A Volkswagen alemã anunciou hoje (4) o lançamento do up! GTI para breve e abriu a carteira de pedidos. Preços a partir de € 16.975, equivalente a R$ 65.354.
O motor é o tricilindro turbo que já conhecemos do Golf 1,0 TSI e do novo Polo 200 TSI, de 115 cv (aqui 116 cv devido aos 27% de álcool na gasolina) e torque de número mágico 200 (newtons·metro), que na nossa mais conhecida unidade é 20,4 m·kgf.
O desempenho é 0-100 km/h em 8,8 segundos e velocidade máxima de 196 km/h.
Nada foi adiantado sobre câmbio, que tudo indica continua manual ou robotizado de cinco marchas.
Rodas são de 17 polegadas que enchem mais os arcos dos para-lamas devido à altura de rodagem 15 mm menor que o padrão lá (o nosso é 26 mm mais alto do que na Europa, portanto o up! GTI é 41 mm mais baixo que o nosso).
Na carroceria, o defletor de teto é maior para mais força vertical descendente, melhorando velocidade em curva.
O volante de direção é esportivo e revestido de couro, o pomo da alavanca é padrão dos GTI e o revestimento do bancos, xadrez, claro.
As cores são as sólidas Vermelho e branco Puro e as opcionais metálicas prata Escuro e preto Pérola.
O up! GTI inaugura, na indústria, o novo procedimento de teste de consumo WLTP (sigla de procedimento harmonizado de teste de consumo de veículos leves), já adotado por alguns países como Japão, Índia e os da União Europeia, que informa consumo e emissões mais realistas. A nova versão do up! foi medida por este procedimento e registrou consumo médio entre 17,5 e 17,8 km/l.
BS