Nos dias de hoje, no nosso cotidiano, o automóvel as vezes pode nos parecer o causador do caos urbano, poluidor e perigoso, mas é indiscutível sua importância no desenvolvimento do ser humano, seja pela mobilidade que ele propiciou, seja pelos grandes avanços técnicos e desenvolvimento econômico que foram gerados graças à indústria automobilística.
Mas todos nós, autoentusiastas, amantes do automóvel, sabemos que há muita emoção positiva, paixão, e admiração embutida nesta que eu chamo de arte do automóvel.
Um designer profissional, então, eleva este sentimento a um nível superior já que ele passa uma boa parte de sua vida ao redor dele. O designer é o artista da indústria, e arte sempre esteve ligado a beleza física, à estética.
Nosso drama é lidar com os parâmetros técnicos, políticos e financeiros para gerar milhões de esculturas ambulantes.
No fundo, o automóvel meio que parece com o dono e é um dos seus maiores símbolos de status e, por isso, ele tem que ser bonito, e gosto não se discute. Cada um julga a beleza conforme sua cultura e entendimento, mas, é claro, existem entre os especialistas normas que qualificam o que é e o que não é bonito, e a melhor maneira de se fixar a beleza de qualquer obra é a fotografia.
O automóvel foi sempre meu tema preferido não só para o desenho e pintura mas especialmente para a fotografia. Fotografo carros desde antes da tecnologia digital ser inventada, o que aliás era complicado, já que só 20% das 36 fotos de cada rolo de filme eram de uma qualidade razoável, e uma vez dado o clique não havia maneira de melhorá-la. A tecnologia digital nos liberou, nos deu liberdade para tentar e perseguir a foto perfeita.
Quando eu falo “fotografar” me refiro ao ato de sair com a intenção única de praticar o ato de fotografar e não tirar selfies para postar nas redes sociais.
Além disso, toda foto minha recebe um pós-tratamento, seja somente no corte, para enquadrar o sujeito da foto devidamente ou manipulá-la para extrair efeitos e dramaticidade.
Nesta série que vou chamar de “cada foto uma história” separei para você fragmentos da minha visão sobre a beleza e poesia dos automóveis, contada através de fotos escolhidas entre as centenas que eu tenho produzido durante minha vida.