Sem surpresas no bom sentido: conhecendo a capacidade de engenharia da FCA sul-americana, que se encarrega de suas duas marcas hoje no Brasil, Fiat e Jeep, e as características do motor Firefly 1-L, não foi surpresa constatar a desenvoltura do Argo Drive com esse motor ao dirigi-lo ontem durante evento específico para a versão dedicado à imprensa brasileira.
Os dotes de elasticidade do Firefly de 1 litro realçaram-se no veículo de 1.105 kg, importantes 140 kg mais que o Mobi GSR de mesmo motor. O que ele retoma desde as mais baixas rotações é mesmo admirável. Tudo o que se falou, inclusive nos comentários aqui no AE, sobre potência insuficiente para o Argo 1-L, era infundado.
Só dirigindo para crer: retoma velocidade em quinta, a última marcha, de 1.500 rpm, carro com dois ocupantes, eu e o Josias Silveira. É resultado do maior torque de todos os 1-L de aspiração atmosférica, 10,4/10,9 m·kgf que, embora ocorra a 3.250 rpm, o variador da fase na admissão se encarrega de sustentar alto torque com menos rotação.
O motor é completamente liso, não existe nenhuma trepidação em marcha-lenta (800 rpm) na cabine ou no volante de direção, mesmo havendo trepidação (bem pequena) vendo o tricilindro funcionar nessa condição.
O interessante é ser um motor girador, corta limpo a 6.500 rpm, 500 rpm acima da rotação-pico de potência com gasolina e 250 rpm quando com álcool, perfeito. E como em outros tricilindros, chega lá num piscar de olhos. Notei o que o curso do pedal do acelerador é normal, não o exageradamente longo do Precision 1,8 que dirigi no lançamento.
É curto em quinta, v/1000 de 27,7 km/h, o que se traduz em 4.300 rpm a 120 km/h, embora não incomode. Poderia ser mais longo sem a menor dúvida, com v/1000 de 32 km/h (3.750 rpm). Era só abrir mais “o leque”, o espaçamento numérico entre marchas, mantendo a primeira igual. Recalcular a quarta para chegar à velocidade máxima nela a cerca de 6.200 rpm.
É óbvio que a engenharia da FCA sabe disso, mas marketing muitas vezes é quem prevalece.
O alcance das marchas, no corte a 6.500 rpm, é 1ª 39; 2ª 71; 3ª 114; e 4ª 160 km/h. À velocidade máxima de 162 km/h o motor está a 5.850 rpm.
O consumo Inmetro/PBVE é 14,2/9,9 km/l na cidade e 15,1/10,7 km/l na estrada.
Fora as características construtivas do motor em si, foi adotado óleo de baixa viscosidade (SAE 0W20) e funcionamento inteligente do alternador, que só carrega a bateria quando a amperagem da bateria cai a para 75% ou ao levantar o pé do acelerador, aproveitando a energia cinética do veículo. Devido ao sistema desliga/liga (que pode ser desativado mas requer ativação a cada partida comandada) a bateria é de grande capacidade (70 A·h) e motor de partida é reforçado em vista do maior número de acionamentos bem maior do que num carro sem o recurso.
O resto do Argo Drive 1,0 foi bastante explorado na matéria de lançamento de 4/6. A rodagem deste tem o mesmo grau de excelência do Precision testado então. Os pneus são 175/65R14T (Dunlop ENASAVE EC300, “verde”) e o estepe tem a mesma medida.
Uma coisa que me agradou, algo estritamente pessoal , é o quadro de instrumentos mais simples, sem excesso de decoração e com grafismo dos instrumentos igual ao dos “Wolfsburg”. O punta-tacco é “telepático”, a seleção de marchas é precisa e os engates, bem leves, embora a alavanca não tenho o toque seco dos VW, Hondas, Hyundais e Etios, para dar alguns exemplos.
Preços
Esta versão Drive 1,0 custa R$ 46.800 e traz muitos equipamentos desejados pelo mercado atual, como ar-condicionado, desliga/liga (start/stop), engates Isofix, direção eletroassistida com função City automática, não mais por interruptor, quadro de instrumento s com velocímetro, conta-giros e mostrador de 3,5″ entre eles, ajuste de altura do volante e do banco do motorista, acionamento elétrico um-toque do vidros dianteiros e pré-disposição para rádio (veja a lista completa após a ficha técnica).
Equipamentos opcionais:
• Kit Parking: Câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico: R$ 1.200
• Kit Convenience: Retrovisores externos elétricos com rebatimento automático do retrovisor direito ao acionar a ré e luzes repetidoras de setas, vidros elétricos traseiros um-toque e antiesmagamento: R$ 1.200
• Rádio Connect AUX/USB/MP3/AM/FM, áudio streaming, viva voz Bluetooth – inclui volante com comandos do rádio e telefone: R$ 1.300
• Kit Multimídia: Central multimídia Uconnect 7” tátil com Android Auto e Apple Car play, Bluetooth, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz, volante com comandos do rádio e telefone, 2ª porta USB para passageiros traseiros: R$ 1.990
• Pintura metálica ou perolizada: R$ 1.600
Preço dos opcionais: R$ 7.290; preço do veículo com todos: R$ 52.790, lembrando que o Kit Multimídia se sobrepõe ao Rádio Connect, que não entrou na soma.
Em breve será feito teste “no uso”. Mas fica a certeza de que essa versão do Argo constitui forte contendora no mercado dos hatches compactos seu sucesso, pelo que vi, é líquido e certo.
BS
Nota: Mais fotos após ficha técnica de lista de equipamentos
FICHA TÉCNICA FIAT ARGO DRIVE 1,0 | |
MOTOR | |
Instalação | Dianteiro, transversal |
Material do bloco/cabeçote | Alumínio/alumínio |
Configuração / n° de cilindros | L-3 |
Diâmetro x curso (mm) | 70 x 86,5 |
Cilindrada (cm³) | 999 |
Aspiração | Atmosférica |
Taxa de compressão (:1) | 13,2 |
Potência (cv/rpm, G/A) | 72/6.000//77/6.250 |
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 10,4/10,9/ 3.250 |
N° de válvulas por cilindro | 2 |
N° de comando de válvulas /acionamento | 1 com variador de fase, corrente |
Formação de mistura | Injeção no duto |
Gerenciamento do motor | Magneti Marelli |
ALIMENTAÇÃO | |
Combustível | Gasolina e/ou álcool |
TRANSMISSÃO | |
Embreagem | Monodisco a seco |
Câmbio | Transeixo manual |
Rodas motrizes | Dianteiras |
N° de marchas | 5 + ré |
Relações de transmissão (:1) | 1) 4,273; 2) 2,316; 3) 1,444; 4) 1,029; 5) 0,838; Ré 4,200 |
Relação do diferencial (:1) | 4,600 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco/257 |
Traseiros (Ø mm) | Tambor/ 203 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,3 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Aço, 5,5J x 14 |
Pneus | 175/65R14T |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.105 |
Carga útil | 400 |
Peso rebocável (sem freio) | 400 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, hatchback, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 3.998 |
Largura (sem espelhos) | 1.724 |
Altura | 1.501 |
Distância entre eixos | 2.521 |
Bitola dianteira/traseira | 1.465/1.500 |
Distância mín. do solo (vazio, m) | 149 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 300 |
Tanque de combustível | 48 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 157/162 |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 14,4/13,4 |
CONSUMO INMETRO/PBVE | |
Cidade (km/l, G/A) | 14,2/9,9 |
Estrada (km/l, G/A) | 15,1/10,7 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 6ª (km/h) | 27,7 |
Rotação em 5ª/6ª a 120 km/h (rpm) | 4.300 (5ª) |
Rotação à velocidade máx. (rpm) | 5.850 (5ª) |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE DO FIAT ARGO DRIVE 1,0 |
Ajuste de altura do banco do motorista |
Ajuste de altura do volante |
Alerta de limite de velocidade |
Alerta de manutenção |
Apoio de pé esquerdo do motorista |
Ar-condicionado |
Assistente de partida em rampa |
Banco traseiro rebatível |
Chave-canivete com telecomando (portas, vidros e porta-malas) |
Computador de bordo |
Defletor traseiro |
Desembaçador do vidro traseiro temporizado |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior |
Espelho nos para-sóis |
Iluminação no porta-malas e porta-luvas |
Luz de acompanhamento ao deixar veículo |
Limpador/lavador dos vidros dianteiro e traseiro com intermitência |
Partida a frio sem injeção de gasolina |
Pré-disposição para rádio (2 AF diant/tras, 2 tweeters e antena |
Para-brisa com faixa degradê |
Quadro de instrumentos de 3,5″ com relógio digital, calendário termômetro externo, multifuncional em TFT e personalizável |
Rodas de aço 5,5J x 14, pneus 175/65R14T |
Seta com pisca-5 |
Sinalização de frenagem de emergência |
Sistema desliga/liga motor (start/stop) |
Tomada 12 V |
Travas elétricas de portas e portinhola do bocal de combustível |
Luz interna com temporizador |
Verificação do quadro de instrumentos (varredura completa do velocímetro e conta-giros) |
Vidros dianteiros com acionamento elétrico um-toque e antiesmagamento |
Mais fotos: