A Zeekr, marca de veículos elétricos de luxo do Grupo Geely, inicia oficialmente a venda do suve de porte médio Zeekr 7X no mercado brasileiro. Trata-se do terceiro veículo da marca chinesa a ser oferecido no país, depois do Zeekr 001 e Zeekr X, apresentados em 2024. O modelo foi projetado para o mercado global e fez sua estreia no mercado chinês em setembro de 2024.
O 7X será oferecido em configuração única de acabamento, a Flagship (nau capitânia em inglês) de tração integral (AWD), construído no arcabouço elétrico modular SEA (Arquitetura de Experiência Sustentável), de 800 V e equipado com uma bateria de 100 kW·h. O modelo estará disponível nas 10 concessionárias da marca pelo preço promocional de lançamento de R$ 448 mil.

A oferta do suve 7X reforça a estratégia da Zeekr no Brasil, num momento de crescimento da adoção da eletrificação. Nos primeiros cinco meses de 2025, as vendas de veículos dessa categoria no país foram 19,5% mais altas do que no mesmo período de 2024, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). No ano passado, o setor comercializou mais de 170 mil unidades, crescimento de 89% em relação a 2023.
Entre janeiro e junho de 2025, a Zeekr obteve 7,2% de participação do mercado de veículos de luxo puramente elétricos, ficando à frente de marcas consagradas, como Mercedes-Benz (2,6%) e Audi (2,3%), atrás de Volvo (67,1%), BMW (13,3%) e Porsche (7,4%).

O Zeekr 7X adota o conceito estético Hidden Energy Design (em portugês, desenho de energia escondida), com linhas fluidas e no amplo espaço interno. Apresenta dimensões de 4.787 mm de comprimento, 1.930 mm de largura, 1.650 mm de altura e entre eixos de 2.900 mm.
Na dianteira, o capô em formato de concha e ressaltos nas laterais cria um efeito visual sofisticado. Na lateral, o 7X apresenta portas sem molduras ao redor dos vidros, com o sistema de abertura e fechamento elétrico, com destaque para as portas traseiras com ângulo de abertura de 90° que facilitam bastante o ingresso e o egresso; as quatro maçanetas são embutidas.
Na traseira, o Zeekr 7X conta com defletor integrado à tampa do porta-malas cujo limpador é oculto, acompanhado por lanternas traseiras flutuantes com iluminação 3D por LED. O toque de esportividade é reforçado pelas belas rodas de 20 polegadas, com pneus de medida 260/40 R20.

Como esperado, o interior é completo, com um painel de instrumentos digital de 13,2 polegadas (em formato curvo que apresenta todas as informações do visor, evitando a sobreposição visual pelo volante), projetor de dados no para-brisa de realidade aumentada e uma tela tátil de 16 polegadas para infotenimento, todos operados pelo processador Qualcomm Snapdragon 8295.
Outro destaque é o sistema de som premium de 7 canais e 21 alto-falantes com amplificador de 2.080 W incluindo cancelamento de ruído e alto-falantes nos apoios de cabeça dianteiros. O interior do 7X é muito luxuoso, oferece bancos com amplo ajuste elétrico revestidos em couro Nappa que contam com aquecimento, ventilação e massageador. As mesmas funções também são oferecidas aos passageiros do banco traseiro.
E os equipamentos de conforto vão além: o painel de instrumentos conta com uma barra de luz ambiente envolvente gravada a laser com 11 zonas de personalização, enquanto sob o descansa-brao braço dianteiro de abertura dupla há um compartimento de armazenamento aquecido e refrigerado. Há também persianas elétricas para o teto panorâmico de vidro de 1,84 m², além de persianas para os vidros laterais traseiros. O porta-malas também é um destaque e tem úteis 616 litros incluindo um compartimento sob o assoalho.
Em meio a todos esses recursos, a mecânica quase parece um detalhe, mas é impressionante por si só. O 7X temdois motores elétricos que entregam potência total de 646 cv e 72,4 m·kgf de torque, com tração integral. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,8 segundos. O 7X emprega a bateria Qilin, da CATL, um conjunto de 100 kW·h de níquel-manganês-cobalto (NMC) que permite carregamento de 10% a 80% em 13 minutos (em estações de 360 kW). Com 5 minutos de carga já é possível rodar 150 km. O alcance é de 423 km pelo ciclo do.Inmetro.
O Zeekr 7X adota uma configuração de chassi considerada referência no segmento, com suspensão dianteira de braços triangulares superpostos e traseira multibraço. Essa solução oferece elevado nível de estabilidade e precisão de dirigibilidade, beneficiando tanto o uso em asfalto quanto em terrenos irregulares. A calibração especializada buscou equilibrar conforto e controle, resultando numa experiência de condução esportiva mesmo em diferentes tipos de piso.
A suspensão pneumática permite ajustes em tempo real da altura de rodagem, com cinco níveis de regulagem automática de acordo com a velocidade. Em baixas velocidades, a carroceria se eleva para facilitar a transposição de obstáculos. Em velocidades elevadas, a altura é reduzida para favorecer a aerodinâmica e a estabilidade.
Outro diferenciador está no uso de buchas hidráulicas em quatro pontos estratégicos no braço triangular inferior da suspensão dianteira e no subchassi traseiro. O fluido hidráulico interno atua suavizando impactos e filtrando em até 40% as vibrações residuais sem comprometer a firmeza estrutural. O resultado é um chassi sólido, com excelente absorção de irregularidades e manutenção do conforto a bordo mesmo em condições de condução mais exigentes.
A seguir nosso eEditor geral Paulo Manzano, que esteve presente no lançamento, apresenta suas primeiras impressões.
AN
CONFORTO E LUXO, MAS AINDA FALTA O DESEJO
Estive no lançamento do Zeekr 7X, onde tive a oportunidade de um contato preliminar com o modelo, incluindo algumas voltas na pista do Circuito Panamericano da Pirelli em Elias Fausto, interior de São Paulo.
Visualmente, o 7X é um suve muito atraente. Tem um design limpo e sofisticado, criado no estúdio da marca em Gotemburgo, na Suécia. As linhas são suaves e agradáveis, e dois elementos se destacam ao meu ver. As laterais do capô apresentam ressaltos que, vistos de frente e de dentro do veículo, acrescentam esportividade e exclusividade. E as colunas C (traeiras) também se destacam pela continuidade com o tetoe sua base destacada promovendo o visual de um teto “flutuante”.
O interior mantém o mesmo nível de sofisticação, com destaque para a versão em tonalidade mais clara. O espaço para quem vai atrás é excelente, assim como a capacidade do porta-malas.
Na pista molhada, em um trecho de curvas e slalom, chamou atenção a calibração exemplar dos controles de estabilidade e tração. O 7X conta com tração integral, o que considero um grande diferenciador, e a integração perfeita de todo o sistema garante um patamar impressionante de segurança em piso escorregadio. Qualquer perda de aderência ou situação crítica é corrigida de forma imediata, sem sustos e com suavidade. Basta aliviar o pé direito, sem necessidade de acionar o freio, para que o veículo retome a trajetória e elimine o risco com compostura.
No circuito seco, que é de excelente qualidade, ficou claro que, apesar do apelo esportivo, seja pelo desenho ou pelos 646 cv de potência, o ajuste privilegia o conforto. A suspensão com molas a ar permite alguma rolagem da carroceria e está claramente voltada ao bem-estar a bordo. Porém, em aceleração em linha reta, a combinação de potência, tração integral e silêncio absoluto leva de zero a 100 km/h em menos de 4 segundos, causando até uma sensação física intensa que pode surpreender.
O ponto mais relevante é que, mesmo com foco no conforto, o que considero adequado para a proposta deste suve, o 7X transmite uma sensação de segurança acima da média. Isso se deve tanto à eletrônica de auxílio quanto à notória rigidez da carroceria.
Esta experiência reforçou minha percepção de que a Zeekr se destaca entre as fabricantes chinesas. Desde a concepção, a marca tem uma orientação mais europeia e global, e não a colocaria na categoria de “mais uma marca da China”. A combinação de design, tecnologia, sofisticação, posicionamento e preço a torna uma alternativa legítima ao trio premium alemão. Ainda assim, como uma marca em fase inicial de construção de reputação, carece de história, legado e prestígio.
No Brasil, falta também a visibilidade adequada junto ao público premium. A Zeekr tem apenas 10 oncessionárias, chamadaos de Casas Zeekr. Ainda há um longo caminho a ser percorrido na construção da marca até que esteja no radar de consideração e desejo desse segmento. Sem contar no atendimento diferenciado tanto em vendas quanto no pós-vendas.
PM





