–O céu azul se abriu assim que girei a chave à esquerda do volante – um ritual clássico da Porsche – e o motor 4-cilindros 2,0 turbo do Boxster despertou com um ronco contido, mas promissor. Em segundos, a capota de tecido se recolheu atrás dos bancos dianteiros e a estrada se tornou uma promessa de liberdade. Durante uma semana, o 718 Boxster me acompanhou por avenidas movimentadas, estradas sinuosas e caminhos vazios. E o que ficou claro desde os primeiros quilômetros é que, mesmo sendo o modelo de entrada da marca de Stuttgart, ele carrega toda a essência de um verdadeiro Porsche.

Design com propósito
Há algo de mágico na silhueta de um roadster bem desenhado. O 718 Boxster equilibra proporções perfeitas: frente baixa, traseira imponente, entradas de ar funcionais e um perfil que já parece estar em movimento mesmo parado. Os faróis integrados e a traseira larga evocam esportividade sem exageros. Nada aqui é gratuito, cada linha tem função aerodinâmica, cada elemento contribui para o desempenho.
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A posição de dirigir é baixa e envolvente, com bancos de 14 vias de ajustes elétricos e memória, e que acomodam bem o corpo. O painel é limpo, com instrumentos analógicos que agradam os puristas. O volante tem empunhadura perfeita, e os comandos são acessíveis, sem distrações desnecessárias. Tudo aqui é voltado para o ato de dirigir.
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Motor turbo, emoção real
Alguns puristas torcem o nariz para o motor quatro-cilindros 2,0 turbo, especialmente quando comparado ao boxer 6-cilindros de aspiração atmosférica dos GTS. Mas na prática, esse motor entrega mais do que o necessário para emocionar. São 300 cv a 6.500 rpm e 38,7 m·kgf de torque entre 1.950 e 4.500 rpm, suficientes para levar o Boxster de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos com o câmbio PDK de sete marchas, como era o caso do carro avaliado.

Na condução urbana, o alto torque em baixas rotações proporciona respostas rápidas e suaves. O turbolag é discreto, perceptível apenas em acelerações muito suaves, mas desaparece completamente quando se adota um ritmo mais entusiasta. O câmbio automático robotizado por dupla embreagem brilha com trocas rápidas e praticamente imperceptíveis, especialmente nos modos Sport e Sport Plus, onde o carro revela seu caráter mais esportivo.

Comportamento dinâmico exemplar
O que realmente diferencia o 718 de outros esportivos é sua dinâmica. A posição central-traseira do motor, combinada com a distribuição de peso quase perfeita e um chassi extremamente rígido, proporciona um comportamento neutro, preciso e instintivo. Em curvas rápidas, o Boxster gruda no asfalto com impressionante estabilidade. A direção com assistência elétrica é firme, rápida e comunicativa, um dos pontos altos da experiência dada sua boa definição de centro.

A suspensão equilibra bem firmeza e conforto com suas duas curvas de amortecimento selecionáveis através de interruptor no console central, ou ao selecionar modo de condução Sport e Sport Plus. Em vias urbanas esburacadas, o rodar é mais seco, como esperado, mas nunca desconfortável. Já em estradas lisas e curvas, o carro mostra toda sua vocação para a tocada esportiva. A traseira se mantém previsível mesmo em trocas rápidas de apoio, e os freios respondem com precisão alemã.

Capota aberta: outro mundo
A experiência de dirigir com a capota baixada transforma completamente o carro. A conexão com o ambiente se intensifica: o som do motor ganha presença, o vento toca o rosto e cada cheiro da estrada se torna parte do momento. Não é só dirigir, é estar presente no trajeto.

Mesmo em velocidades de cruzeiro, o isolamento acústico é razoável, e a estrutura do carro não apresenta flexões perceptíveis, e muito menos ruído de vento pelas frestas entre capota e carroceria. A Porsche acertou ao construir o Boxster como conversível desde o início, o que garante rigidez torcional invejável.

Interior funcional e bem-acabado
O interior segue a linha funcional da Porsche. Nada de firulas ou telas imensas: há o suficiente para entreter e informar, sem desviar a atenção da pista. A central multimídia de 7 polegadas com Apple CarPlay e navegador é simples, mas eficaz. Os materiais são de qualidade superior: couro, alumínio escovado e plásticos agradáveis ao toque dominam a cabine.

Apesar das dimensões compactas, o 718 surpreende com dois porta-malas — um dianteiro de150 litros e outro traseiro com 122 litros — que permitem pequenas viagens com tranquilidade. Há também porta-objetos bem distribuídos na cabine, o que o torna mais prático do que aparenta.
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Consumo e usabilidade
Durante a semana de testes, rodando em uso misto (cidade, estrada e trecho esportivo), a média de consumo ficou entre 9 e 10?km/l, números bastante razoáveis para um carro com desempenho acima de 250 km/h. Em modo de condução mais relaxada, é possível até superar os 12 km/l, embora esse definitivamente não seja o foco de quem compra um Porsche.

No dia a dia, o Boxster se mostrou perfeitamente utilizável: visibilidade boa com a capota aberta ou fechada, comandos leves e dimensões que facilitam manobras urbanas. Em garagens apertadas, os sensores e a câmera de ré ajudam bastante.

Conclusão: um Porsche acessível, mas autêntico
O Porsche 718 Boxster 2,0 pode ser a porta de entrada para o universo da marca com preço a partir de R$ 555 mil e uma lista de equipamentos e opções que pode acrescentar facilmente mais R$ 100 mil. Mas não é um carro que entrega menos do que se espera. A dirigibilidade precisa, o equilíbrio dinâmico, o prazer de guiar a céu aberto e a solidez construtiva tornam este carro um verdadeiro Porsche, com tudo o que isso representa em termos de legado, esportividade e emoção.

Sim, o som não é o mesmo do flat-six. Mas o 2,0 turbo tem sua própria carronalidade e oferece desempenho mais do que suficiente para encantar qualquer entusiasta. E com a vantagem de ser mais eficiente, leve e menos custoso que os irmãos mais potentes.
Mais do que um carro, o Boxster é uma experiência. E depois de uma semana ao volante, fica claro que há algo profundamente especial num conversível com o coração e a alma de um verdadeiro esportivo. Ele não precisa gritar para ser notado — basta acelerar.
GB
FICHA TÉCNICA PORSCHE 718 BOXSTER 2024 | ||
MOTOR | ||
Descrição | 4 cil. boxer arrefecido a líquido, central-traseiro longitudinal ,carcaça, cilindros e cabeçotes de alumínio, arquitetura de duplo comando de válvulas, corrente, 4 válvulas por cilindro atuadas diretamente por tucho-copo hidráulico, variador de fase na admissão e escapamento, dois levantamentos das válvulas de admissão e escapamento, coletor de admissão variável, turbocarregador com interresfriador, lubrificação por cárter seco, injeção direta, gasolina 98 RON (premium) | |
Diâmetro x curso (mm) | 91 x 76,4 | |
Cilindrada (cm³) | 1.988 | |
Taxa de compressão (:1) | 9,5 | |
Potência máxima (cv/rpm) | 300 / 6.500 | |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 38,7 / 1.750-4,500 | |
/densidade de potência (cv/L) | 130,9 | |
Densidade de torque (m·kgf/L) | 19,4 | |
TRANSMISSÃO | ||
Câmbio | Câmbio robotizado de duas embreagens em banho de óleo, volante de duas massas. 7 marchas à frente e uma à ré, tração traseira, vetoração por torque, bloqueio mecânico do diferencial | |
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,91; 2ª 2,29; 3ª 1,65; 4ª 1,30; 5ª 1,08;6ª 0,88;7ª 0,62; ré 3,55; | |
Relações de diferencial (:1) | 3,62 | |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |
Traseira | Independente McPherson, braço transversal, braço longitudinal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade | |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11 | |
Relação de direção média (:1) | 15,1 (centro) a 12,4 | |
N° de voltas entre batentes | 2,5 | |
FREIOS | ||
De serviço | Duplo circuito em paralelo, servo-freio eletromecânico, assistente frenagem de emergência, freio de estacionamento eletromecânico | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco de ferro fundido ventilado e perfurado / 330, pinça monobloco fixa de alumínio de 4 pistões | |
Traseiros (Ø mm) | Disco de ferro fundido ventilado e perfurado / 299, pinça monobloco fixa de alumínio de 4 pistões | |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem de emegência | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Alumínio,8,5J x 20 (D), 9,5J x 20 (T) | |
Pneus | 235/35ZR20 (D) e 265/35ZR20 (T) | |
PESOS (kg) | ||
Em ordem de marcha | 1.365 | |
Carga máxima | 320 | |
Bruto | 1.685 | |
CONSTRUÇÃO | ||
Tipo | Monobloco em aço com para-lamas, portas e tampas de alumínio, subchassi dianteiro e traseiro, conversível, 2 portas, 2 lugares | |
AERODINÂMICA | ||
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. | |
Área frontal (calculada AE, m²) | n.d. | |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. | |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | ||
Comprimento | 4.379 | |
Largura sem/com espelhos | 1.801 / 1.994 | |
Altura | 1.281 | |
Distância entre eixos | 2.475 | |
Bitola dianteira/traseira | 1.515 / 1.532 | |
Distância mínima do solo | n.d. | |
CAPACIDADES (L) | ||
Porta-malas (VDA) | Dianteiro, 150, traseiro 122, total 272 | |
Tanque de combustível | 54 | |
DESEMPENHO | ||
Aceleração 0-100 km/h (s) | 4,9 | |
Aceleração 0-160 km/h (s) | 11,1 | |
Aceleração 0-200 km/h (s) | 18,1 | |
Velocidade máxima (km/h) | 275 | |
CONSUMO INMETRO PBEV | ||
Cidade (km/l) | n.d. | |
Estrada (km/l) | n.d. | |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||
v/1000 em 7ª (km/h) | 56,6 | |
Rotação em 7ª a 120 km/h (rpm) | 2.120 | |
Rotação à vel. máxima (rpm) | 6.900 |
CONTEÚDO PORSCHE 718 BOXSTER 2024 |
Ar-condicionado automático de 2 zonas com filtro de carvão ativo integrado |
Assistente de estacionamento traseiro e dianteiro |
Bancos esportivos Plus com ajuste elétrico em 14 direções |
Barras de proteção para o caso de capotagem |
Bolsas infláveis frontais, de tórax e cabeça para motorista e passageiro |
Bolsas porta-objetos nas portas |
Capota de tecido motorizada operacional até 50 km/h |
Controle de velocidade de cruzeiro convencional |
Desembaçador traseiro |
Dois porta-copos |
Emblema-logotipo na traseira em cor cinza ágata |
Espelhos externos de ajuste elétrico e rebatíveis com aquecimento |
Faixas decorativas laterais em cor cinza ágata |
Farois Bi-Xenon com luzes de condução diurna integradas |
Faróis bixenônio com luzes de rodagem diurna de LED |
Interface para Apple CarPlay |
Lanternas traseiras de LED, com luzes de freio em quatro pontos e luz de ré |
Luzes direcionais de LED |
Mostradores digitais para velocidade, marcha em uso, hodômetro e temperatura externa |
Pacote de luzes |
Quadro de instrumentos com conta-giros central e mostrador em cores de 4,5? |
Rodas de liga leve de 20″ |
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus |