Depois da apresentação a que o Bob Sharp esteve presente e descreveu o novo Tiguan, agora chamado Allspace, chegou o momento de andar nos modelos de cinco e sete lugares.
O básico 250 TSI é muito equilibrado, diria até plenamente satisfatório para uso com uma família de tamanho normal. Incrível entender o quão bem o carro anda com o pequeno motor 1,4-litro turbocomprimido. Turbos são mesmo uma maravilha a ser devidamente apreciada, se não em velocidades altas, cada vez menos aplicáveis em estradas brasileiras, ao menos nas retomadas em que a potência em baixa rotação é mais necessária. Esse motor é flexível em combustível, o mesmo aplicado no Golf, e a caixa de câmbio DQ250 é de dupla embreagem em banho de óleo, com seis marchas. Acelera de 0-100 km/h em 9,5 segundos e chega a 198 km/h de velocidade máxima.
Tração dianteira, câmbio automático suave e que não irrita nas trocas, suspensão firme que permite estabilidade segura e que conta ainda com os auxílios eletrônicos para corrigir exageros ou erros, mas que tem buchas que não absorvem totalmente as pancadas secas, parte disso devido às rodas de 17 polegadas com pneus de perfil baixo.
O espaço para quem senta atrás é impressionante pelo tamanho do carro. Os bancos com revestimento em tecido agradam muito, já que é difícil vê-los em carros de categorias mais caras, e são menos quentes que os de couro, além de mais fáceis de limpar. Cada um tem suas vantagens.
O ar-condicionado é trizona, esquerda e direita na frente e no banco traseiro, com ventilador e seleção de temperatura na parte traseira do console.
No 350 TSI R-Line, o topo da linha, a vida é outra. São 70 cv e 10,2 m·kgf adicionais, movendo a tração nas 4 rodas muito parecida em conceito e construção ao quattro Ultra, que faz dos Volkswagens semi-Audis. Se o motorista precisar andar rápido, estará sem dúvida mais tranquilo nessa versão, pois o carro alto e nada leve faz curvas com aderência espantosa, ajudado pelos grandes pneus largos em rodas de 19 polegadas. Fica ainda um pouco mais sujeito à pancadas secas em piso ruim por isso. O R-Line acelera de 0-100 km/h em 6,8 segundos e chega a 223 km/h de velocidade máxima.
Todos os Tiguan usam suspensão dianteira McPherson, montada em um subchassi de aço, e tem barra estabilizadora. Na traseira, também com subchassi, duas multibraço diferentes, um para o carro de tração dianteira e a outra para o 4Motion, mas ambas tem 4 braços por roda e barra estabilizadora.
Os quatro modos de condução que podem ser escolhidos no 350 TSI estão atrelados ao sistema 4Motion, e as capacidades estão detalhadas nas fotos que fiz dos slides, durante a apresentação técnica. Eles mostram os parâmetros que são modificados em cada um dos modos, Normal, Snow, Offroad e Offroad individual.
O motor dessa versão é de 2 litros, sendo movido apenas por gasolina, e é o mesmo usado no Golf GTI e no Passat, com diferente calibração para um carro mais pesado e com câmbio diferente, o DQ 500, um dupla-embreagem de sete marchas.
A solução dos sete lugares é ótima, apenas sendo delicado o acesso aos dois bancos que ocupam lugar de bagagem quando em uso, cujo espaço para passagem e acomodação não é para pessoas muito altas ou volumosas. Para ajudar, a segunda fileira desliza em trilhos, dividida 60:40 para maior praticidade. Na carroceria mais curta sem os dois bancos extras, o porta-malas tem 710 litros, 686 litros no carro de sete lugares. Com o banco traseiro totalmente rebatido são 1.870 litros no cinco-lugares ou 1.761 no sete-lugares. Por fim, com sete ocupantes a bordo, restam nessa versão 216 litros de espaço, pouco, mas compreensível, já que o carro não é u SUV enorme, daqueles de ocupar espaço de caminhão pequeno nas ruas.
Apenas no R-Line a tampa do porta-malas pode ser aberta pelo movimento do pé abaixo de um sensor escondido sob o para-choque traseiro. Para fechar, aciona-se uma tecla por dentro da tampa e, ao se afastar do carro com a chave no bolso, a tampa se fecha sozinha. Mesmo com a tecla acionada, se a pessoa estiver debaixo da tampa, ela não se move. Há outro botão para fechamento imediato, como em outros carros da categoria dos SUVs.
Foi incluído também o Park Assist 3.0 que estaciona o carro em vagas perpendiculares tanto de frente quanto de traseira, além do paralelo (baliza).
No R-Line há controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que varia a velocidade de acordo com o carro à frente, e também a frenagem automática para evitar colisões. Este atua em maneiras diferentes dependendo das faixas de velocidade que o carro se desloca.
Os instrumentos do painel são virtuais, tela do tipo TFT, muito semelhante aos já usados nos Audis e Polo/Virtus 200 TSI quando com o opcional, e funciona de forma perfeita, assim como são os gráficos do sistema multimídia, o navegador GPS sendo particularmente impressionante.
Os preços foram informados na matéria do Bob, mas não custa repetir: 250 TSI, R$ 124.990; Comfortline 250 TSI, R$ 149.990; e R-Line 350 TSI, R$ 179.990.
Em breve teremos o Tiguan Allspace para nossa avaliação no uso normal, e entenderemos melhor a versatilidade do novo carro, que parece ter condições de aumentar a participação da Volkswagen nessa fatia de mercado.
JJ
Mais fotos, e a seguir ficha técnica e principais equipamentos:
FICHA TÉCNICA VW TIGUAN ALLSPACE | ||||
Versão | 250 TSI | Comfortline 250 TSI | R-Line 350 TSI | |
MOTOR | ||||
Designação | EA211 R4 | EA211 R4 | EA888 | |
Instalação | Dianteiro, transversal | Dianteiro, transversal | Dianteiro, transversal | |
Material do bloco/cabeçote | Alumínio | Alumínio | Ferro fundido/alumínio | |
N° de cilindros/configuração | Quatro/em linha | Quatro/em linha | Quatro/em linha | |
Aspiração | Forçada por turbocompressor, interresfriador de ar | Forçada por turbocompressor, interresfriador de ar | Forçada por turbocompressor, interresfriador de ar | |
Diâmetro x curso (mm) | 74,5 x 80 | 74,5 x 80 | 82,5 x 92,8 | |
Cilindrada (cm³) | 1.395 | 1.395 | 1.984 | |
Taxa de compressão (:1) | 10 | 10 | 9,6 | |
Potência máxima (cv/rpm) | 150/5.000 a 6.000 | 150/5.000 a 6.000 | 220/4.300 a 6.200 | |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 25,5/1.400 a 3.500 | 25,5/1.400 a 3.500 | 35,7/1.600 a 4.200 | |
N° de válvulas por cilindro | 4, atuação indireta por alavanca-dedo roletada, fulcro hidráulico | |||
N° de comandos de válvulas | 2, correia dentada, variador de fase na admissão e escapamento | |||
Formação de mistura | Injeção direta | Injeção direta | Injeção direta | |
Gerenciamento do motor | Bosch MED | Bosch MED | Bosch MED | |
Combustível | Gasolina comum (95 octanas RON) e/ou álcool | Gasolina comum (95 octanas RON) e/ou álcool | Gasolina comum (95 octanas RON) | |
TRANSMISSÃO | ||||
Embreagem | Duas, automáticas | Duas, automáticas, | Duas, automáticas | |
Câmbio | Transeixo dianteiro de 6 marchas robotizadas à frente e ré, tração dianteira | Transeixo dianteiro de 6 marchas robotizadas à frente e ré, tração dianteira | Transeixo dianteiro de 7 marchas robotizadas à frente e ré, tração integral sob demanda | |
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,462; 2ª 2,050; 3ª 1,300; 4ª 0,902; 5ª 0,914; 6ª 0,756; ré 3,987 | 1ª 3,462; 2ª 2,050; 3ª 1,300; 4ª 0,902; 5ª 0,914; 6ª 0,756; ré 3,987 | 1ª 3,562; 2ª 2,526; 3ª 1,679; 4ª 1.022; 5ª 0,788; 6ª 0,701; 7ª 0.635; ré 2,789 | |
Relações de diferencial (:1) | 4,800 e 3,600 | 4,800 e 3,600 | 4,733 e 3,994 | |
SUSPENSÃO | ||||
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | |||
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | |||
DIREÇÃO | ||||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade | |||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,9 | 11,9 | 11,9 | |
Relação de direção (:1) | 13,6 | 13,6 | 13,6 | |
N° de voltas entre batentes | 2,65 | 2,65 | 2,65 | |
FREIOS | ||||
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo | |||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/314 | Disco ventilado/314 | Disco ventilado/340 | |
Traseiros (Ø mm) | Disco/300 | Disco/300 | Disco/300 | |
Controle | ABS (obrigatório), EBD e assistência à frenagem | |||
RODAS E PNEUS | ||||
Rodas | Alumínio 7Jx17 | Alumínio 7Jx17 ou 7Jx18 | Alumínio 8,5×19 | |
Pneus | 215/65R17 | 215/65R17 ou 235/5518 | 255/45R19 | |
PESOS (kg) | ||||
Em ordem de marcha | 1.562 | 1.598 | 1.785 | |
Carga máxima | 596 | 672 | 655 | |
Peso máx. rebocável com/sem freio,até 8% (com/sem freio, kg) | 2.000/750 | 2.000/75 | 2.300/750 | |
CONSTRUÇÃO | ||||
Tipo | Monobloco em aço, crossover 4-portas, subchassi dianteiro e traseiro | |||
Número de lugares | 5 | 7 | 7 | |
AERODINÂMICA | ||||
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,336 | 0,336 | 0,343 | |
Área frontal (m²) | 2,560 | 2,560 | 2,560 | |
Área frontal corrigida (m²) | 0,860 | 0,860 | 0,878 | |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | ||||
Comprimento | 4.701 | 4.701 | 4.705 | |
Largura sem/com espelhos | 1.839 / 2.099 | 1.839 / 2.099 | 1.859/2.099 | |
Altura | 1.658 | 1.658 | 1.658 | |
Distância entre eixos | 2.790 | 2.790 | 2.790 | |
Bitola dianteira/traseira | 1.581/1.570 | 1.581/1.570 | 1.585/1.574 | |
CAPACIDADES (L) | ||||
Porta-malas | 710 | 686 com 3ª fileira escamoteada, 216 com esta armada | 686 com 3ª fileira escamoteada, 216 com esta armada | |
Tanque de combustível | 56 | 56 | 60 | |
DESEMPENHO (COM GASOLINA OU ÁLCOOL) | ||||
Aceleração 0-100 km/h (s) | 9,5 | 9,5 | 6,8 | |
Velocidade máxima (km/h) | 198 | 198 | 223 | |
CONSUMO INMETRO/PBEV | ||||
Cidade (km/l) | n.d | n.d | n.d | |
Estrada (km/l) | n.d. | n.d. | n.d. | |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||||
v/1000 em 6ª (km/h) | 47,8 | 47,8 | 54,2 | |
Rotação em 6ª a 120 km/h | 2.500 | 2.500 | 2.200 | |
MANUTENÇÃO E GARANTIA | ||||
Revisão/troca de óleo (km/tempo) | 10.000/12 meses | 10.000/12 meses | 10.000/12 meses | |
Troca do óleo do câmbio (km) | 60.000 | 60.000 | 60.000 | |
Garantia total (tempo) | Três anos | Três anos | Três anos |
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE TIGUAN ALLSPACE | 250 TSI | Comfortline 250 TSI | R-Line 350 TSI |
Acionamento elétrico da porta de carga | x | x | • |
Ar-condicionado automático de três zonas | • | • | • |
Banco do motorista com ajuste elétrico e memória | x | • | • |
Bancos de couro com aquecimento | x | • | • |
Bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro | x | x | • |
Bolsas infláveis laterais e de cortina | • | • | • |
Câmera traseira | x | • | • |
Chave presencial | x | x | • |
Controle de cruzeiro adaptativo | x | x | • |
Controle de descida | x | x | • |
Desliga/liga motor nas paradas | • | • | • |
Engates Isofix para dois bancos infantis | • | • | • |
Faróis a LED | x | • | • |
Faróis com comutação alto/baixo automática | x | x | • |
Faróis de neblina | • | • | • |
Freio de estacionamento elétrico | • | • | • |
Mesas dobráveis no dorso dos encostos dos bancos dianteiros | x | • | • |
Monitor de fadiga do motorista | • | • | • |
Monitor frontal com reconhecimento de pedestres e frenagem automática | x | x | • |
Monitoramento da pressão dos pneus | • | • | • |
Pacote visual esportivo | x | x | • |
Park Assist 3.0 | x | x | • |
Quadro de instrumentos digital configurável de 12,3 polegadas | x | x | • |
Rodas de 17 polegadas | • | x | x |
Rodas de 18 polegadas | x | • | x |
Rodas de 19 polegadas | x | x | • |
Seletor de modo de condução | x | x | • |
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro | • | • | • |
Sistema de áudio Discover Media com tela de 8″ e navegador | • | • | • |
Tração integral | x | x | • |
OPCIONAL | |||
Teto solar panorâmico – R$ 4.000 | • | • | • |