanto o Song Plus básico segue sendo uma escolha racional e eficiente.

Fica claro que, mesmo com todo o sucesso já conquistado, a BYD continua lapidando seus produtos, e isso é algo que poucos fabricantes têm feito com a mesma frequência. Para quem acompanha de perto essa transição energética no Brasil, o Song Plus é hoje uma das referências entre os híbridos plug-in, com um grau de maturidade técnica que merece reconhecimento.
GB
FICHA TÉCNICA DO BYD SONG 2026 | Plus | Plus Premium |
TRAÇÃO | Dianteira | Integral |
MOTOR ELETRICO | ||
Motor elétrico (cv/m•kgf) | 197/30,6 | — / — |
Motor elétrico dianteiro (cv/m•kgf) | — / — | 204 / 30,6 |
Motor elétrico traseiro (cv/m•kgf) | — / — | 163 / 25,5 |
MOTOR A COMBUSTÃO | ||
Cilindrada (L) | 1,5 | 1,5 |
Potência (cv) | 98 | 130 |
Torque (m•kgf) | 12,4 | 22,4 |
Potência total combinada (cv) | 235 | 324 |
BATERIA | ||
Tipo | Blade (LFP) | Blade (LFP) |
Capacidade (kW•h) | 18,3 | 26,6 |
Alcance elétrico (km, NEDC) | 100 | 135 |
Alcance elétrico (km, Inmetro) | 63 | 87 |
Forma de carregamento + potência (kW) | AC (até 6,6) | AC (até 6,6) / DC (até 18) |
Função veículo como fonte de energia (VTL) | • | • |
DESEMPENHO E CONSUMO | ||
Aceleração 0-100 km/h (s) | 7,9 | 5,2 |
Velocidade máxima (km/h) | 170 | 180 |
Consumo energético (MJ/km) | 0,58 | 0,67 |
DADOS BÁSICOS | ||
Tipo de energia | Híbrido Plug-in | |
Comprimento (mm) | 4.775 | |
Largura (mm) | 1.890 | |
Altura (mm) | 1.670 | |
Entre-eixos (mm) | 2.765 | |
Diâmetro mínimo de giro (m) | 11 | |
Capacidade do porta-malas (L | 552 | |
Pneus | 235/50 R19 | |
Suspensão dianteira | McPherson | |
Suspensão traseira | Multibraço | |
Freios dianteiros | Disco ventilado | |
Freios traseiros | Disco |
CONTEÚDO DO BYD SONG 2026 | Plus | Plus Premium |
INTERIOR | ||
Painel de instrumentos de 12,3″ em LCD | • | • |
Volante multifuncional | • | • |
Carregamento sem fio para celular | • | • |
Bancos com revestimento premium | • | • |
Bancos traseiros bipartidos rebatíveis | • | • |
Ajuste elétrico do banco do motorista em 8 direções | • | • |
Aquecimento do banco do motorista | • | • |
Ventilação do banco do motorista | • | • |
Ajuste elétrico do banco do passageiro em 4 direções | • | • |
Aquecimento do banco do passageiro | • | • |
Ventilação do banco do passageiro | • | • |
Retrovisor interno fotocrômico | • | • |
Iluminação ambiente interna multicolor | • | • |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis | • | • |
SEGURANÇA E COMODIDADE | Adas pacote 2 | Adas pacote 2 |
MULTIMÍDIA | ||
Tela flutuante rotativa de 15,6″ | • | • |
Câmera 360º | • | • |
Projetor de dados no para-brisa visível para o motorista | • | • |
Compatibilidade com cartão NFC* | • | • |
Pacote de tráfego 4G | • | • |
GPS integrado | • | • |
Conexão e espelhamento Android Auto e Apple CarPlay | • | • |
Comandos de voz | • | • |
Sistema de som | Infinity 10 alto-falantes | |
Portas USB | 2 (tipo A) / 2 (tipo C) | |
AR-CONDICIONADO | ||
Duas zonas | • | • |
Saída para o banco traseiro | • | • |
Filtro de ar PM2.5 | • | • |
GARANTIA | ||
Veículo: 6 anos sem limite de quilometragem (sistema elétrico PHEV + baixa tensão + chassis) | • | • |
Bateria Blade: 8 anos sem limite de quilometragem | • | • |
*Cartão NFC deve ser adquirido na concessionara |