A Volkswagen reuniu a imprensa anteontem (9/3) para mostrar o Passat 2018 e oferecer um breve teste, bem como comunicar reposicionamento de preço, agora R$ 164.220, redução de R$ 13.510. A única versão passa a ser a Highline.
A única cor incluída nesse preço é o branco Puro. Há seis metálicas por R$ 1.750 (azul Atlantic, azul Harvard, cinza Manganês, marrom Oak, prata Sargas e vermelho Crimson) e uma perolizada, a preto Mystic, por R$ 2.500. O único opcional é o teto solar panorâmico (R$ 5.370). O estofamento pode ser bege claro ou preto, a escolher.
A atual geração, oitava (B8), foi lançada no Salão de Paris de 2014 como ano-modelo 2015, aqui chegando no final do ano seguinte. A diferença básica para a geração anterior é o projeto totalmente novo, marcado pela adoção da nova e alardeada estrutura da marca alemã, a MQB — o segundo a utilizá-la, precedida pelo Golf 7 dois anos antes.
O motor é o 2-litros turbo EA888 de terceira geração, de dupla injeção (direta e no duto), a gasolina, de 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm, com torque de 35,7 m·kgf de 1.500 a 4.400 rpm. O câmbio é o DSG, robotizado de seis marchas com dupla embreagem banhada em óleo, com trocas automáticas ou sequenciais pela alavanca seletora ou pelas borboletas atrás do volante. O Passat é produzido na fábrica VW em Emden, na Alemanha, construída só para produzir o Fusca de exportação para os EUA e Canadá no tempo de sua alta demanda nos anos 1960.
Como pesa 1.529 kg, são 6,95 kg/cv de relação peso-potência, suficiente para levá-lo da imobilidade a 100 km/h em 6,8 segundos e chegar a 246 km/h.
O consumo de gasolina (Inmetro) é 10,4 km/l na cidade e 12,9 km/l, na estrada. Em 6ª marcha a v/1000 em 6ª é 55,9 km/h, o que resulta em 2.150 rpm a 120 km/h reais.
Os itens de segurança são os numerosos habituais da marca, mas há um que é notável: numa colisão frontal os encostos de cabeça dianteiros se deslocam para frente, eliminando ou reduzindo o efeito-chicote, em que a cabeça volta violentamente para trás e pode causar lesão na coluna cervical.
O Passat é um sedã grande, muito espaçoso mesmo para os ocupantes do banco traseiro e o porta-malas acomoda nada menos que 586 litros. Com os encostos dos banco traseiro divididos 40:60 rebatidos (rebatem automaticamente por comando mecânico estando a tampa do porta-malas aberta) a capacidade de bagagem sobe para 1.152 litros.
O ar-condicionado digital automático é trizona e a saída para o espaço traseiro conta com ajuste individual de temperatura também.
As dobradiças são “pescoço de ganso”, porém embutidas no revestimento do porta-malas, e não têm como danificar a bagagem. A abertura da tampa do porta-malas é elétrica “mãos livres” mediante movimento lateral do pé sob o para-choque traseiro. O estepe é armazenado com a face externa voltada para o seu poço e requer removê-lo para calibrar o pneu.
Veja em seguida à ficha técnica a extensa relação de equipamentos do Passat, em especial os itens de infotenimento.
Para quem é o Passat? É para quem precisa de muito espaço com porta-malas generoso, recusa-se a entrar no admirável mundo novo dos suves, não se atrapalha com carro grande (4.767 mm de comprimento e 2.083 mm contando os espelhos), aprecia desempenho e comportamento exemplar nas curvas, não tem sentimento de culpa por não andar num carro flex e, segundo estudos de marketing da fabricante, tem ganho mensal de 30 mil reais.
BS
FICHA TÉCNICA VW PASSAT 2,0 TSI HIGHLINE 2018 | |
MOTOR | |
Designação | EA888 geração 3 |
Instalação | Dianteiro, transversal |
Material do bloco/cabeçote | Ferro fundido/alumínio |
N° de cilindros/configuração | Quatro/em linha |
Aspiração | Forçada por turbocompressor, interresfriador de ar |
Diâmetro x curso (mm) | 82,5 x 92,8 |
Cilindrada (cm³) | 1.984 |
Taxa de compressão (:1) | 9,6 |
Potência máxima (cv/rpm) | 220/4.500 a 6.200 |
Torque máximo (m·kgf/rpm | 35,7/1.500 a 4.400 |
Corte de rotação (rpm) | 6.500 |
N° de válvulas por cilindro | 4, atuação indireta por alavanca-dedo roletada |
N° de comandos de válvulas | Dois, no cabeçote, corrente, variador de fase na admissão e escapamento |
Formação de mistura | Injeção direta e no duto |
Gerenciamento do motor | Bosch MED |
Combustível | Gasolina comum (95 octanas RON) |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Tensão (V) | 12 |
Capacidade da bateria (A·h) | 68 |
Alternador (A) | 140 |
TRANSMISSÃO | |
Embreagem | Duas, automáticas, em banho de óleo |
Câmbio | Transeixo dianteiro de 6 marchas robotizadas à frente e ré, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 2,933; 2ª 1,792; 3ª 1,125; 4ª 0,773; 5ª 0,811; 6ª 0,636; ré 3,351 |
Relações de diferencial (:1) | 4,769 e 3,444 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora tubular |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora tubular |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,7 |
Relação de direção (:1) | n.d. |
N° de voltas entre batentes | 2,7 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo |
Dianteiro (Ø mm) | Disco ventilado/310 |
Traseiro (Ø mm) | Disco/300 |
Controle | ABS, EBD e assistência à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio 8Jx18, inclusive estepe |
Pneus | 235/45R18W (Continental ContiSportContact) |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.529 |
Carga máxima | 581 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, sedã notchback 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,28 |
Área frontal (m²) | 2,26 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,63 |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.767 |
Largura sem/com espelhos | 1.832 / 2.083 |
Altura | 1.476 |
Distância entre eixos | 2.791 |
Bitola dianteira/traseira | 1.581/1.565 |
Distância mínima do solo | 150 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 586 |
Tanque de combustível | 66 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 6,8 |
Velocidade máxima (km/h) | 246 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE | |
Cidade (km/l) | 10,4 |
Estrada (km/l) | 12,9 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 6ª (km/h) | 55,9 |
Rotação em 6ª a 120 km/h (rpm) | 2.150 |
Rotação à velocidade máxima, 5ª (rpm) | 5.600 |
EQUIPAMENTOS DO PASSAT 2,0 TSI HIGHLINE 2018 |
Acendedor de cigarros e cinzeiro no console central |
Ajuste manual de altura e distância do volante |
Alças de teto (4) |
Apliques decorativas internas em alumínio escovado (painel e portas) |
Apoios lombares nos bancos dianteiros com ajuste elétrico, lado do motorista com função de massagem |
Ar-condicionado digital automático Climatronic trizona |
Assistente de estacionamento |
Assistente de partida em aclive |
Bancos dianteiros com ajuste elétrico, massageador lombar elétrico, aquecimento, lado do motorista com memória e função de facilitar acesso recuando |
Bloqueio eletrônico do diferencial EDS/XDS |
Bolsas infláveis: duas frontais (obrigatórias) com desativação do lado do passageiro, duas laterais nos bancos dianteiros e duas de cortina |
Câmbio robotizado DSG de 6 marchas com função Tiptronic |
Câmera de ré |
Cintos de segurança traseiros de três pontos (três) |
Computador de bordo com display multifuncional “Premium Color” |
Console central com apliques “preto brilhante” |
Controle de cruzeiro adaptativo com função frenagem de emergência até 30 km/h |
Controle de velocidade de cruzeiro e distância adaptativos |
Descansa-braço dianteiro com ajuste de altura e longitudinal, com porta-objetos |
Desliga-liga motor nas paradas (Start-Stop) |
Detector de fadiga |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Encosto do banco traseiro dividido 40:60 e rebatível, com descansa-braço central e porta-copos |
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico rebatíveis e com aquecimento e antiofuscamento automático e memória no do lado do motorista |
Estepe com roda de alumínio igual às demais |
Faróis e luz traseira de neblina |
Faróis em LED com assistente dinâmico de farol alto e luz de rodagem diurna (DRL) em LED |
Freio de estacionamento elétrico e função de freio automático |
Freios com ABS (obrigatório) e EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) |
Frisos laterais cromados |
Iluminação ambiente em LED na região dos pés (frente) |
Iluminação ambiente monocromática nas decorações das portas |
Indicador de perda da pressão dos pneus |
Lanternas traseiras escurecidas em LED |
Luzes de leitura dianteira e traseira |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Ponteira de escapamento dupla (lado esquerdo e direito) |
Porta-copos dianteiro com cobertura |
Quadro de instrumentos digital programável com tela de 12,3 pol e resolução 1.440 x 540 pixels |
Regulagem dinâmica do facho do farol |
Relógio analógico no painel de instrumentos |
Revestimento dos bancos em couro “Nappa” |
Rodas de alumínio 18″ “Dartford” com pneus 235/45R18W (5) |
Seleção do perfil de condução “Mode” (Normal/Esporte/Eco/Comforto) com regulagem personalizável do chassi |
Sensor crepuscular com luz de aproximação/afastamento do veículo |
Sensor de chuva |
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro |
Sistema de acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor |
Sistema de alarme com comando remoto e destravamento de portas sem chave |
Sistema de infotenimento “Discover Pro com rádio CD-Player, tela tátil de 9,2”, App-Connect, comando de voz, controle por gestos, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para dois SD-Cards, conexão USB mais Aux-In com com interface para iPod/iPhone, navegador e 8 alto-falantes (4 são tweeters), connectividade com smartphones por meio do App-Connect para plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto/Google, permite uso do Waze ou Google Maps, e Spotify |
Sistema de monitoramento frontal |
Sistema de proteção ativa dos ocupantes |
Soleiras nas portas em aço inoxidável |
Tampa porta-malas com abertura elétrica por sensor sob o para-choque traseiro |
Tapetes adicionais |
Tomada de 12 V no console central e porta-malas |
Volante multifuncional em couro com comandos do rádio, computador de bordo, controlador automático de velocidade de cruzeiro, e borboletas |