“Vocês não gostariam de testar o Passat?” perguntou-me por telefone o responsável pela frota de imprensa da Volkswagen. Pedi-lhe que aguardasse na linha enquanto verificava se o havíamos testado, para constatar que só no breve percurso de teste no dia do lançamento, 24/11/2015, com matéria publicada no dia 30 seguinte. Como o tempo voa… Disse-lhe que sim, daí esta revisita.
Pegamos a versão Highline, topo, que tem preço público sugerido de R$ 177.432, mas que com essa cor prata Tungstênio, ao lado de outras cinco metálicas, custa R$ 1.893 extras. Se fosse a perolizada pret0 Mystic, R$ 2.711 mais. A única cor sem acréscimo é a sólida branco Puro. O ótimo teto solar acresce mais R$ 5.800 à conta.
Em relação ao produto oferecido no lançamento há 22 meses, a maior parte do Pacote Premium passou a ser de série. Esse pacote, só para informação, pode ser visto agrupado e destacado no final da lista de equipamentos após a ficha técnica. O assistente de mudança de faixa e o sistema de áudio premium Dynaudio Confidence, 10+1 alto-falantes, amplificador digital e subwoofer, foram suprimidos.
Esse Passat é o de oitava geração, é produzido na fábrica de Emden, na Alemanha, de onde saíram os milhões de Fuscas para os EUA e Canadá nos anos 60/70, e foi apresentado pela primeira vez no Salão de Paris de 2014. É síntese do que a fabricante alemã oferece em conforto, comodidade, eficiência, desempenho e, sobretudo, prazer de dirigir nesse segmento. Tudo o que se olha e toca nele transmite precisão. Tudo isso deu para perceber no breve teste oferecido no dia do lançamento, mas nada como o uso no dia a dia. É daqueles carros dá pena estacioná-lo na garagem.
Uma notável mudança é o quadro de instrumentos totalmente virtual e programável (opcional), já visto no Audi TT, que é um show à parte. Além da precisão de leitura e sem nenhuma paralaxe, o mapa do GPS pode ser colocado entre o conta-giros (à esquerda) e o velocímetro, proporcionando consulta ideal. No velocímetro há uma pequena janela na parte de baixo mostrando a velocidade em dígitos, muito útil.
A VW informa que a estrutura é completamente nova, a mesma do Golf VII, e que a rigidez torcional aumentou 7,1%, para 30.000 Nm/º. O motor é um 4-cilindros que pelo som parece mais um V-6. Ao comando do pé direito despeja 220 cv já a 4.500 rpm e assim vai até 6.200 rpm, resultado do notável torque de 35,7 m·kgf a 1.500 rpm que segue num “planalto” até 4.400 rpm. Dá gosto sentir o câmbio robotizado de duas embreagens (em banho de óleo) ir empilhando marchas da primeira à sexta e última, seja manualmente ou deixando o câmbio fazer o que ele quer.
O curioso e apreciável nesse câmbio, nesse modelo específico, é o acoplamento das embreagens nas trocas sem a “secura” de outros exemplares da marca e do grupo, que ficaria em desacordo com o espírito deste sedã. É perfeito.
O motor é EA-888 turbo atualizado com coletor de escapamento integrado ao cabeçote e injeção dupla, no duto e direta. A válvula de alívio do turbocompressor é por atuação elétrica e a bomba de óleo é de pressão variável. Os dois comandos (a corrente) têm variador de fase e as válvulas de escapamento contam com duas alturas de levantamento. Estado da arte mesmo.
É a razão de o peso de 1.499 kg aparentar ser menos, evidenciado pelo 0-a-100 km/h em 6,7 segundos e pela maneira como acelera rápido nas faixas alta de velocidade, para o que o Cx 0,28 com área frontal corrigida de 0,63 m² concorre.
Mesma sensação de leveza vem nas curvas, produto tanto de primorosa suspensão McPherson/multibraço quanto dos pneus 235/45R18W. Se numa viagem um deles furar, o estepe é exatamente igual. E o estepe de dimensões normais não roubou espaço significativo do porta-malas, que é de cavernosos 586 litros e que pode ser muito bem aproveitado, já que a carga útil é de 581 kg. Cinco passageiros de 80 kg podem levar 181 kg de malas e outros objetos. A relação de direção não foi informada, mas certamente está no grupo das rápidas.
É claro que para proporcionar tudo isso, inclusive espaço quase-limusine no banco traseiro (conta com ar-condicionado ali) o Passat teria de ter grandes proporções. São 4.767 mm de comprimento, 1.832 mm de largura sem contar os espelhos (2.083 com), 1.476 mm de altura (aplausos, menos de 1,5 metro) e o indispensável, para tudo isso, entre-eixos de 2.791 mm. As bitolas aumentaram 30 mm em relação à geração anterior.
É um carro um tanto longe do ideal para o trânsito denso e suas faixas de rolamento ridiculamente estreitas como as de muitas avenidas de São Paulo, e o diâmetro mínimo de curva de 11,7 metros afeta a agilidade em determinadas condições. Dificilmente se encontrará uma vaga paralela à guia da calçada para ele. Mas dirigi-lo por aí é mesmo muito prazeroso e compensa por larga margem essa desvantagem.
Há novos sistemas de assistência ao motorista, de infotenimento e de comodidade, tornando o rodar ainda mais seguro. Há uma nova geração do controle dinâmico do chassi, com cinco modos de condução e amortecedores com controle eletrônico. Tecnologias como assistência dianteira com frenagem de emergência na cidade e alerta de tráfego traseiro foram incorporadas. Há a função desliga-liga motor nas paradas no trânsito, que pode ser desativada. O freio de estacionamento é elétrico e o veículo conta com a função de freio automático que atua sempre que para, soltando-se ao acelerar.
É mesmo um carro que tem tudo que se precisa para uma utilização agradável e confortável, com espaço de sobra para ocupantes e bagagem. Quando se quer, atende à perfeição a vontade ou necessidade de andar (bem) rápido. A lamentar apenas — não me canso de ser repetitivo — a falta da faixa degradê no para-brisa. É tão fácil e barato tê-la!
BS
FICHA TÉCNICA VW PASSAT 2,0 TSI HIGHLINE | |
MOTOR | |
Designação | EA888 |
Instalação | Dianteiro, transversal |
Material do bloco/cabeçote | Ferro fundido/alumínio |
N° de cilindros/configuração | Quatro/em linha |
Aspiração | Forçada por turbocompressor, interresfriador de ar |
Diâmetro x curso (mm) | 82,5 x 92,8 |
Cilindrada (cm³) | 1.984 |
Taxa de compressão (:1) | 9,6 |
Potência máxima (cv/rpm) | 220/4.500 a 6.200 |
Torque máximo (m·kgf/rpm | 35,7/1.500 a 4.400 |
Corte de rotação (rpm) | 6.500 |
N° de válvulas por cilindro | 4, atuação indireta por alavanca-dedo roletada |
N° de comandos de válvulas | Dois, no cabeçote, correia dentada, variador de fase na admissão e escapamento |
Formação de mistura | Injeção direta |
Gerenciamento do motor | Bosch MED |
Combustível | Gasolina comum (95 octanas RON) |
TRANSMISSÃO | |
Embreagem | Duas, automáticas, em banho de óleo |
Câmbio | Transeixo dianteiro de 6 marchas robotizadas à frente e ré, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 2,933; 2ª 1,792; 3ª 1,125; 4ª 0,773; 5ª 0,811; 6ª 0,636; ré 3,351 |
Relações de diferencial (:1) | 4,769 e 3,444 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora tubular |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora tubular |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,7 |
Relação de direção (:1) | n.d. |
N° de voltas entre batentes | 2,7 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo |
Dianteiro (Ø mm) | Disco ventilado/312 |
Traseiro (Ø mm) | Disco/300 |
Controle | ABS, EBD e assistência à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio 8Jx18, inclusive estepe |
Pneus | 235/45R18W |
Marca e tipo no carro testado | Continental ContiSportContact |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.499 |
Carga máxima | 581 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, sedã 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,28 |
Área frontal (m²) | 2,26 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,63 |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.767 |
Largura sem/com espelhos | 1.832 / 2.083 |
Altura | 1.476 |
Distância entre eixos | 2.791 |
Bitola dianteira/traseira | 1.581/1.565 |
Distância mínima do solo | 150 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 586 |
Tanque de combustível | 66 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 6,7 |
Velocidade máxima (km/h) | 246 |
CONSUMO (Europeu extrapolado) | |
Cidade (km/l) | 9,8 |
Estrada (km/l) | 13,1 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 6ª (km/h) | 55,9 |
Rotação em 6ª a 120 km/h (rpm) | 2.150 |
Rotação à velocidade máxima, 5ª (rpm) | 5.600 |
EQUIPAMENTOS DO PASSAT 2,0 TSI HIGHLINE |
Acendedor de cigarros e cinzeiro no console central |
Apliques decorativas internas em alumínio escovado (painel e portas) |
Apoios lombares nos bancos dianteiros com ajuste elétrico, lado do motorista com função de massagem |
Ar-condicionado digital automático Climatronic trizona |
Assistente de partida em aclive |
Bancos dianteiros com ajuste elétrico e aquecimento, lado do motorista com memória e função de facilitar acesso |
Bloqueio eletrônico do diferencial “EDS / XDS” |
Bolsas infláveis:duas frontais obrigatórias com desativação do lado do passageiro, duas laterais nos bancos dianteiros e duas de cortina |
Câmbio robotizado DSG de 6 marchas com função Tiptronic |
Câmera de ré |
Cintos de segurança traseiros de três pontos (três) |
Computador de bordo com display multifuncional “Premium Color” |
Console central com apliques “preto brilhante” |
Controle de tração |
Controle eletrônico de estabilidade |
Descans-braço dianteiro com ajuste de altura e longitudinal, com porta-objetos |
Desliga-liga motor nas paradas (Start-Stop) |
Detector de fadiga |
Direção eletroassistida |
Encosto do banco traseiro dividido 40:60 e rebatível, com descansa-braço central e porta-copos |
Engates Isofix para dois bancos infantis com ponto de fixação superio |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico rebatíveis e com aquecimento e antiofuscamento automático e memória no do lado do motorista |
Estepe com roda de alumínio |
Faróis e luz traseira de neblina |
Faróis em LED com assistente dinâmico de farol alto e luz de rodagem diurna (DRL) em LED |
Freio de estacionamento elétrico e função de freio automático |
Freios com ABS obrigatório e EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) |
Frisos laterais cromados |
Iluminação ambiente em LED na região dos pés (frente) |
Iluminação ambiente monocromática nas decorações das portas |
Indicador de perda da pressão dos pneus |
Lanternas traseiras escurecidas em LED |
Luzes de leitura dianteira e traseira |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Ponteira de escapamento dupla (lado esquerdo e direito) |
Porta-copos dianteiro com cobertura |
Quadro de instrumentos digital programável |
Regulagem dinâmica do facho do farol |
Relógio analógico no painel de instrumentos |
Revestimento dos bancos em couro “Nappa” |
Rodas de alumínio 18″ “Dartford” com pneus autosselantes 235/45 R18 |
Seleção do perfil de condução “Mode” (Normal/Esporte/Eco/Comforto) com regulagem personalizável do chassi |
Sensor crespuscular com luz de aproximação/afastamento do veículo |
Sensor de chuva |
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro |
Sistema de acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor |
Sistema de alarme com comando remoto e destravamento de portas sem chave |
Sistema de monitoramento frontal |
Soleiras nas portas em aço inoxidável |
Tampa porta-malas com abertura por sensor sob o para-choque traseiro |
Tapetes adicionais |
Tomada de 12 V no console central e porta-malas |
Volante multifuncional em couro com comandos do rádio, comp. de bordo, controlador automático de velocidade de cruzeiro e borboletas |
PACOTE PREMIUM (itens que agora são de série) |
Sistema de infotenimento “Discover Media” com rádio CD-Player, tela tátil de 6,5″, App-Connect, comando de voz, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para dois SD-Cards, conexão USB mais Aux-In com com interface para iPod/iPhone, navegador e 8 alto-falantes (4 são tweeters) |
Controle de cruzeiro adaptativo com função frenagem de emergência até 30 km/h |
Assistente de estacionamento |
Sistema de proteção ativa dos ocupantes |