• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Matérias Lançamentos

KOENIGSEGG SADAIR’S SPEAR

LIMITADO A 30 UNIDADES, HIPERCARRO DE 1.648 cv TEM NOME ENRAIZADO NA HERANÇA

identicon por Marco Fritsch
03/07/2025
em Lançamentos, MF, Notícias
Koenigsegg Sadair’s Spear (Fotos: Divulgação Koenigsegg)

Koenigsegg Sadair’s Spear (Fotos: Divulgação Koenigsegg)





A Koenigsegg revelou seu mais novo megacarro: o Sadair’s Spear. Inspirado no cavalo de corrida favorito de Jesko von Koenigsegg, pai do fundador Christian von Koenigsegg, o modelo presta homenagem à herança familiar com uma máquina criada para o domínio absoluto das pistas — sem abrir mão da homologação para uso nas ruas. Com produção limitada a apenas 30 unidades, todas já vendidas, o Sadair’s Spear combina aerodinâmica refinada, motor V-8 biturbo de até 1.648 cv e uma nova evolução no compromisso da marca com performance e exclusividade.

A origem do nome

A inspiração por trás do nome “Sadair’s Spear” é profundamente pessoal. Christian von Koenigsegg já havia homenageado seu pai, Jesko, em seu 80º aniversário, nomeando o Koenigsegg Jesko em sua homenagem — um tributo sincero por seu apoio inestimável durante os anos de formação da empresa.

Jesko von Koenigsegg era um apaixonado jóquei amador com laços duradouros com a comunidade equestre da Suécia. Seu cavalo de corrida favorito, aquele que ele montou em sua última corrida em 1976, chamava-se Sadair’s Spear.

Apropriadamente, o carro que leva este nome histórico é projetado de forma intransigente para o máximo desempenho nas pistas.

Destaques

  • Um novo aerofólio ativo de lâmina dupla, otimizada para maior força descendente.
  • Design traseiro alongado para aumentar a eficiência e estabilidade aerodinâmica.
  • Canards dianteiros expandidos, venezianas e saídas de ar do capô redesenhadas, incluindo um novo gurney flap, proporcionando resfriamento superior para desempenho sustentado em alta performance.
  • Entradas de ar redesenhadas para melhor respiração do motor, adicionando 20 cv com combustível padrão e 25 cv usando E85.
  • Capacidade de resfriamento de óleo aprimorada, essencial para condução em pista em condições de alta temperatura.
  • Rodas exclusivas de compósito de fibra de carbono (CFRP) Aircore de 7 raios na forma da turbina do próprio Sadair’s Spear, com desenhos direcionais.
  • Pneus mais largos e orientados para pista, para máxima aderência.
  • Configuração de suspensão sob medida com molas e amortecedores projetados com foco em uso em circuito.
  • Freios de carbono-cerâmica multicamadas.
  • Interior e bancos de corrida exclusivos do modelo com cintos de 4 pontos padrão, e 6 pontos opcionais.

Aerodinâmica

O desempenho aerodinâmico incomparável é fundamental para o Sadair’s Spear. A fabricante otimizou meticulosamente o fluxo de ar, garantindo grande força descendente e resfriamento sem precedentes. O aerofólio ativo de lâmina dupla foi cuidadosamente projetado para ajudar a dar tração máxima nas curvas em velocidades de pista, trabalhando em harmonia com as quilhas inferiores.

Equilibrando esta força descendente traseira, o pacote aerodinâmico dianteiro, incluindo canards maiores e saídas de ar no capô, aumentam ainda mais a eficiência de resfriamento e o downforce.

Já as entradas de ar traseiras aumentam ainda mais o desempenho do motor em altas velocidades, enquanto uma saída de ar do capô dianteiro com gurney flap integrado garante um fluxo de ar de resfriamento ideal, proporcionando força descendente adicional em áreas críticas.

Trem de força

Alimentando o Sadair’s Spear está o formidável motor V-8 biturbo da Koenigsegg, oferecendo capacidade de resposta surpreendente através da revolucionária Light Speed Transmission (LST) sem volante — câmbio com múltiplas embreagens, permitindo que a troca ocorra em frações de segundo, quase instantaneamente e com capacidade de pular de qualquer marcha para outra, sem a necessidade de passar pelas intermediárias — capaz de atingir incríveis 46.000 rpm/s.

O fluxo de ar e o resfriamento aprimorados, juntamente com uma atualização de calibração do motor, aumentam a potência para 1.318 cv com combustível comum sem chumbo e até 1.648 cv usando combustível E85.

Celebrando uma década desde o inovador Koenigsegg One:1, o Sadair’s Spear eleva ainda mais o limite de potência-peso, diminuindo cerca de 35 kg de peso para alcançar uma relação extraordinária, superando até mesmo o icônico benchmark de 1:1.

A Koenigsegg continua seu legado incomparável como o único fabricante mundial de veículos homologados para as ruas que excedem uma relação peso-potência de 1:1.

Interior

No interior, o posto do motorista conta com um console central minimalista e bancos de compósito de fibra de carbono (CFRP) redesenhados. Cintos de três pontos padrão e multimídia permanecem, enquanto os materiais de revestimento podem ser personalizados.

O Sadair’s Spear também apresenta um quadro de instrumentos digital redesenhado com foco no uso em pista, fornecendo ao piloto as informações mais importantes de forma clara e concisa.

Fiel à sua filosofia orientada para as pistas, as mudanças de marcha por meio da Light Speed Transmission são executadas exclusivamente por meio de borboletas situadas atrás do volante.

A redução de peso continua por todo o interior, economizando 2,6 kg através da redução do isolamento acústico, outros 1,3 kg com novas técnicas de CFRP e outras contribuições de componentes internos e mecânicos mais leves, eliminando coletivamente 35 kg.

Os itens de comodidade e recursos avançados da fabricante permanecem: tela no volante, interface de comando, conectividade USB, sistema de recarregamento sem fio da bateria do telefone, assistente de estacionamento com visão panorâmica e o inovador sistema Autoskin — abertura e fechamento remoto de todas portas, capô e porta-malas, que também conta com um modo de exibição que abre todas as partes ao mesmo tempo.

Desempenho

A criação final é visualmente cativante e mecanicamente inovadora, habilmente equilibrada para dominar tanto nas estradas quanto nos circuitos.

Durante os testes iniciais no Gotland Ring, em Lärbro, Suécia, o Sadair’s Spear imediatamente quebrou o recorde anterior da volta, estabelecido pelo Jesko Attack por impressionantes 1,1 segundos, demonstrando seu imenso potencial inexplorado, mas infelizmente informações sobre os números de aceleração ou velocidade máxima (o Jesko tem uma velocidade máxima teórica acima de 482 km/h) não foram informados.

Christian von Koenigsegg diz que o Sadair’s Spear representa uma progressão natural para a fabricante, um equilíbrio impecável de potência bruta, aerodinâmica refinada e extraordinária presença na estrada. Um carro destinado a estabelecer recordes, e alcançar tal domínio na pista em um veículo totalmente legalizado para as ruas é nada menos que notável.

O Sadair’s Spear, com produção estritamente limitada a 30 unidades, todas vendidas instantaneamente após sua apresentação privada, é uma adição icônica ao histórico legado da Koenigsegg. Seu preço não foi divulgado oficialmente, mas cogita-se algo em torno de £ 3,8 milhões (cerca de R$ 28,5 milhões).

MF

 







Tags: Koenigseggsupercarro
Próximo
Foto: istoedinheiro.com.br

BYD MOSTRA FÁBRICA EM CAMAÇARI AINDA SEM COMEÇAR PRODUÇÃO EFETIVA

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17