Algumas fotos que aparecem na internet acabam causando espanto aos internautas e suas aparições são seguidas das mais estranhas teorias. Aqui nesta coluna já destrinchamos algumas delas, recordando exemplos já tratados:
FUSCAS, MUITOS, DEPENDURADOS, ISSO EXISTE MESMO? Trata do Volkswrecks Bar & Museum (VWM), que significa “Bar e Museu de Volkswagens destroçados”, segundo seus criadores.
GIGANTESCA COLEÇÃO VOLKSWAGEN NA BULGÁRIA
Agora vamos deslindar a foto de abertura desta matéria, mais uma foto que recentemente causou um rebuliço na internet, com as interpretações das mais fantasiosas, algumas apontando que seriam de um colecionador excêntrico.
Na verdade, esta foto mostra o interior do galpão de hibernação de um empreendimento que oferece não só um espaço para hibernação de, em sua maioria, Kombis adaptadas para camping pela firma alemã Westfalia, mas também serviços de manutenção durante o inverno, e que possui uma área de manutenção mecânica e outra de funilaria completa que inclui a possibilidade de restaurações.
Trata-se da Garage René Caux Inc., representante Westfalia da cidade de St. Narcisse de Beaurivage, na província de Quebec no Canadá, e é localizada a uns 50 quilômetros ao sul da cidade de Quebec. A província (estado) de Quebec fica no leste do país e sua língua é predominantemente francesa.
René Caux apresenta a sua empresa, que já tem mais de 30 anos, da seguinte maneira: Ao longo dos anos, a nossa empresa de reparação e restauração de veículos recreativos Westfalia construiu uma sólida reputação. Os entusiastas e apaixonados pelos Westfalias que compõem nossa clientela vêm de todo o Quebec para nos confiar a manutenção de seus veículos.Tenha certeza de que daremos ao seu Westfalia todo o cuidado que você acha que ele precisa, seja uma cura total para o rejuvenescimento, um problema na carroceria, um problema mecânico, algum equipamento ou acessório, ou simplesmente para fornecer um abrigo ideal para o seu armazenamento (hibernação) durante o inverno.
A foto abaixo mostra o complexo de galpões que o simpático René Caux, com quem fiz contato por e-mail, montou. A empresa vem se expandindo graças à demanda crescente! É surpreendente ver como o canadense aprecia o campismo, mesmo num país onde o verão dura muito pouco. Disto resulta uma grande quantidade de Kombis de várias gerações, atualmente com ênfase no modelo T3, que necessitam de um abrigo para passar o inverno sem sofrerem danos impostos por um frio intenso de dezenas de graus negativos. Se depender do René e de sua equipe de especialistas, estes Westfalias permanecerão rodando por muitos anos.
Na foto abaixo temos: 1- novo prédio da mecânica e administração (é a fachada da empresa), 2- antigo prédio da mecânica e futuro showroom, 3- prédio da funilaria e 4– grande área de hibernação, composta por dois galpões:
Prédio da mecânica (e administração)
A garagem René Caux Inc. é uma de poucas companhias de Quebec que se especializam no reparo de todos os modelos recreacionais de veículos adaptados pela Westfalia para campismo.
Todos os entusiastas de Westfalia sabem que esses veículos, que tanto amam, são equipados com mecânica especial (e caprichosa) e que é melhor confiar a sua manutenção a técnicos competentes e experientes.
Como a garagem do René só repara Westfalias, seus mecânicos podem identificar rapidamente a origem de qualquer problema mecânico e repará-lo usando seu estoque de peças novas e usadas, economizando tempo e dinheiro dos clientes.
O resultado disto é que os clientes reconhecem que a garagem do René oferece sempre um serviço personalizado e criterioso.
Como o pessoal da garagem do René tem muitos anos de experiência na condução e no reparo de todos os modelos Westfalia, eles estão capacitados a detectar tanto qualquer ruído mecânico suspeito, quanto comportamentos anormais em estrada.
O pessoal da garagem do René diz: “Nossa principal missão é garantir que nossos clientes possam viajar sem surpresas desagradáveis e com segurança a bordo de seu veículo“.
Antigo prédio da mecânica e futuro showroom
Este prédio tinha se tornado pequeno para atender à demanda de serviços mecânicos e não havia muito espaço para ser ampliado.
E como o René me escreveu, “O prédio 2 é a antiga oficina mecânica, planejamos convertê-lo em breve em um showroom.” Isto porque eles também comercializam Westfalias.
Prédio da funilaria
Este prédio também foi ampliado para atender à demanda crescente de serviços. Na foto abaixo a área demarcada com “AVANT” (antes) era o estágio de 2004, e a área “APRÈS” (depois) é a complementação feita em 2006:
Com tantos anos de experiência no campo, a oficina de funilaria do René oferece um serviço completo de reparo estrutural dos Westfalias. O serviço pode ir de um reparo parcial, indo para uma restauração total ou simplesmente um polimento para restaurar o brilho original da pintura.
O objetivo é manter o maior tempo possível estes veículos míticos na estrada para se poder apreciá-los por muitos anos ainda.
Durante todo o processo de reparo são usados apenas materiais de alta qualidade. As peças danificadas pela corrosão são sistematicamente reparadas com aço soldado e tratadas em suas superfícies internas e externas para evitar a formação de ferrugem causada pela umidade.
Todos os acessórios e componentes como maçanetas, molduras, espelhos laterais e janelas são desmontados e não simplesmente mascarados antes da pintura.
O preparo da carroceria para pintura é uma fase dos serviços que recebe uma atenção especial. Este passo é um dos mais importantes, se não o mais importante, no processo de renovação de um veículo de acordo com os padrões adotados nesta oficina.
Os tempos de secagem dos diferentes produtos aplicados à carroceria são escrupulosamente respeitados antes de passar para a próxima operação. Nenhuma técnica de secagem forçada ou acelerada é usada. O trabalho desta oficina está mais próximo do artesanato do que do trabalho normal em uma linha de montagem.
O lema do pessoal desta oficina é “Qualquer trabalho que mereça ser feito, merece ser bem feito“, e eles afirmam que seguem este lema à risca.
Veja um vídeo sobre a área de funilaria deste empreendimento:
A melhor referência da qualidade do serviço realizado nesta oficina é o seu site, que apresenta vários exemplos de restauração com centenas de fotos bastante detalhadas. Como exemplo disto selecionei algumas fotos da restauração de uma Kombi T2 alemã ano 1972:
Nota: Um total de 112 fotos desta restauração podem ser vistas neste link .
Grande área de hibernação
Esta área atualmente é composta por um galpão gigante, cuja primeira fase foi construída em 2009 e ampliada em 2012, como mostram as fotos abaixo:
Achou esta área de hibernação grande? Mas já está prevista uma ampliação, como o René comentou: “Atualmente, temos um galpão de 3.530 metros quadrados. Em junho de 2019 construiremos um novo galpão de 5.390 metros quadrados para atender à demanda crescente.
Na área existente hoje há lugar para 350 veículos. Fazendo uma regra de três, mesmo correndo o risco de ter uma resposta imprecisa, o novo galpão teria lugar para 534 vagas, perfazendo um total de 884 veículos!!! Isto é realmente incrível.
Algumas fotos da área atual de hibernação:
A garagem René Caux oferece um serviço “turnkey” — chave na mão. Os clientes trazem os seus veículos no outono, na data combinada. O pessoal da garagem coloca os veículos em um abrigo acolhedor, entre seus camaradas, e o carro será mimado durante o inverno, conforme o que for acordado, atendendo ao gosto do cliente. A garagem assume o cuidado e a responsabilidade total até o momento do cliente vir buscar seu veículo. Quando a temporada de acampamentos chegar, basta o cliente dar um telefonema, passar uma mensagem ou enviar um e-mail notificando quando o carro será buscado. No dia acordado o veículo estará pronto para voltar para a estrada, estacionado num lugar acessível ao cliente.
A estrutura da garagem está pronta para atender, caso o cliente ache que o seu Westfalia esteja precisando de uma revisão ou intervenção de peritos para revigorá-lo. O pessoal está preparado para cuidar dos veículos deixados sob sua responsabilidade durante a “estação morta”. Com isto ninguém precisará perder nenhum dos belos dias de verão correndo atrás de reparos — verão este que é sempre muito curto para os campistas no Canadá.
Durante a internação dos veículos para hibernação, clientes e o pessoal de recepção da garagem discutem se há quaisquer verificações, reparos ou medidas preventivas de manutenção que o cliente deseja serem realizadas em seu veículo, seja um assunto de funilaria, mecânica ou algum item do equipamento embarcado, tipo geladeira, tanque de propano, etc.
A garagem também é especializada na recuperação da cobertura de tecido entre o teto rebatível e o teto do veículo; tendo para tanto as condições de fabricar peças novas em tecido de qualidade superior ao que era instalado na fábrica. Veja alguns exemplos deste item:
No caso de trabalhos menores é possível que o orçamento firme fique pronto no dia da entrega do carro para a hibernação. Mas, se for necessário fazer uma avaliação mais completa, ou se forem encontrados outros problemas maiores que possam causar uma conta mais pesada, o pessoal da oficina entra em contato com o proprietário durante o inverno para esclarecer a situação de tal modo que o cliente possa tomar uma decisão à luz de informações detalhadas do problema detectado. A oficina nunca faz reparos sem a concordância prévia do cliente.
________________________________________________________________________________________
Pois bem, mais um mistério revelado, outra matéria que veio através de uma foto na internet. Confesso que fiquei impressionado com a magnitude do empreendimento do René, decorrente de uma quantidade de Westfalias existentes no Canadá que era inesperada para mim.
Acho que o negócio do René está garantido, já que a Westfalia continua a fazer suas adaptações em veículos atuais e, pelo jeito, o grande amor dos canadenses pelo acampamento parece que não vai declinar; o que não é difícil de acontecer com as lindíssimas paisagens que aquele país oferece.
Mas é possível que, com os reconhecidamente bons serviços da empresa do René, as Kombis T3, que são atualmente a maioria das Westfalias que a oficina atende, a contar pelas fotos da área de hibernação, vão permanecer “na ativa” por muito tempo.
Um aspecto muito positivo do relacionamento do René com seus clientes é que ele divulga em seu site muitos artigos dando dicas sobre a manutenção dos veículos, esclarecimentos tipo “quebra de mitos”, etc. Assim, ele coloca à disposição toda a sua experiência colaborando ainda mais com a sua clientela.
AG
Agradeço a René Caux por sua colaboração com a minha coluna. Os contatos com ele foram feitos por e-mail. Ele deu permissão para o uso do material constante do site de sua empresa e respondeu a perguntas que eu tinha feito.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.