A Avatr Technology, inaugurou em 27 de julho a sua nova Fábrica Digital Inteligente. O empreendimento foi desenvolvido em parceria com a Changan Automobile, a Huawei, a China Unicom e outros grandes parceiros do setor. A nova unidade fabril está instalada na cidade de Chongqing, Distrito de Yuzhong, sudoeste da China.

Em seu comunicado, a Avatr descreve seu novo empreendimento como uma “superfábrica” totalmente digitalizada e flexível, alimentada por 5G e inteligência artificial. A Avatr afirma que a fábrica integra mais de 40 tecnologias avançadas, incluindo sistemas de gêmeos digitais, para otimizar seu processo de fabricação.
Segundo a empresa, a fábrica alcançou a digitalização de ponta a ponta. Todas as ferramentas e componentes de produção estão conectados por uma rede 5G unificada, permitindo o rastreamento de dados em tempo real e total transparência, desde o pedido até a entrega do veículo.

A linha de produção é totalmente automatizada, com um veículo saindo a cada 60 segundos. A unidade suporta a produção de modelos mistos e pode atender a 1.280 tipos de pedidos personalizados para diversos grupos motopropulsores, inclusive de marcas diferentes.
A fábrica conta com 369 sistemas de monitoramento e 26 estações de qualidade, aprimorados por sistemas de inspeção de visão baseados em IA implantados em 25 cenários e 73 estações de trabalho.

17 novos modelos até 2030
Durante a coletiva de imprensa, a Avatr confirmou que lançará em 2026 um suve inédito que será o modelo topo de linha, desenvolvido em parceria com a Huawei. O veículo deverá desempenhar um papel central na futura linha de produtos da Avatr. Dois outros modelos serão lançados em seguida, porém a marca não especificou quais serão os tipos de carroceria e tampouco em quais segmentos irão atuar.
Em 2030, a Avatr lançará um total de 17 novos modelos, formando um catálogo completo de produtos que vão abranger de sedãs a suves, passando por carros esportivos e monovolumes, com o objetivo de atingir vendas globais de 800 mil veículos e se posicionar como uma das três principais marcas chinesas de automóveis de luxo.

Até o final de 2025 a Avatr estará presente em 50 países e construirá 160 lojas no exterior. Em outubro de 2026, o primeiro produto será lançado no mercado europeu. Em 2030, as vendas no exterior representarão 50% das vendas globais.
Em 2024, a Avatr vendeu 73 mil veículos, mais que dobrando suas vendas em relação a 2023. Durante o primeiro semestre deste ano a marca relatou crescimento contínuo, com quatro meses consecutivos de mais de 10 mil entregas mensais.

A Avatr também acelerou sua expansão internacional. Em 2024 entrou em 25 países e regiões, incluindo Tailândia e Dubai. Os modelos internacionais custavam entre 500.000 e 700.000 yuans (R$ 390 e 545 mil em conversão direta.
Em julho de 2025, a empresa assinou acordos de distribuição com revendedores na Jordânia e no Egito. O Avatr 11 também foi lançado em Singapura, marcando um progresso contínuo na estratégia global da marca.
AN





