A Cadillac apresentou, em Carmel (Califórnia), o Elevated Velocity, um conceito que busca antecipar o futuro da série V, modelos de alto desempenho da marca no contexto de um crossover elétrico de ultraluxo. O modelo adota configuração 2+2, proporções elegantes e um conjunto técnico voltado tanto para uso rodoviário em alta velocidade quanto para incursões fora de estrada, incluindo terrenos desérticos.
Segundo a Cadillac, o nome une dois conceitos: “Elevated”, pela elevação do estado físico e mental de quem viaja a bordo; e “Velocity”, pela vocação para velocidades elevadas e desempenho extremo, inclusive fora de estrada.
O segmento de utilitários elétricos de alto desempenho e luxo segue em expansão. Após o lançamento dos LYRIQ-V e OPTIQ-V, a Cadillac explora com o Elevated Velocity como poderá evoluir sua fórmula de desempenho, tecnologia e artesanato de luxo sob medida. A proposta combina modos de condução específicos para cada terreno, tecnologias embarcadas de última geração e uma cabine projetada para oferecer experiências imersivas aos ocupantes. Curioso que agoa o luxo só fala disso: “experiência imersiva”.
E justamente para proporcionar essa experiência, o conceito apresenta três modos principais de interação com os ocupantes:
-
Welcome Mode: ao se aproximar, portas tipo asa de gaivota se abrem, iluminação suave toma o interior e animações remetem a dunas de areia em movimento.
-
Elevate Mode: modo autônomo no qual volante e pedais se recolhem, luzes internas mudam para tons vermelhos e elementos como ventilação, temperatura e iluminação sincronizada são usados para recuperação física e mental dos ocupantes, incluindo terapia de luz infravermelha.
-
Velocity Mode: iluminação interna em tons frios, foco total no condutor, com informações críticas projetadas no painel e no em realidade aumentada.
Além disso há modos específicos para diferentes condições:
-
e-Velocity Mode: evolução do V-Mode atual, voltado para condução intensa no asfalto.
-
Terra Mode: ativa a suspensão pneumática e prepara o conjunto para off-road severo.
-
Sand Vision: tecnologia similar ao Night Vision, mas adaptada para visibilidade em tempestades de areia.
-
Elements Defy: sistema de vibração que impede acúmulo de poeira e detritos na carroceria.
Carro perfeito para o Ethan Hunt de “Missão Impossível”!
A silhueta segue o padrão elegante estabelecido pelos recentes CELESTIQ e LYRIQ, com capô longo e proporções esculpidas, agora numa carroceria elevada sobre rodas de 24 polegadas (para off-road). A pintura Vapor Blue, com nuances acinzentadas inspiradas em gelo glacial, contrasta com a cabine vermelha. Vidros com tonalidade azul e rodas que combinam fibra de linho e acrílico preto cristal reforçam o caráter experimental do projeto.
A iluminação externa reinterpreta a assinatura da Cadillac, com elementos dianteiros translúcidos e lanternas traseiras verticais com efeito de túnel de luz.
A cabine é revestida em três tons de vermelho, Morello Red (couro Nappa liso), Cerise (tecido que contorna todo o habitáculo) e Garnet (bouclé nos apoios e painéis), combinados a detalhes em metal escovado e acrílico preto cristal com padrões tridimensionais inspirados no polo no deserto.
O conceito traz recursos para manter o conforto e a funcionalidade em qualquer condição: filtragem de ar com remoção de partículas de poeira, climatização capaz de compensar variações bruscas de temperatura e altitude, aromatização, terapia de luz vermelha e compartimento trancado para objetos de valor. No porta-malas, um jogo de polo artesanal, com peças no tom Morello Red, reforça o tema de luxo esportivo.
O Cadillac Elevated Velocity fará sua estreia pública no evento “The Quail, A Motorsports Gathering”, amanhã, 15/8, na Califórnia. Embora ainda seja um estudo de design e engenharia, o conceito antecipa a direção estilística e tecnológica que a Cadillac poderá seguir em futuros modelos elétricos de alto desempenho.
Ao que tudo indica a Cadillac acordou de vez. E fez um carro que sobreviverá ao apocalípse causado pela Era do Carbono.
PM





