A Lexus, marca de luxo da Toyota, apresentou terça-feira passada à noite, em São Paulo, o novo LS 500h, híbrido, já como ano-modelo 2019. O modelo é a quinta geração e surgiu em 1989. A versão, o primeiro híbrido da linha LS 500, foi apresentada no Salão de Genebra de 2017, portanto há treze meses.
É um luxuoso sedã cupê, e grande: 5.235 mm de comprimento (mais 25 mm que no de geração anterior) com entre-eixos de nada menos 3.125 m (mais 35 mm), largura de 1.900 mm (sem contar os espelhos, mais 20 mm) e altura de 1.450 mm (menos 15 mm. As rodas de 20 polegadas com pneus 245/45R20 contribuem para o visual imponente. Não há informação de peso, mas certamente passa bem de 2.000 kg, e a suspensão é pneumática, com disposição multibraço na frente e atrás.
O motor é V-6 de 3,5 litros (3.456 cm³, 94 x 83 mm) de duplo comando com variadores de fase, de acionamento por corrente, e quatro válvulas por cilindro. com injeção direta. Entrega 299 cv a 6.600 rpm e 37,5 m·kgf a 5.100 rpm, combinado com os dois motores elétricos de 179 cv e 30,6 m·kgf total, para a potência combinada de 359 cv; a taxa de compressão é 13:1 e a aceleração 0-100 km/h declarada é feita em 5,4 segundos. O consumo (de gasolina) declarado é 10,2 km/l na cidade e 11,5 km/l, na estrada.
O câmbio automático é de quatro marchas, porém um sistema híbrido multiestágio que não está bem explicado, como se fossem quatro marchas (“estágios”) adicionais ao câmbio epicíclico de quatro marchas, proporciona a sensação de 10 marchas, segundo a Lexus.
Haverá a cessão de uma unidade para teste no início do mês que vem (agendada pela Lexus) seguida de palestra técnica dedicada ao AE, ocasião em que essa questão da transmissão será devidamente esclarecida.
No resto, toda a parte de conforto e segurança reúne tudo o que se conhece, até desvio automático de pedestre — lembra-se do atropelamento da ciclista atravessando uma avenida, por um carro autônomo da Uber, em Tempe, no Arizona, mês passado? Pelo que foi dito isso não ocorreria (nossa opinião).
O volume de vendas deste Lexus 500h será pequeno, 20 unidades por ano. É um carro para poucos: custa R$ 760 mil. De qualquer maneira, tenho curiosidade de dirigi-lo.
BS