Um Gol 1-litro, simples, duas portas, R$ 36.630. Vindo com o imprescindível ar-condicionado, mais R$ 3.010. Como não se vive sem um equipamento de áudio, pede-se o opcional Interatividade “Media”, R$ 920, para se ter rádio AM-FM, Bluetooth, MP3 player, e entradas USB, SD-Card e AUX-In, com tela tátil. E vem junto o prático e removível suporte para celular.
Se o comprador quiser o carro preto (Ninja) ou branco (Cristal), que não têm acréscimo, o preço fecha em R$ 40.560. Querendo o vibrante vermelho Flash, só R$ 439 mais, porém se preferir um cor metálica com o azul Lagoon do carro testado, ou outras três cores metálicas disponíveis, aí já é um pouco mais, R$ 1.436, o cheque terá de ser de R$ 41.996. E se a preferência for por quatro portas, há esse “opcional” por R$ 2.050, mas só os vidros dianteiros contam com acionamento elétrico um-toque descida e subida, como no duas-portas.
Básico, vem com rodas de aço de 14″ com calotas (de bom gosto e fixadas pelos parafusos de roda); freio com distribuição eletrônica das forças de frenagem (além do obrigatório ABS, como o são as bolsas infláveis dianteiras); alerta de freada forte em que as luzes de freio piscam e ao chegar a 10 km/h o pisca-alerta liga-se automaticamente; direção com assistência hidráulica; travamento elétrico das portas (com travamento automático ao atingir 20 km/h); lavador e limpador do vidro traseiro; painel com velocímetro, conta-giros, medidor de nível de combustível e termômetro do líquido de arrefecimento; refletores no para-choque traseiro; e ajuste de altura do banco do motorista.
Como em todo Gol, o espaço para os ocupantes é mais do que adequado, inclusive no banco traseiro (encosto inteiriço), e o porta-malas acomoda razoáveis 285 litros.
O limpador de para-brisa é indexado à velocidade. Se na frequência mais rápida, quando o veículo para passa à frequência mais lenta; se já estiver nesta, limpador entra em modo intermitente quando o veículo para. Se o limpador estiver ligado, ao engatar ré o limpador do vidro traseiro aciona-se junto.
Essa é a primeira parte do porquê escrevi no título “um bom companheiro”. Ele traz mais do que se precisa para um dirigir despreocupado e confortável. A segunda parte é ser o Gol em sua essência.
Não há mais o motor EA111 1-litro TEC, de quatro cilindros, no Gol. Aliás, nem no Fox, parou de vez. Agora só o EA211 de 3 cilindros com o mesmo e bom transeixo com câmbio de 5 marchas MQ200, trazido da fábrica da câmbios da VW em Córdoba, Argentina. O pequeno motor MPI de 76/82 cv e 9,7/10,4 m·kgf empurra bem o Gol 2-portas de 901 kg. Com ar-condicionado esse peso deve aumentar para cerca de 920 kg. Portanto, uma adequada relação peso-potência de 12,1/11,2 kg/cv.
O notável no tricilíndrico é a potência que se percebe nas mais baixas rotações, muito mais do que o pico de torque de 3.000 a 3.800 rpm sugere. Mas o que impressiona mesmo é a voracidade para ganhar rotação, como ele chega ao corte limpo a 6.500 sem que se espere. E ao parar num semáforo tem-se impressão que o carro tem desliga/liga, só negado pelo ponteiro do conta-giros em 1.000 rpm. Tanto faz se com gasolina ou álcool. A boa relação r/l 0,27 contribui.
É frugal em combustível. A versão não tem computador de bordo e não aferi o consumo em litros colocados x distância percorrida, mas a percepção é que consome pouco. Fui com ele a Águas de Lindoia anteontem para o Encontro de Autos Antigos e ponteiro do medidor moveu-se lentamente (estava com álcool). Pelo Inmetro/PBVE esse Gol roda a 12,9/8,8 km/l na cidade e 14,5/10,3 km/l na estrada.
A v/1000 em 5ª é 30,2 km/h, 120 km/h a praticamente 4.000 rpm (3.970 rpm), mas o motor é tão absurdamente suave que não causa o menor incômodo. Nem a 140 km/h, quando está a 4.600 rpm. Os pneus são Pirelli P1, de baixo atrito de rolamento, de perfil “gigantesco” para os dias de hoje; 175/70R14T, para velocidade de até 190 km/h, folgado para a máxima de 168/170 km/h.
Essa seção transversal é plenamente adequada para o porte e potência desta versão. Curvas podem ser tomadas com vigor, mínima saída de frente e, acima de tudo, tem alta resistência à aquaplanagem: na volta de Águas de Lindoia peguei uma chuva torrencial na rodovia dos Bandeirantes como poucas já enfrentei, sem precisar diminuir o ritmo. É o mesmo pneu e roda como estepe, algo que aprecio, com o leitor ou leitora sabe.
Como sabe também que aprecio carrocerias de quatro portas, mas neste o espaço entre banco e vão da porta é suficiente para a passagem dos pés sem precisar recorrer a mecanismo de avanço dos bancos. Apenas os vidros traseiros poderiam ser basculantes (são fixos). Mas mesmo sendo duas-portas o cinto, que tem ajuste de altura de ancoragem, é alcançado sem grande contorcionismo.
O rodar deste “basicão” é perfeito, nada de dureza de suspensão (McPherson-eixo de torção) que cause desconforto no “piso lunar” de São Paulo (o próprio novo prefeito admitiu-o num recente “Roda Viva” da TV Cultura), associado a uma notável ausência de ruído de trabalho da suspensão. O monobloco denota alta rigidez. A assistência de direção, embora a “arcaica” hidráulica, nada deve à elétrica qualquer que seja o aspecto. E os dois traços “Wolfsburg”, comando de câmbio e instrumentos, contribuem para o prazer de dirigir, sem contar a possibilidade do fácil punta-tacco.
Alguns detalhes agradam, como a função pisca-3 do indicador de direção, alarme de luz ligada ao abrir a porta e luz de pouco combustível. Mas não ter o bate-pé no carpete lado motorista é imperdoável, pois obriga o o uso dos indefectíveis sobretapetes se for para preservar o carpete de furos com baixa quilometragem na região dos calcanhares.
O que o Gol Trendline poderia ter, nem que fosse junto com o opcional ar-condicionado, é ajuste elétrico do espelho direito e volante de direção regulável em altura. E nem preciso dizer, faixa degradê no para-brisa.
De resto, é mesmo um bom companheiro.
BS
FICHA TÉCNICA GOL TRENDLINE 1,0 MPI | |
MOTOR | |
Instalação | Dianteiro, transversal, variador de fase na admissão, flex |
Material do bloco/cabeçote | Alumínio |
Configuração / n° de cilindros | Em linha / 3 |
Diâmetro x curso (mm) | 74,5 x 76,4 |
Cilindrada (cm³) | 999 |
Taxa de compressão (:1) | 11,5 |
Potência máxima (cv/rpm) (G/A) | 75/6.250 / 82/6.250 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) (G/A_ | 9,7/3.000 a 3.800 / 10,4/3.000a 3.800 |
N° de válvulas por cilindro | Quatro |
N° de comandos de válvulas | Dois/cabeçote |
Comprimento da biela (mm)/relação r/l | 141/0,27 |
Formação de mistura | Injeção no duto |
Gerenciamento do motor | Bosch ME 17.5.20 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio/rodas motrizes | Transeixo manual/dianteiras |
Número de marchas | 5 à frente + ré |
Relações de transmissão (:1) | 1ª. 3,769; 2ª. 2,095; 3ª. 1,281; 4ª.0,927; 5ª. 0,740; ré 3,182 |
Relação do diferencial (:1) | 4,929 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson com subchassi, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de Ø 19 mm |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica |
Diâmetro mín. de curva (m) | 10,8 |
Relação de direção (:1) | 14,9 |
N° de voltas entre batentes | 3 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido, ABS e EBD |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado, 256 |
Traseiros (Ø mm) | Tambor, 200 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Aço 5Jx14 |
Pneus | 175/70R14T (Pirelli Cinturato P1) |
PESOS | |
Em ordem de marcha (kg) | 901 |
Carga máxima (kg) | 509 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, 2 portas, 5 lugares |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,345 |
Área frontal (m²) | 2,01 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,693 |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 3.897 |
Largura com/sem espelhos | 1.898/1.893 |
Altura | 1.467 |
Distância entre eixos | 2.466 |
Bitola dianteira/traseira | 1.429/1.416 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 285 |
Tanque de combustível | 55 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) (G,A) | 12,6/12,3 |
Velocidade máxima (km/h) (G/A) | 168/ 170 |
Retomada 80-120 km/h em 5ª (s, G/A) | 18/17,5 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 5ª (km/h) | 30,2 |
Rotação em 5ª a 120 km/h (rpm) | 3.970 |
Rotação em velocidade máxima, 5ª (rpm) | 5.630 |
GARANTIA | |
Termo | 3 anos |
Revisões e troca de óleo (tempo/km) | 1 ano/10.000 |