O novo BMW M2 CS chega para oferecer o máximo em prazer de dirigir — tanto como um esportivo de pista quanto no uso diário. O modelo será produzido na fábrica do BMW Group em San Luis Potosí, no México, e como todos os veículos especiais CS terá produção limitada, porém até o momento a fabricante não informou a quantidade.
O modelo se baseia na segunda geração do M2 e melhora significativamente o já alto desempenho. Por exemplo, o motor seis-cilindros em linha 3-L biturbo entrega impressionantes 530 cv no M2 CS. Isso representa 50 cv a mais do que no M2 atual. Assim, o CS corresponde ao desempenho do M3 Competition e do M4 Competition. Toda essa potência é enviada para as rodas traseiras por meio do câmbio automático epicíclico com conversor de torque de 8 marchas, que conta, de série, com lógica que permite alterar o comportamento do câmbio.

Redução de peso
A BMW M reduziu o peso da edição especial em cerca de 30 kg em comparação com o M2 normal. Isso foi alcançado por meio de modificações, incluindo o uso criterioso de técnicas de design leve. Por exemplo, o CS apresenta uma infinidade de componentes externos e internos feitos de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) e será equipado de série com rodas de liga de alumínio forjadas. Como resultado, o CS será o M2 mais leve da geração atual até o momento, embora a BMW não tenha divulgado o peso.
Motor seis-cilindros em linha atualizado
Para esta versão, a BMW M GmbH optou por uma versão atualizada do motor seis cilindros em linha de 3-L utilizado no M2 convencional. o torque máximo foi aumentado em 5,1 m·kgf, totalizando 66,3 m·kgf e disponível em uma ampla faixa de rotação — entre 2.650 e 5.730 rpm. O motor produz sua potência máxima de 530 cv a 6.250 rpm, com a rotação máxima do motor atingindo 7.200 rpm. Para permitir reações rápidas às solicitações de aceleração do motorista, o mapeamento e a resposta do acelerador foram otimizados em todos os modos de direção, que podem ser selecionados por meio do menu M Setup.

Quebra da barreira dos quatro segundos
Suportes do motor específicos para o modelo, que tem constantes de molas mais altas, proporciona uma conexão particularmente rígida do motor à estrutura do carro e a transmissão direta de potência para o trem de força otimiza a resposta. Graças à entrega de potência extremamente rápida, em combinação com a maior potência do motor e o menor peso o carro, o M2 CS é capaz de quebrar a barreira dos 4 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h, 3,8 s, 0,2 s menos que o M2 normal. O aumento de potência também melhora a aceleração da imobilidade a 200 km/h, que passou de 12,9 para 11,7 s. A velocidade máxima do modelo especial, que vem de série com um pacote que aumenta a velocidade máxima, é limitada eletronicamente a 302 km/h.
Chassi e freios otimizados

A tecnologia do chassi e o sistema de freios são precisamente adaptados às características de desempenho do motor e ao equilíbrio de peso específico da edição limitada. O chassi foi rebaixado em 8 mm e adaptado especialmente para o carro, com ajustes personalizados para suas molas, amortecedores e sistemas de controle do chassi. Essas modificações melhoram significativamente a dinâmica de direção em todos os cenários, inclusive em condições extremamente difíceis. O modelo vem de série com rodas de liga de alumínio forjadas exclusivas do CS com desenho de raios duplos e acabamento ouro/bronze fosco. Elas são de 19″ na dianteira e 20″ na traseira e são equipadas de série com pneus de pista, cujas dimensões são 275/35 ZR19 na dianteira e 285/30 ZR20 na traseira. Um sistema de freio com discos carbocerâmicos e pinças vermelhas é opcional.
Exterior

Por fora o carro é moldado com muitos componentes feitos de CFRP e outros detalhes exclusivos. Assim como as carcaças dos espelhos retrovisores externos, o teto, extrator traseiro específico do CS e a tampa do porta-malas com defletor integrado também são do mesmo material.
Interior
O console central é feito de CFRP, e para otimizar ainda mais o peso o mesmo material é utilizado nos bancos do motorista e passageiro, que contam com uma ampla gama de ajustes elétricos e um logotipo “CS” iluminado. Os apoios de cabeça integrados são removíveis e, dispõem da opção de integrar cintos de segurança de cinco pontos, ideais para uso do carro em pista. . Os elementos de acabamento no quadro de instrumentos e no console central também são de CFRP.

Com segmento do aro achatado, borboletas para troca de marchas, um marcador central vermelho 12-horas e dois botões para selecionar configurações do veículo, o volante de Alcantara traz um autêntico toque de corrida ao habitáculo. Detalhes específicos adicionais incluem o logotipo “CS” vermelho no console central e soleiras das portas pretas com o logotipo “M2 CS” e contorno vermelho pela primeira vez.
O modelo conta com ar-condicionado automático de duas zonas, projetor de dados no para-brisa e sistema de som da marca Harman Kardon. O quadro de instrumentos tem tela de 12,3″ e a multimídia de 14,9″ conta com o sistema operacional 8.5 da marca, além de espelhamento do celular Android Auto e Apple CarPlay.

Segurança
Os sistemas de direção e estacionamento semiautomáticos incluem alerta de colisão frontal, controle de cruzeiro adaptativo, função de informação de limite de velocidade com indicador de ultrapassagem proibida, alerta de saída de faixa, assistente de estacionamento e assistente de marcha à ré.
Preço
O preço do M2 CS na Europa é € 115,000 (R$ 741.000 na conversão direta) e as entregas começam no final do verão do hemisfério norte. Atualmente o M2 Coupe é vendido no Brasil a partir de R$ 672.950 na configuração padrão e R$ 726.950 na versão Track, se for comercializado aqui, o CS deve beirar os R$ 800.000.
MF