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Home Avaliações

PORSCHE 718 BOXSTER, LIBERDADE COM DNA DE CORRIDA

DESEMPENHO, ELEGÂNCIA E PRECISÃO EM UM CONVERSÍVEL FEITO PARA QUEM VALORIZA EXPERIÊNCIA AO VOLANTE-

identicon por Gerson Borini
04/07/2025
em Avaliações, Front Page, GB, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor





–O céu azul se abriu assim que girei a chave à esquerda do volante – um ritual clássico da Porsche – e o motor 4-cilindros 2,0 turbo do Boxster despertou com um ronco contido, mas promissor. Em segundos, a capota de tecido se recolheu atrás dos bancos dianteiros e a estrada se tornou uma promessa de liberdade. Durante uma semana, o 718 Boxster me acompanhou por avenidas movimentadas, estradas sinuosas e caminhos vazios. E o que ficou claro desde os primeiros quilômetros é que, mesmo sendo o modelo de entrada da marca de Stuttgart, ele carrega toda a essência de um verdadeiro Porsche.

Porsche 718 Boxster em vista de 3/4 dianteira
Um veículo de dimensões compactas

Design com propósito

Há algo de mágico na silhueta de um roadster bem desenhado. O 718 Boxster equilibra proporções perfeitas: frente baixa, traseira imponente, entradas de ar funcionais e um perfil que já parece estar em movimento mesmo parado. Os faróis integrados e a traseira larga evocam esportividade sem exageros. Nada aqui é gratuito, cada linha tem função aerodinâmica, cada elemento contribui para o desempenho.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

A posição de dirigir é baixa e envolvente, com bancos de 14 vias de ajustes elétricos e memória, e que acomodam bem o corpo. O painel é limpo, com instrumentos analógicos que agradam os puristas. O volante tem empunhadura perfeita, e os comandos são acessíveis, sem distrações desnecessárias. Tudo aqui é voltado para o ato de dirigir.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Motor turbo, emoção real

Alguns puristas torcem o nariz para o motor quatro-cilindros 2,0 turbo, especialmente quando comparado ao boxer 6-cilindros de aspiração atmosférica dos GTS. Mas na prática, esse motor entrega mais do que o necessário para emocionar. São 300 cv a 6.500 rpm e 38,7 m·kgf de torque entre 1.950 e 4.500 rpm, suficientes para levar o Boxster de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos com o câmbio PDK de sete marchas, como era o caso do carro avaliado.

Visão do console central
Console central abriga os principais controles de condução e pela alavanca de câmbio é possível a troca de marchas em manual, assim como pelas borboletas atrás do volante

Na condução urbana, o alto torque em baixas rotações proporciona respostas rápidas e suaves. O turbolag é discreto, perceptível apenas em acelerações muito suaves, mas desaparece completamente quando se adota um ritmo mais entusiasta. O câmbio automático robotizado por dupla embreagem brilha com trocas rápidas e praticamente imperceptíveis, especialmente nos modos Sport e Sport Plus, onde o carro revela seu caráter mais esportivo.

Vista da traseira em ângulo 3/4 com capota fechada
Sistema de tração traseira com boa distribuição de peso que não assusta ninguém

Comportamento dinâmico exemplar

O que realmente diferencia o 718 de outros esportivos é sua dinâmica. A posição central-traseira do motor, combinada com a distribuição de peso quase perfeita e um chassi extremamente rígido, proporciona um comportamento neutro, preciso e instintivo. Em curvas rápidas, o Boxster gruda no asfalto com impressionante estabilidade. A direção com assistência elétrica é firme, rápida e comunicativa, um dos pontos altos da experiência dada sua boa definição de centro.

cockpit do Porsche 718
Quadro de instrumentos com conta-giros ao centro

A suspensão equilibra bem firmeza e conforto com suas duas curvas de amortecimento selecionáveis através de interruptor no console central, ou ao selecionar modo de condução Sport e Sport Plus. Em vias urbanas esburacadas, o rodar é mais seco, como esperado, mas nunca desconfortável. Já em estradas lisas e curvas, o carro mostra toda sua vocação para a tocada esportiva. A traseira se mantém previsível mesmo em trocas rápidas de apoio, e os freios respondem com precisão alemã.

Carro parado em frente ao portão da fazenda
Mesmo em piso de paralelepípedo o comportamento da suspensão é adequado

Capota aberta: outro mundo

A experiência de dirigir com a capota baixada transforma completamente o carro. A conexão com o ambiente se intensifica: o som do motor ganha presença, o vento toca o rosto e cada cheiro da estrada se torna parte do momento. Não é só dirigir, é estar presente no trajeto.

Carro com capota aberta
Os elementos aerodinâmicos não causam ruído adicional

Mesmo em velocidades de cruzeiro, o isolamento acústico é razoável, e a estrutura do carro não apresenta flexões perceptíveis, e muito menos ruído de vento pelas frestas entre capota e carroceria. A Porsche acertou ao construir o Boxster como conversível desde o início, o que garante rigidez torcional invejável.

Vista superior da posição de dirigir
Os elementos de fechamento da cabine deixam o carro silencioso e sem incômodo de vento

Interior funcional e bem-acabado

O interior segue a linha funcional da Porsche. Nada de firulas ou telas imensas: há o suficiente para entreter e informar, sem desviar a atenção da pista. A central multimídia de 7 polegadas com Apple CarPlay e navegador é simples, mas eficaz. Os materiais são de qualidade superior: couro, alumínio escovado e plásticos agradáveis ao toque dominam a cabine.

Vista dos bancos com aquecimento e resfriamento
Bom conforto nos bancos dianteiros que contam com resfriamento e aquecimento

Apesar das dimensões compactas, o 718 surpreende com dois porta-malas — um dianteiro de150 litros e outro traseiro com 122 litros — que permitem pequenas viagens com tranquilidade. Há também porta-objetos bem distribuídos na cabine, o que o torna mais prático do que aparenta.

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Consumo e usabilidade

Durante a semana de testes, rodando em uso misto (cidade, estrada e trecho esportivo), a média de consumo ficou entre 9 e 10?km/l, números bastante razoáveis para um carro com desempenho acima de 250 km/h. Em modo de condução mais relaxada, é possível até superar os 12 km/l, embora esse definitivamente não seja o foco de quem compra um Porsche.

Rodas de liga leve
Pneus 235/35ZR20 na dianteira e 265/35ZR20 na traseira são uma das opções para o modelo

No dia a dia, o Boxster se mostrou perfeitamente utilizável: visibilidade boa com a capota aberta ou fechada, comandos leves e dimensões que facilitam manobras urbanas. Em garagens apertadas, os sensores e a câmera de ré ajudam bastante.

Vista lateral
O único inconveniente é o ângulo de entrada que interfere em várias condições de lombada e valetas

Conclusão: um Porsche acessível, mas autêntico

O Porsche 718 Boxster 2,0 pode ser a porta de entrada para o universo da marca com preço a partir de R$ 555 mil e uma lista de equipamentos e opções que pode acrescentar facilmente mais R$ 100 mil. Mas não é um carro que entrega menos do que se espera. A dirigibilidade precisa, o equilíbrio dinâmico, o prazer de guiar a céu aberto e a solidez construtiva tornam este carro um verdadeiro Porsche, com tudo o que isso representa em termos de legado, esportividade e emoção.

Foto AE com portas e capôs abertos
Tradicional foto AE

Sim, o som não é o mesmo do flat-six. Mas o 2,0 turbo tem sua própria carronalidade e oferece desempenho mais do que suficiente para encantar qualquer entusiasta. E com a vantagem de ser mais eficiente, leve e menos custoso que os irmãos mais potentes.

Mais do que um carro, o Boxster é uma experiência. E depois de uma semana ao volante, fica claro que há algo profundamente especial num conversível com o coração e a alma de um verdadeiro esportivo. Ele não precisa gritar para ser notado — basta acelerar.

GB

FICHA TÉCNICA PORSCHE 718 BOXSTER 2024
MOTOR
Descrição 4 cil. boxer arrefecido a líquido, central-traseiro longitudinal ,carcaça, cilindros e cabeçotes de alumínio, arquitetura de duplo comando de válvulas, corrente, 4 válvulas por cilindro atuadas diretamente por tucho-copo hidráulico, variador de fase na admissão e escapamento, dois levantamentos das válvulas de admissão e escapamento, coletor de admissão variável, turbocarregador com interresfriador, lubrificação por cárter seco, injeção direta, gasolina 98 RON (premium)
Diâmetro x curso (mm) 91 x 76,4
Cilindrada (cm³) 1.988
Taxa de compressão (:1) 9,5
Potência máxima (cv/rpm) 300 / 6.500
Torque máximo (m·kgf/rpm) 38,7 / 1.750-4,500
/densidade de potência (cv/L) 130,9
Densidade de torque (m·kgf/L) 19,4
TRANSMISSÃO
Câmbio Câmbio robotizado de duas embreagens em banho de óleo, volante de duas massas. 7 marchas à frente e uma à ré, tração traseira, vetoração por torque, bloqueio mecânico do diferencial
Relações das marchas (:1) 1ª 3,91; 2ª 2,29; 3ª 1,65; 4ª 1,30; 5ª 1,08;6ª 0,88;7ª 0,62; ré 3,55;
Relações de diferencial (:1) 3,62
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Independente  McPherson, braço transversal, braço longitudinal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) 11
Relação de direção média (:1) 15,1 (centro) a 12,4
N° de voltas entre batentes 2,5
FREIOS
De serviço Duplo circuito em paralelo, servo-freio eletromecânico, assistente frenagem de emergência, freio de estacionamento eletromecânico
Dianteiros (Ø mm) Disco de ferro fundido ventilado e perfurado / 330, pinça monobloco fixa de alumínio de 4 pistões
Traseiros (Ø mm) Disco de ferro fundido ventilado e perfurado / 299, pinça monobloco fixa de alumínio de 4 pistões
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de  frenagem e assistência à frenagem de emegência
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio,8,5J x 20 (D), 9,5J x 20 (T)
Pneus 235/35ZR20 (D) e 265/35ZR20 (T)
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.365
Carga máxima 320
Bruto 1.685
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço com para-lamas, portas e tampas de alumínio, subchassi dianteiro e traseiro, conversível, 2 portas, 2 lugares
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) n.d.
Área frontal (calculada AE, m²) n.d.
Área frontal corrigida (m²) n.d.
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.379
Largura sem/com espelhos 1.801 / 1.994
Altura 1.281
Distância entre eixos 2.475
Bitola dianteira/traseira 1.515 / 1.532
Distância mínima do solo n.d.
CAPACIDADES (L)
Porta-malas (VDA) Dianteiro, 150, traseiro 122, total 272
Tanque de combustível 54
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 4,9
Aceleração 0-160 km/h (s) 11,1
Aceleração 0-200 km/h (s) 18,1
Velocidade máxima (km/h) 275
CONSUMO INMETRO PBEV
Cidade (km/l) n.d.
Estrada (km/l) n.d.
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 7ª (km/h) 56,6
Rotação em 7ª a 120 km/h (rpm) 2.120
Rotação à vel. máxima  (rpm) 6.900
CONTEÚDO PORSCHE 718 BOXSTER 2024
Ar-condicionado automático de 2 zonas com filtro de carvão ativo integrado
Assistente de estacionamento traseiro e dianteiro
Bancos esportivos Plus com ajuste elétrico em 14 direções
Barras de proteção para o caso de capotagem
Bolsas infláveis frontais, de tórax e cabeça para motorista e passageiro
Bolsas porta-objetos nas portas
Capota de tecido motorizada operacional até 50 km/h
Controle de velocidade de cruzeiro convencional
Desembaçador traseiro
Dois porta-copos
Emblema-logotipo na traseira em cor cinza ágata
Espelhos externos de ajuste elétrico e rebatíveis com aquecimento
Faixas decorativas laterais em cor cinza ágata
Farois Bi-Xenon com luzes de condução diurna integradas
Faróis bixenônio com luzes de rodagem diurna de LED
Interface para Apple CarPlay
Lanternas traseiras de LED, com luzes de freio em quatro pontos e luz de ré
Luzes direcionais de LED
Mostradores digitais para velocidade, marcha em uso, hodômetro e temperatura externa
Pacote de luzes
Quadro de instrumentos com conta-giros central e mostrador em cores de 4,5?
Rodas de liga leve de 20″
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus






Tags: carro conversívelcarro esportivoPorsche 718 Boxster
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Dodge Charger SRT (Fotos: Divulgação Stellantis)

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