Sim, eram oito colunas maciças naquele templo dedicado à herança Volkswagen no Brasil e agora são nove, aumentando o espaço para mais joias a serem admiradas. Agora pelo público em geral que se inscrever para uma inesquecível visita à “Nova Garagem Volkswagen”. Visita que inclui um tour pela fábrica. Três horas para que nenhum fã da marca possa colocar defeito! Um sonho de muitos que se torna possível graças à visão da atual diretoria da Volkswagen do Brasil.
De início, ao passar pela porta de entrada da garagem Volkswagen aquele impacto pelo aumento da profundidade do magnífico salão, como a foto de abertura tão bem demonstra, em especial para quem já esteve lá ou acompanha as matérias aqui no AUTOentusiastas.
Perante uma plateia composta de jornalistas, influenciadores da internet e membros de clubes de VW Polo, membros da diretoria e presidência da Volkswagen do Brasil falaram sobre o evento e sobre uma parceria que abriu um novo leque de produtos da grife Volkswagen com a Chili Beans, com óculos e relógios dedicados à Marca Volkswagen.
Acredito que apresentando os slides mostrados nas apresentações durante o evento os leitores e leitoras desta coluna poderão ter a sensação de terem participado deste evento assim como eu participei na qualidade de representante do AE.
Cláudio Rawicz
O diretor executivo de Comunicação e Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil e América Latina foi o primeiro a falar dando as boas-vindas aos presentes.

Ele apresentou a agenda do evento:

O Cláudio então passou a palavra para o Ciro Possobom.
Ciro Possobom
Ele é o executivo-chefe da Volkswagen no Brasil e está sempre presente nos eventos da Garagem Volkswagen, seu apoio foi e é fundamental para o atual estágio de interação entre os clássicos da marca e seus fãs, que passa pela existência da Garagem Volkswagen.

Ele discorreu sobre a Garagem Volkswagen ressaltando que além dos carros expostos há mais de 50 exemplares esperando parar serem restaurados. Com muita alegria ele comentou sobre a abertura da Garagem Volkswagen para o público em geral através de um agendamento. A primeira leva de agendamentos esgotou em duas horas.

Dada a demanda foi aberta uma segunda leva que vai até dezembro e que também esgotou rapidamente, mostrando o grande interesse por um tour pela fábrica e uma visita à Garagem Volkswagen.
Adiante o Ciro apresentou a nova parceria com a Chilli Beans com produtos que homenageiam com óculos e relógios os veículos icônicos da Volkswagen do Brasil:

Caito Maia
Caito é o fundador da Chilli Beans. Ele contou como começou a Chilli Beans viajando com uma mala cheia de óculos pelo Brasil.

Ele relatou como, quando as coisas começaram a melhorar, ele comprou uma Parati com muita dificuldade tendo que atrasar os pagamentos, esconder o veículo dos oficiais de justiça. Também acumulando um valor astronômico em multas de trânsito… Mas no fim das contas, quando as coisas realmente melhoraram ele quitou todos os seus débitos.
Ele tem esta Parati até hoje e ela estava alí ao lado na sala do evento. Com 350.000 km rodados e totalmente restaurada, ela é a joia de sua coleção de carros.

Em seguida o Caito apresentou um vídeo estrelado por sua equipe de criação apresentando algumas de suas criações.
Ricardo Dilser
O gGerente de Imprensa, Comunicação Digital e Clássicos comentou sobre os 50 Anos do Polo um dos pontos altos do evento.

Com o suporte de vários slides, o Ricardo — que é sobrinho do editor do AE Douglas Mendonça — contou a história do Polo que está em sua sexta geração no mundo e na quarta geração no Brasil..

No slide seguinte são detalhadas as características das quatro gerações de Polo brasileiras.

O Polo atual é um grande sucesso em vendas como sucessor do Gol.

O Polo Track é referência no programa de Carro Sustentável. O Polo TSI manual está de volta. Com a presença do Polo Track nos salões de vendas das concessionárias VW foi registrado um aumento de 59% no fluxo de clientes.
No slide seguinte estão detalhados os exemplares de Polo pertencentes à Garagem Volkswagen:

André Drigo
O responsável pelo Desenvolvimento do Veículo Completo. pela Engenharia de Protótipos e pelos Clássicos, discorreu sobre a expansão da Garagem Volkswagen.

No próximo slide é apresentada a história da expansão que criou o Anexo B da Garagem Volkswagen, um acontecimento que coroa mais uma importante etapa do trabalho que vem sendo realizado em prol dos Clássicos na Volkswagen do Brasil:

Na sequência foram apresentadas as novidades do acervo que foram incorporadas à Garagem Volkswagen. Sendo a primeira novidade “um bom filho que à casa torna” — trata-se de um VW Brasília que ficou uma longa temporada em Wolfsburg entre o AutoMuseum Volkswagen (primeiro museu da Volkswagen) e a Autostadt (parque temático em volta do automóvel, com pavilhões para todas as marcas do Grupo Volkswagen e um fantástico museu multimarca — Zeithaus — Casa do Tempo).
Este VW Brasília, inclusive, chegou a ser exposto na famosa vitrine que fica no pátio central da Autostadt, lugar reservado para expoentes para serem admirados pélos visitantes da Autostadt.

Um detalhe interessante é que este carro recebeu nas portas o dístico “Volkswagen Classics”, que é um grande departamento de veículos clássicos que reúne os acervos da Volkswagen e da Karmann Karosserie, este adquirido da sua massa falida.
Segue o Golf GTI MK4 que foi preparado para competição e que segundo uma possibilidade aventada pelo André pode vir a participar de uma competição em breve:

O Gol 2002 que participou, e venceu, uma prova de Endurance no Autódromo de Interlagos. que já tinha sido apresentado na primeira fase da Garagem Volkswagen, agora é incorporado oficialmente às joias da Nova Garagem:

Uma importante série comemorativa foi a do Kombi Série Prata que marcou a despedida mundial do motor boxer arrefecido a ar cuja data final de produção foi o dia 23 de dezembro de 2005, e uma unidade zero-quilômetro foi incorporada à Garagem Volkswagen:

Outra série importante e muito rara foi a que comemorou os 50 anos da produção do Kombi no Brasil é o Kombi Série Ouro sendo que o exemplar de pré-série foi preservado e agora está sendo incluído na Garagem Volkswagen:

Seguindo a tendência da época, quando jovens personalizavam e envenenavam Saveiros. a Fábrica Anchieta apresentou no Salão do Automóvel de 2010 a “Saveiro Rocket”, que foi preservada e agora foi incorporada à Garagem Volkswagen:

Certificados de Veículos Clássicos Volkswagen
Desde seu lançamento. estes certificados são um sucesso entre os proprietários de veículos Volkswagen clássicos fabricados no Brasil. A renda decorrente das vendas de certificados está sendo revertida para a manutenção e ampliação da Garagem Volkswagen, incluído a restauração de carros do acervo. Tanto é assim que a presente ampliação da área da Garagem foi parcialmente financiada desta maneira

O ranking dos Top 10 na emissão de Certificado parte do Fusca, e passa pelo Gol, Kombi, Passat, Brasília, SP2, Parati, Santana, Variant e Voyage. Os certificados passaram a ser, além de colecionáveis, itens que valorizam os clássicos:

E assim terminou a coletiva de imprensa na nova Garagem Volkswagen, o pessoal teve tempo para explorar a Garagem e formar conteúdo. Para mim só faltou uma coisa muito importante: o bolo de aniversário pelos 50 anos do Polo acompanhado pelo Parabéns a Você…
AG
Todas as fotos desta matéria são do autor;
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto geralmente de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





