Chamou-me a atenção os bons números das vendas dos Jeep Renegade e Compass no Brasil, neste primeiro semestre de 2017. Foram 22.003 Compass e 17.792 Renegade, perfazendo um total de 39.795 unidades produzidas, marca importante para dois produtos recentes, embalados pela FCA – Fiat Chrysler Automobiles.
Fazendo uma rápida conta, são aproximadamente 300 unidades fabricadas por dia na fábrica Jeep da FCA, em Goiana (PE), que funciona desde março de 2015 produzindo o Renegade e desde setembro de 2016, o Compass.
A marca Jeep sempre foi muito forte, mas, ironicamente, sua história é atribulada, tendo passado de mãos em mãos ao longo dos anos:
•1944-1953: Willys-Overland (a marca Jeep só seria registrada em 1949)
• 1953-1964: Kaiser-Jeep (Willys Motors)
• 1964-1970: Kaiser-Jeep
• 1970-1987: American Motors Corporation, com controle da Renault em 1986
• 1987-1998: Chrysler Corporation
• 1998-2007: DaimlerChrysler AG
• 2007-2009: Chrysler LLC
• 2009-2013: Chrysler Group LLC e Fiat Group Automobiles
• 2014 em diante: Fiat Chrysler Automobiles
Falando um pouco da história, o Jeep foi o veículo que deu a tração 4×4 ao mundo e que criou o off-road, o fora-de-estrada, notabilizando-se por isso. Foi usado intensamente pelo exército dos Estados Unidos e pelas forças aliadas durante grande parte da Segunda Guerra Mundial. O Jeep foi desenvolvido inicialmente pela fabricante American Bantam Car Company, ao responder a uma licitação do exército americano de 1941 para “um veículo de transporte pequeno, robusto e com tração nas quatro rodas”, mas a concorrência acabou sendo vencida pela Willys-Overland, que apresentou um projeto melhor e, principalmente, tinha a capacidade industrial que faltava à Bantam.
O mundo encontra-se em guerra desde 3 de setembro de 1939, quando Inglaterra e França declararam guerra à Alemanha após esta ter invadido a Polônia dois dias antes. Os Estados Unidos só entrariam na guerra após o ataque japonês à base naval americana em Pearl Harbor, no Havaí, na manhã de 7 de dezembro de 1941, um domingo, ao declarar em seguida guerra aos países do Eixo — Alemanha, Japão e Itália.
Nesse momento o Departamento de Guerra calculou que o Exército e os Fuzileiros Navais precisariam de grande número de Jeeps, não para as próprias tropas como também para as do Aliados (Inglaterra, França e União Soviética) e, desse modo, o veículo acabou sendo produzido também pela Ford, dona de notável poderio industrial. E assim foi, do início de 1942 ao fim da guerra no Pacífico com a rendição incondicional do Japão em 15 de agosto de 1945 (da Alemanha em 8 de maio) foi produzido o expressivo volume de 550.000 Jeeps.
Para melhor ideia desse número, o famoso utilitário do exército alemão, o tipo 82 Kübelwagen, com a mecânica do veículo que viria a se chamar Volkswagen depois da guerra — era o KdF-Wagen então — chegou a apenas 50.000.
O Jeep tinha se tornado conhecido no mundo inteiro pelo seu desempenho nos campos de batalha que chegavam ao conhecimento público pelos noticiários exibidos nos cinemas. Não demorou para que a Willys-Overland visse no Jeep uma grande oportunidade de negócio e tratou de lançar a versão civil, o “civilian Jeep”, dando início à série CJ.
Origem do nome
A origem do nome Jeep é controversa, porém duas hipóteses são as mais prováveis. A primeira é que seriaresultado da pronúncia, em inglês, das letras G e P ( ji-pi) , iniciais de General Purpose, uso geral, a que o veículo se destinava. A segunda seria alusiva ao exotérico personagem “Eugene the Jeep”, uma animal de habilidades sobrenaturais, criado em 1936 e companheiro do marinheiro Popeye das histórias em quadrinhos.
No Brasil
Em nossa terra, o Jeep foi lançado pela Willys-Overland do Brasil em 24 de fevereiro de 1954, numa operação de montagem. Em um país que se ressentia da qualidade das suas estradas, o Jeep topava qualquer desafio em qualquer terreno. Sua tração nas quatro rodas temporária e reduzida tornaram-no o veículo ideal para o Brasil na década de 1950, quando a grande maioria das estradas eram de terra — e de lamaçais. Foram vendidas mais de 50.000 unidades no Brasil no período de 1954 a 1960.
De 1954 a 1957 o Jeep era ainda dotado do motor 4-cilindros F-134 Hurricane (2.199 cm³) e câmbio de três marchas com primeira não sincronizada. A partir de 1958 um novo motor passa a equipar o Jeep, o BF-161, de seis cilindros e 2.638 cm³, fundido na fábrica Willys de Taubaté (SP). O seu índice de nacionalização chegava perto dos 80%, um feito para a época, início da indústria automobilística do Brasil.
Na década de 1960, a produção do Jeep continuava a todo vapor, se somando aos outros veículos fabricados pela empresa — Rural, Pick-Up, Aero-Willys — e Renault Dauphine/Gordini/1093, já que a Renault detinha 15% do capital da Willys. O nome Jeep era tão forte, mais do que Willys, que todos os funcionários das linhas de montagem tinham o uniforme bordado com a marca em letras garrafais.
Em 1966, a primeira grande novidade, apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo, foi o Jeep em versão especial “Praia”, com tração traseira somente, suspensão mais macia, para-choques e calotas cromados e acabamento bem jovial. Em 1967/1968, quando a Willys-Overland do Brasil foi adquirida pela Ford, a produção do Jeep e dos outros utilitários tiveram continuidade, já com o oval azul sendo amplamente vinculado na mídia. A Ford herdou uma mina de ouro, qual seja, o nome e a imagem do Jeep
Em 1972 eu trabalhava na Engenharia Avançada da Ford no Centro de Pesquisas em São Bernardo do Campo e uma das minhas atribuições era ajudar no desenvolvimento de veículos militares para as Forças Armadas, particularmente o Exército Brasileiro, participando inclusive em testes feitos na Restinga de Marambaia, no litoral fluminense. Mantínhamos também excelente relacionamento com o Instituto Militar de Engenharia (IME), tanto é que os alunos primeiros colocados no curso de Engenharia de Automóveis tinham o direito de estagiar na engenharia da Ford por um período variável de três a seis meses. Eu, particularmente, troquei muito conhecimento com estes estagiários de primeira linha, inclusive desenvolvendo softwares para cálculos estruturais de chassis.
Em 1976, mais uma modificação relevante: o Jeep recebe o novo motor Ford 2,3-litros OHC “Georgia” produzido na fábrica de Taubaté. Este mesmo motor equipou também os outros utilitários e o Maverick, além de ser exportado para a matriz nos EUA para uso numa versão do Mustang.
Em 1980 a Ford iniciou o Programa JIP (Jeep improvement program) para a atualização e melhoria do Jeep Ford para o mercado brasileiro. Este foi um programa amplo que revisava praticamente todos os sistemas do veículo e infelizmente a única modificação que foi aprovada e entrou em produção foi o conjunto de pedais oriundo do Ford Corcel. O jipinho ficou uma graça e sem dúvida faria sucesso ainda nos dias de hoje. A Ford abandonou definitivamente a produção do Jeep e seus utilitários derivados, sem remorsos, em vez de tentar eternizar a marca em seu oval azul. Hoje a Ford possivelmente está arrependida por ter descontinuado o Jeep.
É notório que na junção da Fiat com a Chrysler a FCA desenvolveu o resgate total do nome Jeep, com dois SUV, o Renegade e o Compass, que em pouco tempo de produção vêm mantendo vendas crescentes e relevantes, principalmente no mercado brasileiro. Do Jeep, além do nome, foi mantida a lembrança da grade dianteira com setefendas, herança do Civilian Jeep. Os modelos militares adotavam a grade dianteira com nove entradas.
Hoje a homenagem vai para a FCA, que investiu em uma moderna fabrica no Brasil onde produz os chamativos Renegade e Compass e que com méritos em sensação de robustez e aparência, vêm conquistando o consumidor no segmento dos SUV.
Pelo andar da carruagem, temos mais dois fortíssimos candidatos para a posteridade no mercado.
CM