A Volkswagen do Brasil encerrou o ano de 2025 como líder absoluta em vendas de veículos de passeio no mercado brasileiro pelo terceiro ano consecutivo, consolidando sua posição como uma das fabricantes mais fortes, consistentes e relevantes da indústria automobilistica brasileira. O desempenho reflete também o avanço da marca em participação de mercado, posicionando a Volkswagen como a fabricante com produção 100% nacional que mais cresce no Brasil, com um avanço três vezes superior ao do mercado automobilístico brasileiro.
No acumulado do ano, a Volkswagen registrou 436.336 veículos vendidos, alcançando 17,1% de participação de mercado no segmento de veículos de passeio. O resultado é fruto de uma estratégia sustentada por um portfólio competitivo, liderança em segmentos-chave e produtos alinhados às demandas do consumidor brasileiro.
A força do portfólio da Volkswagen em 2025 esteve diretamente associada à combinação entre design, tecnologia, eficiência e um forte compromisso com a segurança. A marca é hoje a com o maior número de modelos avaliados com cinco estrelas no Latin NCAP (Tera, Nivus, T-Cross, Taos e Tiguan), reforçando a prioridade da Volkswagen em oferecer veículos cada vez mais seguros ao consumidor brasileiro.
Além do forte desempenho no mercado interno, a Volkswagen do Brasil também liderou de forma consistente as exportações de automóveis em 2025, ampliando sua presença em mercados estratégicos da América Latina e do continente africano. Ao todo, foram 116.495 unidades exportadas, um crescimento de 29% em relação a 2024. O excelente desempenho nas exportações reforça a competitividade dos modelos produzidos no País e o reconhecimento da qualidade, da tecnologia e da engenharia brasileira no exterior. Não e por acaso que a VW é a maior exportadora da indústria automobilística brasileira, com mais de 4,4 milhões de veículos destinados ao exterior.
Destaques comerciais do ano
Entre os destaques do ano está o Volkswagen Polo, que encerrou 2025 como o carro de passeio mais vendido do Brasil pelo terceiro ano consecutivo, com 122.677 unidades emplacadas, mantendo também a liderança absoluta no segmento de hatchbacks.
No segmento de suves, o Volkswagen T-Cross fechou o ano como o suve mais vendido do Brasil, também pelo terceiro ano consecutivo, com 92.842 unidades comercializadas. O desempenho consistente do modelo foi determinante para que a Volkswagen mantivesse a liderança no segmento que mais cresce no mercado brasileiro, com 204.899 unidades vendidas dos modelos Tera, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e ID.4. Isso representa mais de 80 mil unidades à frente da marca segundo colocada.

Outro grande protagonista de 2025 foi o Volkswagen Tera. Lançado em junho, o modelo teve rápida ascensão no mercado e, após a aceleração da produção, assumiu a liderança do seu segmento já em setembro, o primeiro mês de produção em ritmo pleno. Desde então, o Tera figura de forma consistente entre os três veículos mais vendidos do Brasil e encerrou o ano com 48.143 unidades vendidas (desde junho de 2025), além da liderança do seu segmento.
O lançamento do Tera também se destacou por uma estratégia de Marketing, Comunicação e Vendas inovadora e consistente, desde a revelação inédita do produto durante o Carnaval do Rio de Janeiro, passando por ações de grande impacto e visibilidade junto a novos públicos, tais como o lançamento do produto durante o C6 Fest, a abertura de vendas histórica na rede de concessionárias, com mais de 12 mil pedidos concretizados em 50 minutos, a campanha inédita de publicidade em parceria com a Netflix e o estande exclusivo do SUVW no The Town.
Com forte atuação nos segmentos que mais crescem no País, a Volkswagen encerra 2025 como marca líder em suves no Brasil pelo terceiro ano consecutivo, apoiada principalmente pelo desempenho consistente do T-Cross e pela rápida ascensão do Tera.
Outro destaque importante da marca no ano passado foram as vendas no Varejo. Em 2025, enquanto o mercado automobilístico brasileiro caiu 1,3%, a Volkswagen cresceu 15,8% em relação a 2024, com um total de 176.832 emplacamentos, ou seja, 24.139 carros a mais.

“Os resultados de 2025 confirmam a consistência da estratégia da Volkswagen no Brasil. A liderança pelo terceiro ano consecutivo em vendas de veículos de passeio mostra a força do nosso portfólio, a qualidade da execução e o comprometimento do nosso time. Modelos como Polo, T-Cross e o recém-lançado Tera refletem nossa capacidade de liderar nos segmentos mais relevantes do mercado. Esse desempenho nos dá uma base muito sólida para seguir avançando em 2026, com foco em crescimento sustentável e na preferência do consumidor brasileiro”, afirma Ciro Possobom, presidente e executivo-chefe da Volkswagen do Brasil.
A Volkswagen vive um momento muito positivo no Brasil, sustentado por um portfólio moderno e competitivo. Com três modelos entre os mais vendidos do Brasil, Polo, T-Cross e Saveiro, liderança sustentada nos principais segmentos e resultados consistentes em volume e participação de mercado, a Volkswagen encerra 2025 fortalecida e preparada para acelerar sua estratégia no mercado brasileiro em 2026.
Os resultados refletem o sucesso de uma estratégia consistente e de longo prazo. Com 72 anos de história no Brasil, a Volkswagen segue contribuindo ativamente para o desenvolvimento da indústria automobilística, da cadeia produtiva e da economia nacional, investindo em tecnologia, inovação, pessoas e produtos que acompanham a evolução do País.
MF





