• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas

F-1: VASSEUR VAZOU OU FOI VAZADO?

MORTE DA MÃE E CLIMA PESADO DENTRO DA EQUIPE ACELERAM CRISE NO COMANDO DA FERRARI. ECCLESTONE REAPARECE NA F-1

identicon por Wagner Gonzalez
01/07/2025
em Colunas, Conversa de Pista, Curva 3, Portal AE, WG
(foto Ferrari)

(foto Ferrari)







Fato consumado, crises existem em todas as atividades humanas. Ocorre que em alguns casos elas acontecem em maior profusão e com efeitos pirotécnicos. No último fim de semana a F-1 vivenciou uma dessas situações: Fred Vasseur, responsável da Ferrari para a F-1, retornou inesperadamente à França, horas antes da largada do GP da Áustria, em Spielberg (foto de abertura). A Scuderia anunciou que o motivo para isso era “estritamente pessoal”, algo só confirmado extra-Maranello: a ausência foi em consequência da morte de sua mãe no dia 27 de junho. Fatos diversos, porém, tornam a atmosfera de Maranello ainda mais conturbada e implicam na presença de Vasseur, ainda não confirmada, no GP da Grã-Bretanha, evento programado para o próximo domingo, em Silverstone, na Inglaterra. Mais: os nomes de Jérôme D’Ambrosio e Antonello Coletta já pipocam com possível substituto.

Resultados aquém do esperado ameaçam permanência de Vasseur à frente da Ferrari (Ferrari)

Há motivos para se acreditar que a participação incompleta no GP da Áustria tenha sido o início do fim no que diz respeito à permanência de Vasseur à frente da Ferrari. Primeiro motivo: sua ausência só foi concretizada no intervalo entre a noite sábado e a manhã de domingo, embora sua mãe tenha falecido na sexta-feira. Segundo: até agora não foi feito nenhuma comunicado sobre um possível retorno de Vasseur ao seu posto na prova de Silverstone. Terceiro: a importância da Ferrari e o poderio da Fiat – hoje uma das marcas mais importantes do grupo Stellantis -, sobre os jornais diários da Itália foi notada pela ausência de notícias sobre o assunto. Quarto: muito antes do “retorno à casa por motivos estritamente pessoais” ser anunciado a batata de Vasseur já estava assando. Quinto: o site da revista Autosprint, outrora uma referência suprema no universo da F-1 por suas manchetes clamorosas, foi um dos raros veículos de competição italianos a apostar que a mais vermelha das equipes de F-1 já deu o bilhete azul ao dirigente francês.

Ex-piloto de F-1, D’Ambrosio subsitituiu Vasseur no GP da Áustria (Ferrari)

É perfeitamente compreensível que o silêncio da mídia diária italiana frente ao caso tenha sido uma demonstração de respeito à privacidade de Vasseur. Ocorre, porém, que os motivos da excursão de Vasseur à frigideira que determinou seu futuro na F-1 vão além disso e precedem ao falecimento de sua mãe. São muitos os que apontam para o fato de imputar os problemas da equipe a outros e não ao responsável pela equipe, no caso ele próprio, e a falta de resultados e competitividade frente aos seus adversários. A seu favor consta o apoio de Lewis Hamilton e a desfocar essa imagem o fato de o monegasco Charles Leclerc há tempos ter sido escolhido para ser o novo campeão da Ferrari.

Antonello Coletta, líder na Ferrari no WEC, é nome forte para ocupar o cargo de Vasseur (Ferrari)

Por tudo isso não se pode dizer que o assunto está resolvido e os nomes de Jérôme D’Ambrosio e Antonello Colleta são os favoritos para ocupar a vaga de Vasseur. O belga D’Ambrosio já competiu na F-1 – conseguiu resultados medíocres a bordo dos poucos competitivos carros da Marussia em 2011 e da Lotus em 2012; além disso foi o segundo de Toto Wolff, na Mercedes, até ser contratado pela Ferrari para ser o segundo de Vasseur. De família aristocrata, ele é casado com Eleonore von Habsburg-Lothringen, tataraneta de Charles I, o último ocupante do trono de imperador da Áustria e rei da Hungria (1916-1918).

Colletta é um economista graduado na Universidade Sapienza, de Roma, onde nasceu há 58 anos. Sua experiência no automobilismo inclui passagens como diretor esportivo da Forti Corse, Peugeot Itália e Alfa Romeo antes de assumir o cargo de administrador do departamento de competições-Clientes da Ferrari em 1997. Seu nome foi mencionado para substituir Mattia Binotto (atualmente líder da Audi/Sauber), mas a vaga foi ocupada por Vasseur. Entre suas conquistas mais recentes estão as três vitórias consecutivas da Ferrari nas 24 Horas de Le Mans em 2023/24/25.

Os primeiros pontos de Bortoleto

Bortoleto fez prova excelente. foi eleito o piloto do dia pelo site da F-1 (Sauber)

Para os brasileiros a importante vitória de Lando Norris no GP da Áustria foi menos interessante que oitavo lugar de Gabriel Bortoleto, que pela primeira vez em sua curta carreira na F-1 marcou pontos. Competitivo durante todo o final de semana, Bortoleto chegou a disputar a Q3 – a terceira fase da prova de classificação de um GP onde os 10 mais rápidos disputam as vagas das cinco primeiras filas do grid, onde o brasileiro, coincidentemente, ficou com o oitavo lugar. Sua atuação foi reconhecida pelos fãs da categoria, que o escolheram como o piloto do dia em votação pela internet realizada durante as voltas finais da competição.

O retorno de Bernie

Presença de Ecclestone representando bin Sulayem sugere causa eleitoreira comum a ambos (FIA)

Surpresa maior na cerimônia do pódio em Spielberg foi a presença de Bernie Ecclestone representando o presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), Mohammed bin Sulayem. O gesto de Ecclestone entregar a medalha de vencedor a Lando Norris vai muito além de cumprir uma formalidade protocolar. Num momento em que a imprensa inglesa acusa bin Sulayem de praticar uma gestão autoritária à frente a entidade e com mandato a expirar no final do ano, ninguém melhor do que o ex-manda-chuva da F-1 para auxiliar na campanha de reeleição. Visionários que enxergam nisso a pavimentação da candidatura de Fabia Ecclestone, brasileira casada com o inglês, para se tornar a primeira mulher a comandar a FIA.

O resultado completo do GP da Áustria de F-1 você encontra aqui.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram







Tags: ausênciaÁustriabin SulayemBortoletoCampeonato MundialColettacriseD'AmbrosioEcclestoneF-1FerrariFórmula 1MaranelloNorrisScuderiaVasseur
Próximo

FIAT FASTBACK 2026 | VÍDEO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17