Se “ficar zen” é ficar menos vulnerável às chateações corriqueiras que insistem em nos atazanar, o nome Zen até que caiu bem para a versão de entrada do Renault Captur. A suspensão é bastante macia, comandos são leves e os bancos. aconchegantes. Sendo assim, ele cumpre bem sua proposta de poupar seu motorista e outros ocupantes de coisas que incomodam, como o barulho do trânsito e os solavancos provindos do piso irregular.
Essa qualidade do Captur, do conjunto tratar bem quem está a bordo, realmente agrada. Outra delas é o ambiente claro e arejado. Sua linha de cintura é baixa, o que afasta a sensação de clausura. Suas dimensões estão bem próximas das do irmão Duster, porém de algum modo, ao dirigi-lo, principalmente no trânsito urbano, tem-se a sensação de ele ser menor, mais prático e ágil.
O motor é o novo 1,6-l SCe, que produz 118 cv/120 cv a 5.500 rpm. O torque máximo é o mesmo com qualquer dos dois combustíveis, 16,2 m·kgf a 4.000 rpm. É o mesmo motor que equipa o Logan e o Sandero, mas nesses a potência é ligeiramente menor, 115/118 cv, e o torque perde 0,2 m·kgf. É elástico, bom para a cidade e vai muito bem de alta, com potência farta ultrapassar com folga mesmo carregado. Tem duplo comando de válvulas com acionamento por corrente e variador de fase no comando de admissão; são quatro válvulas por cilindro com injeção no duto. Dá conta muito bem do Captur Zen.
O volante, de boa empunhadura, só tem regulagem de altura e seu campo de ajuste poderia ser maior; a de distância seria bem-vinda. A assistência de direção é eletro-hidráulica indexada à velocidade, é leve em manobras e firme na estrada. É rápida, mas não em exagero, o que convém a veículos altos com os suves (sua altura é de 1.619 mm). A alavanca de câmbio está bem posicionada, a mão “cai” naturalmente sobre ela. É leve, de movimentos curtos e precisos; o comando é a cabo.
São cinco marchas, todas bem escalonadas. A 5ª está adequada ao conjunto. A 120 km/h e em 5ª marcha o giro está a 3.500 rpm, ou seja, 250 rpm mais alta que no novo Logan, o que se explica pelo maior arrasto aerodinâmico do Captur. Seu maior arrasto se evidencia na velocidade máxima, que enquanto no Captur Zen ela é de 168 km/h, no Logan ela é de 184 km/h.
O consumo na estrada também aumenta. Enquanto no Logan obtive 14 km/l com gasolina, no Captur, 11 km/l, o que é considerado bom, pois viajei, como disse, carregado, e sempre rondando os 120 km/h reais. Na cidade obtive 9 km/l na média de alguns dias. Com álcool fiz 7 km/l na cidade e 9 km/l, na estrada.
Para referência, o consumo oficial Inmetro/PBEV é 10,9/7,6 km/l na cidade e 11,3/8,0 km/l, na estrada.
Está para chegar em breve câmbio automático CVT para o Captur Zen.
Na estrada o ruído do motor se faz presente na cabine, e em maior nível quando abastecido com álcool. Merece melhor isolamento. Já o ruído de pneus é baixo, bem cuidado. Na terra, em ritmo forte, pegando buracos e depressões, se nota ótima engenharia da suspensão dianteira McPherson e traseira por eixo de torção. Não se sentem ou escutam-se pancadas de fim de curso, seja na distensão ou compressão da suspensão; a suspensão trabalha sem rumorosidade.
O Captur, apesar da imagem de “veículo projeto urbano”, é muito bom na terra. Seria melhor ainda se fosse possível desligar o controle de tração, pois caso ele atole na lama ou areia poderá haver problemas para tirar o veículo da incômoda situação.
Na estrada me surpreendi com a boa estabilidade, tanto direcional quanto em curvas. Sua altura total e a altura em relação ao solo, 212 mm, fizeram-me supor que não teria um suve tão bom de estrada assim, resultando numa viagem rápida e tranquila. Os pneus 215/60R17 mostraram-se bastante adequados com seu perfil suficiente para dirigir despreocupadamente com relação a buracos, e proporcionam boa aderência.
Cuidados como ter a regulagem elétrica da altura do facho dos faróis e da luminosidade do painel também são convenientes para quem gosta, como eu, de pegar estrada à noite.
O tanque de combustível é de apenas 50 litros; seria desejável capacidade algo maior nesta terra em que usa álcool. O porta-malas é bom, 437 litros, e o encosto do banco traseiro rebate em 2/3-1/3. Esse banco oferece bom espaço geral para dois adultos. Não são dos mais confortáveis, o que é algo comum aos suves, mas poderia ter uma espuma mais macia e aconchegante. Não há saídas de ar-condicionado para trás e nem pontos de energia ou entrada de USB.
Já os bancos dianteiros, com regulagem de altura para o do motorista, estão entre os melhores, são anatômicos e contam com espuma de boa densidade.
Fabricado em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, o Captur Zen tem preço inicial de R$ 78.900. A única cor sólida e sem acréscimo de preço é a branco Glacier; as cores metálicas cinza Acier e preto Nacré custam R$ 1.500. Após o Nissan Kicks foi a vez da Renault oferecer a pintura bitom, teto de cor diferente do resto da carroceria. São várias combinações possíveis, como marfim com teto preto Nacré do carro testado, que custam R$ 2.900. Há o opcional Techno Pack, que consiste do MediaNav com tela tátil de 7″ e câmera de ré, por R$ 1.990, Portanto, o Captur Zen pode chegar a R$ 83.790, preço da unidade testada.
Não há como negar que a ênfase dada ao seu desenho é válida. Os homens ele agrada, as mulheres ele captura. Notei que elas pouco querem saber sobre como sua mecânica é, de onde vem, como anda, o quanto gasta, o quanto carrega, o quanto custa, etc. Elas gostam dele, o querem, e acabou.
O bonitão que dispensa apresentações
AK
Vídeo:
FICHA TÉCNICA RENAULT CAPTUR ZEN | |
MOTOR | |
Instalação | Dianteiro, transversal |
Material do bloco/cabeçote | Alumínio / alumínio |
Configuração / n° de cilindros | Em linha / 4 |
Diâmetro x curso (mm) | 78 x 83,6 |
Cilindrada (cm³) | 1.597 |
Aspiração | Atmosférica |
Taxa de compressão (:1) | 10,7 |
Potência máxima (cv/rpm) (G/A) | 118/120/5.500 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) (G/A) | 16,2/16,2/4.000 |
N° de válvulas por cilindro | Quatro |
N° de comando de válvulas /localização/acionamento | 2 / cabeçote com variador de fase / corrente |
Formação de mistura | Injeção no duto |
ALIMENTAÇÃO | |
Combustível | Gasolina e/ou álcool |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio / rodas motrizes | Transeixo manual / dianteiras |
N° de marchas | 5 à frente e 1 à ré |
Relações de transmissão (:1) | 1ª 3,727; 2ª 2,048; 3ª 1,321; 4ª 0,935; 5ª 0,756; ré 3,550 |
Relação do diferencial (:1) | 4,88 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido, ABS |
Dianteiros (Ø mm) | Disco, 269 |
Traseiros (Ø mm) | Tambor, 229 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal. amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência eletro-hidráulica indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,7 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio |
Pneus | 215/60R17 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.273 |
Carga útil | 449 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, 4-portas, 5 lugares |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.329 |
Largura (sem espelhos) | 1.813 |
Altura | 1.619 |
Distância entre eixos | 2.673 |
Distância mínima do solo (vazio) | 212 |
CAPACIDADES | |
Porta-malas (L) | 437 |
Tanque de combustível (L) | 50 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) (G/A) | 169/178 |
Aceleração 0-100 km/h (s) (G/A) | 13,3/11,9 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO/PBEV) | |
Cidade (km/l) (G/A) | 10,9/7,6 |
Estrada (km/l) (G/A) | 11,3/8,0 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 5ª (km/h) | 34,2 |
Rotação 120 km/h em 5ª (rpm) | 3.500 |
5.200 | |
GARANTIA E MANUTENÇÃO | |
Duração da garantia | 3 anos ou 100.000 km |
Revisões, intervalo (km) | 10.000 |
Troca de óleo do motor (km/tempo) | 10.000 / 1 ano |
EQUIPAMENTOS RENAULT CAPTUR ZEN |
Acionamento elétrico de todos vidros um-toque |
Ajuste de altura de ancoragem dos cintos dianteiros |
Ajuste de altura do banco do motorista |
Ajuste elétrico dos retrovisores externos com rebatimento também elétrico |
Alarme perimétrico |
Ar-condicionado |
Assistente de partida em rampas |
Chapa de saída na traseira, sob o para-choque |
Chave-cartão mãos-livres e fechamento do veículo ao se afastar dele |
Cinto de segurança traseiro-central de três pontos |
Controle de estabilidade e tração |
Detalhes em prata brilhante |
Duas bolsas infláveis frontais obrigatórias |
Duas bolsas infláveis laterais |
Eco mode acionável por interruptor |
Engates Isofix para bancos de crianças (2) com fixação superior |
Indicador de troca de marcha |
Limitador de velocidade e controle automático de velocidade de cruzeiro |
Limpador e desembaçador do vidro traseiro |
Luzes de rodagem diurna (DRL) |
Rádio AM/FM com MP3 e quatro alto-falantes |
Recuperação de energia nas desacelerações e freadas para o alternador gerar corrente elétrica |
Repetidoras de setas nos espelhos |
Sensor de estacionamento traseiro |
Velocímetro digital |
Volante de direção revestido em couro |