A Stelato, marca criada em conjunto pela Huawei e pela Beijing Automotive Group (Grupo BAIC), que integra a Aliança Harmony Intelligent Mobility (HIMA) da Huaiwei, divulgou oficialmente imagens do seu sedã Stelato S9 atualizado.
O modelo renovado apresenta novos detalhes externos, incluindo um inédito logotipo, lanternas traseiras com novos elementos de iluminação e variadas opções de rodas, além de um avançado sistema de assistência inteligente de direção. O lançamento oficial do novo S9 está previsto para novembro.
Lançado em agosto de 2024, o S9 atualizado mantém a aparência geral e não difere muito do modelo atual. A dianteira ainda apresenta uma combinação de faróis em formato de C e uma faixa de luz contínua que percorre todo o perímetro dianteiro.

As novidades, residem novo emblema, batizado de “Universo Stelato” e faróis “Rio de Estrela Brilhante”, que oferecem uma nova identidade visual e estão com a iluminação mais potente. O perfil lateral mantém as linhas minimalistas e fluidas, agora complementadas por novas rodas, com opção de sete novos estilos. Os opcionais incluem portas com fechamento elétrico e espelhos retrovisores externos eletrônicos inteligentes.
Na traseira, o S9 o conjunto de lanternas, oferece um novo arranjo de luzes de LED em sua parte interna, que a marca batiza de nebulosa, que lembram as adotadas pelo sedã de alto luxo Maextro S800. O nome Stelato agora encontra-se posicionado abaixo das lanternas. Em termos de dimensões, o veículo mantém as mesmas medidas que são 5.160 mm de comprimento, 2.005 mm de largura e 1.492 mm de altura, e distância entre eixos de 3.050 mm.

Um dos principais destaques do novo S9 é o sistema de assistência inteligente ao motorista Huawei Qiankun ADS 4, atualizado. O conjunto de hardware inclui quatro radares a laser (um radar a laser de 192 linhas e três radares a laser de estado sólido de alta precisão) e três matrizes de radar de ondas milimétricas 4D distribuídas. Com 36 sensores de alta precisão, será equipado com o Huawei Qiankun Intelligent Driving ADS 4, que aprimorará ainda mais suas capacidades de direção assistida e segurança ativa.

O Stelato S9 é construído no arcabouço Huawei Tuling, oferece opções elétrico a bateria (BEV) e elétrico de alcance estendido (REEV). A versão elétrica a bateria é construída sobre uma plataforma de alta tensão (800 V), pode receber opções de motor único ou tração integral por meio de dois motores.
Todos os modelos utilizam um motor síncrono de ímã permanente Huawei DriveONE TZ210XYA03 de 309 cv no eixo traseiro. As versões com motor duplo adicionam um motor de indução Huawei YS210XYA03 de 215 cv no eixo dianteiro, para uma potência total de combinada de 523 cv, e são capazes de proporcionar aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.
As variantes elétricas são equipadas com uma bateria de lítio ternário (NMC) Huawei Whale de 100 kW·h codesenvolvido com a CATL, que fornece classificações de alcance CLTC de 816 km e 721 km para variante de tração integral.

A versão REEV adiciona um motor 1,5-L turbocarregado (A156T2H) com potência de 158 cv. Há duas opções de bateria: de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 36 kW·h e lítio ternário (NMC) de 51,9 kW·h, da CATL. O alcance elétrico no modo CLTC é de 365 km e a alcance combinado de 1.300 km.
De janeiro a setembro de 2025, as vendas acumuladas do Stelato S9 atingiram 14.973 unidades, classificando-o em 15º lugar no segmento de carros de médio a grande porte.

A Stelato é uma das cinco marcas automobilísticas sob a égide da Huawei HIMA (Harmony Intelligent Mobility Alliance), juntamente com a Aito do Grupo Seres, a Luxeed da Chery, a Maextro da Anhui Jianghuai Automobile Group Corp (JAC) e a Shangjie da SAIC.
O S9 é o modelo inaugural da Stelato, e a marca lançou oficialmente o S9T, a variante camioneta, em 16 de setembro último.
AN





