A MINI apresentou no Festival Interlagos Carros 2025 novos modelos da família John Cooper Works, divisão de esportivos da marca, conhecidos como ícones de desempenho e exclusividade. Desenvolvidos para entregar o máximo de desempenho e experiência dinâmica nas pistas, os modelos chegam ao Brasil em diversas carrocerias, incluindo uma conversível, e marcam a renovação total de portfólio da MINI no país.
O festival foi palco da primeira aparição para a imprensa dos novos John Cooper Works e John Cooper Works Cabrio. Ambos são equipados com motor BMW B48. de 1.998 cm³ turbocarregado com caracol de dupla voluta chamado pela fabricante de TwinPower Turbo e que entrega 231 cv e 38,7 m·kgf. A versão Hatch acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h, enquanto a Cabrio atinge 100 km/h partindo da imobilidade em 6,4 s e chega a 245 km/h. O câmbio é automático de dupla embreagem (Steptronic) de 7 marchas.

Nova versão JCW Countryman ALL4 Exclusive
Além dos dois modelos apresentados, a marca anunciou a chegada da versão Exclusive do JCW Countryman ALL4. O modelo é equipado com o mesmo motor 2,0 turbocarregado dos modelos John Cooper Works e JCW Cabrio, porém entrega 317 cv e 40,8 m·kgf. O câmbio também é automático de dupla embreagem (Steptronic) de 7 marchas com borboletas no volante para trocas de marcha. Este modelo conta com tração integral (ALL4) e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 s, com velocidade máxima de 250 km/h.
Visualmente, a versão Exclusive se diferencia pelas rodas pretas de 19″ com desenho exclusivo e pela carroceria sem faixas. Por dentro, o modelo se destaca pelo design minimalista. O esquema de cores vermelho e preto no painel, ao longo dos painéis das portas e nos bancos diferenciados JCW com ajustes elétricos são uma homenagem à herança de corrida da marca. No centro do painel, com revestimento em dois tons, a tela circular de 240 mm de diâmetro faz o papel de painel de instrumentos e central multimídia.

Compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e equipada com o novo MINI Operating System 9, todas as funções do veículo podem ser operadas intuitivamente por meio do toque ou do assistente de voz. O sistema de som da marca Harman Kardon conta com 12 alto-falantes e 365 watts de potência.
Bem equipada, a nova versão do Countryman vem de série com alerta de mudança de faixas, detecção de ponto cego, alerta de colisão traseira, sensores de estacionamento, câmera de ré com visão panorâmica, assistente de estacionamento, dentre outras funções.
O modelo também tem compatibilidade com o MINI App. Com ele, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, ligar os faróis ou acionar a ventilação. Além disso, com o aplicativo é possível verificar o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, alcance, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionárias, mensagem de checagem, como fluido de freio, e ainda receber notificações a cada atualização remota de software.

Com um conjunto mecânico esportivo, uma gama extensa de equipamentos de série, o novo Cooper Works Countryman ALL4 Exclusive está disponível no Brasil com 10 opções de cores para a carroceria (branco, preto, vermelho, duas de verde, duas de cinza e três de azul). Em relação a cor do teto, são duas opções: preto ou na cor da carroceria. No interior, o revestimento é sempre preto com detalhes vermelhos.
Novos integrantes em breve
Foi anunciado também a chegada de mais dois modelos, no entanto a fabricante não informou a data de lançamento. Tratam-se dos novos John Cooper Works Aceman E e John Cooper Works E. Esses modelos da divisão JCW são propulsionados por motor elétrico de 258 cv.
Preço
MINI JCW Countryman ALL4 Exclusive — R$ 370.990 (Preço de lançamento)
MF