
O Super Mustang Mach-E, protótipo elétrico desenvolvido pela Ford Performance, divisão de veículos de alto desempenho e competição da marca, venceu a Pikes Peak International Hill Climb 2025, tradicional subida da montanha em Colorado Springs, nos EUA, na categoria Open, realizada no dia 22 de junho. O veículo foi pilotado pelo francês Romain Dumas, que garantiu seu terceiro título consecutivo com a Ford Performance, com o tempo de 03:42,252 na prova limitada devido ao mau tempo.
Realizada desde 1916, Pikes Peak é uma das provas mais antigas do mundo. Está na 103ª edição e é conhecida pela dificuldade, começando em uma altitude já elevada de 2.862 m e terminando a 4.300 m, que lhe rendeu o apelido de “Corrida para as Nuvens”.
Até 2011, a pista era em grande parte de terra ou cascalho, e não é raro os carros saírem da pista ou rolarem montanha abaixo. Ela também é frequentemente interrompida por chuva, neve, neblina e outras condições climáticas adversas. Devido à falta de oxigênio na altitude elevada, os veículos a gasolina precisam de motores superdimensionados para ter um bom desempenho, característica que não afeta os veículos elétricos.
A última edição do evento foi impactada por fortes ventos no cume, chegando a 161 km/h. Devido a isso, os organizadores precisaram reduzir o percurso, limitando-o a cerca de um terço do caminho até o topo da montanha. Essa mudança impediu Romain Dumas de tentar quebrar seu próprio recorde, estabelecido em 2018.
Em um resultado surpreendente, o italiano Simone Faggioli superou Romain Dumas na geral, o mesmo competidor que ele enfrentou no ano em que Dumas estabeleceu o recorde. Faggioli não só obteve o melhor tempo geral, como também conquistou o título de Rei da Montanha, alcançando uma média de 146 km/h. Dumas, pilotando o Super Mustang Mach-E, teve um desempenho notável, vencendo a categoria Open com uma média de 143 km/h.
Na competição, Faggioli garantiu a vitória na categoria Unlimited, enquanto o italiano Diego Degasperi conquistou o terceiro lugar geral e o segundo na Unlimited. Dan Novembre, de Colorado Springs, triunfou na categoria Open Wheel, alcançando o quarto lugar na classificação geral. Outros destaques incluem Robb Holland, vencedor na Time Attack 1, e Steve Wetterau, que levou o GT4 Trophy
Veja o vídeo com o tempo de 3:37.196 feito por Simone Faggioli, que garantiu sua vitória na geral e a conquista do título de Rei da Montanha.
O resultado completo da 103ª edição do Pikes Peak International Hill Climb 2025 você encontra aqui.
MF