Para a linha 2020 do suve EcoSport a Ford empreendeu duas mudanças importantes. Uma, a versão Titanium passa a ser propulsionada pelo motor tricilindro 1,5-litro de 130/137 cv e 15,6/16,2 m·kgf, e não mais o 2-litros Direct Flex, de injeção direta, 170/176 cv e 20,6/2,5 m·kgf, Esse a partir de agora passa a ser exclusivo da versão Storm AWD, de tração nas quatro rodas do tipo sob demanda nas rodas traseiras.
Outra mudança, e restrita ao Titanium, é a eliminação do estepe externo fixado na porta de carga, solução aplicada no primeiro EcoSport, em 2003. Não o foi por razões estéticas, mas por não haver espaço para o estepe no porta-malas ou mesmo sob ele, já que derivara do Fiesta, um hatchback compacto cuja arquitetura praticamente não mudou desde então — houve ligeiro aumento do entre-eixos em 31 mm, para 2;521 mm, na segunda geração, em 2012.
Nesses anos todos o estepe externo foi alvo de discussão acalorada entre os que o apreciavam e os que não. Era defendido sob alegação de que era o jeito por não haver espaço no veículo e também — pode-se estimar meio a meio — pelo ar aventureiro, de carro “de briga”. Já os contra argumentavam ser muito feio e ser uma preocupação a mais ao estacionar para não danificar o carro de trás, além de certa vulnerabilidade para a o furto. Eu pertenço a esse grupo.
A Ford brasileira resolveu acompanhar seus pares no mundo, como Espanha, e criar a versão “sem estepe na traseira”, ou melhor, sem estepe nenhum. Para isso só havia um jeito, dotar o modelo de pneus tipo run flat, capazes de rodar sem ar sob pressão. Todo esse processo foi amplamente mostrado na matéria do Carlos Meccia, “Sem estepe!” há menos de dois meses.
O EcoSport Titanium tem preço público sugerido de R$ 103.890. Os únicos opcionais são as cores, que variam de R$ 700 a R$ 1.450, porém a do veículo testado, vermelho Arpoador, não implica custo adicional.
O Titanium é bem recheado de equipamentos desejados como teto solar, controle de estabilidade e tração bem como anticapotagem, sete bolsas infláveis (a sétima é para os joelhos do motorista), direção eletroassistida, ar-condicionado automático digital,.multimídia SYNC 3, câmera de ré, controle de cruzeiro com comando no volante, e claro, câmbio automático epicíclico de 6 marchas “da casa”, o Ford 6F-15. Na lista de equipamento no final, em seguida à ficha técnica, pode-se conhecer todos os itens da versão, que são de série.
A lamentar, como vem ocorriendo cada vez mais na indústria, a falta da faixa degradê no para-brisa e das alças de teto..
No uso
O EcoSport continua prazeroso de andar. O interior claro tem minha apreciação e considero-o uma boa decisão da Ford, mesmo sabendo que muitos preferem o mais comum preto. Dentro tem-se impressão de ser mais arejado e amplo. A posição de dirigir é boa e há ajuste de altura e distância do volante, bem como de altura do banco do motorista. O diâmetro mínimo de curva, de 10,6 metros, é adequado.
Pode ser efeito psicológico, mas só de saber que não há mais aquele “trambolho” na porta de carga dá um certo alívio, uma sensação de normalidade. Sem o estepe lá atrás ficou mais fácil, mais natural, e mais leve, abrir e fechar esta porta.
Motor e câmbio estão bem casados, esse automático epicíclico é agradável, possui os modos D e S, e as trocas manuais sequenciais são feita apenas pela borboletas no volante.Em 6ª a 120 km/h, velocidade verdadeira, o motor está a 3.000 rpm. As marchas sempre sobem quando o motor atinge a rotação de potência máxima, 6.500 rpm, e o estol do conversor de torque é a 2.200 rpm. Este bloqueia da segunda marcha em diante.
A Ford, lamentavelmente, não informa os dados básicos de desempenho (aceleração 0-100 km/h e velocidade máxima), mas estimo 10~10,5 segundos e 190 km/h, respectivamente.
O consumo declarado, segundo o Inmetro, é 9,8/6,8 km/l na cidade e 11,6/8,2 km/l, na estrada. Esses números do Inmetro, como tenho dito, são realistas. Tanto que no meu percurso misto habitual Moema-Maison Blanche o computador de bordo registrou 11,1 km/l de gasolina. Na estrada pode ser igual ou mesmo superar o consumo oficial, como numa ida ao litoral (ver adiante), em que a média ficou em 12,8 km/l. Em uso normal na cidade o consumo variou entre 9,5 km/l e 10,5 km/l.
A outra questão era como se comportariam os pneus run flat no uso normal. Fora o ruído de rolagem maior do que estamos habituados hoje, o comportamento dinâmico — curvas e frenagem — não mostra diferença palpável. Tampouco o grau de conforto nosso deteriorado piso é menor. Fiz questão de dirigi-lo num trecho de terra severo, a subida ao Morro do Capuava em Pirapora do Bom Jesus, e nenhum desconforto a adicionai senti. Fui ao litoral (Guarujá) e nada fora do normal foi observado.
A conclusão é mesmo eu sendo apreciador do estepe 100% operacional, é tranquilizador saber que um furo de pneu não obrigará a fazer a troca eventualmente em situação inconveniente ou mesmo perigosa. Não tive oportunidade de testar o procedimento de reparo com o selante e a bomba de ar elétrica que acompanha o veículo, mas creio ser eficaz.Agora é esperar a resposta do mercado à novidade, porque mesmo que seu porta-malas pudesse ser maior que 356 litros e sua carga útil seja de apenas 390 kg, os demais atributos que se espera de um carro, o EcoSport Titanium em sua configuração atual tem todos
Assista ao vídeo:
BS
Atualizado em 21/3/19 às 23h10 com ampliação da lista de equipamentos e informação do consumo Inmetro.
FICHA TÉCNICA NOVO FORD ECOSPORT TITANIUM RUN FLAT 2020 | ||
MOTOR | ||
Denominação | 1,5 3C Ti-VCT FLEX | |
Tipo | 3 cilindros em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 4 válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas acionado por correia dentada imersa em óleo, variador de fase na admissão e escapamento, atuação das válvulas indireta por alavancas roletadas com fulcro hidráulico, injeção no duto, flex, sistema de partida a frio Ford Easy Start sem injeção de gasolina | |
Diâmetro e curso (mm) | 84 x 90 | |
Cilindrada (cm³) | 1.496 | |
Taxa de compressão (:1) | 12 | |
Comprimento da biela (mm) | 143,2 | |
Relação r/l | 0,314 | |
Potência (cv/rpm, G/A) | 130/137/6.500 | |
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 15,6/16,2/4.500 | |
Rotação de corte (rpm) | 6.750 | |
TRANSMISSÃO | ||
Câmbio | Transeixo com câmbio automático epicíclico de 6 marchas à frente uma a ré; tração dianteira | |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,584; 2ª 2,964; 3ª 1,912; 4ª 1,446; 5ª 1.000; 6ª 0,746; ré 2,943 | |
Relação de diferencial | 3,94 | |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade | |
Relação de direção | n.d. | |
Número de voltas entre batentes | 2,6 | |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,6 | |
FREIOS | ||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. | |
Traseiros (Ø mm) | Tambor/n.d. | |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente para frenagens de emergência | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Alumínio, 7Jx17 | |
Pneus | 205/50R17V Run Flat (Michelin ZP) | |
CONSTRUÇÃO | ||
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | |
AERODINÂMICA | ||
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,35 | |
Área frontal calculada (m²) | 2,39 | |
Área frontal corrigida (m²) | 0,83 | |
DIMENSÕES (mm) | ||
Comprimento | 4.096 | |
Largura (sem/com espelhos) | 1.765/2.057 | |
Altura | 1.693 | |
Distância entre eixos | 2.521 | |
Altura livre do solo | 200 | |
CAPACIDADES (L) | ||
Porta-malas | 356 (1.178 com banco traseiro rebatido) | |
Tanque de combustível | 52 | |
PESOS) | ||
Em ordem de marcha (kg) | 1.310 | |
Bruto total (kg) | 1.700 | |
Carga útil (kg) | 390 | |
DESEMPENHO | ||
Aceleração 0-100 km/h, s G/A) | n.d. | |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | n.d. | |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | ||
Cidade (km/l, G/A) | 9,8/6,8 | |
Estrada (km/l, G/A) | 11,6/8,2 | |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||
v/1000 última marcha (6ª, km/h) | 39,4 | |
rpm a 120 km/h em 6ª | 3.000 |
EQUIPAMENTOS FORD ECOSPORT TITANIUM RUN FLAT 2020 |
SEGURANÇA |
Abertura e fechamento global das portas, vidros e teto solar |
Ajuste de altura de ancoragem dos cintos dianteiros nas colunas |
Ajuste elétrico dos retrovisores |
Alarme antifurto |
Alerta de manutenção programada por tempo e/ou quilometragem |
Assistêbcia de emergência em conexão com o Samu |
Assistente de partida em aclives |
Aviso de cintos de segurança dianteiros desatados |
Aviso de pressão baixa dos pneus com leitura da individual da pressão |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais, de cortina e para joelhos do motorista (7) |
Câmera de ré com linhas de trajetória |
Chave programável com funções de segurança (MyKey) |
Cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça nos três lugares do banco traseiro |
Comando de travamento dos vidros traseiros pelo motorista |
Conrole de estabilidade e tração (AdvanceTrac) |
Controle anticapotagem |
Controle de descida |
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior |
Faróis de neblina |
Faróis haógenos tipo projetores |
Imobilizador de motor |
Luz de acompanhamento |
Monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego transversal à retaguarda |
Pneus Run Flat Michelin ZP |
Repetidoras de setas nos espelhos |
Retrovisores com espelho asféricos (dois raios) |
Sensor de estacionamento traseiro |
Travamento automatico das portas ao o veículo atingir 15 km/h |
Travas para crianças nas portas traseiras |
TECNOLOGIA |
Acendimento automático dos faróis |
Acesso e partida do motor por botão com chave presencial |
Comandos de voz para áudio, telefone e navegador |
Computador de bordo |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro com comando no volante |
Controle ativo da grade frontal |
Controle de áudio no volante |
Direção eletroassistida indexada à velocidade e com compensação de vento lateral e caimento da pista |
Espelho interno fotocrômico |
Limpador de para-brisa com temporizador e velocidade variável |
Multimídia SYNC 3, tela tátil de 8 pol, navgador,compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, App Link, rádio AM-FM |
Sensor de chuva |
Sistema de áudio Sony Premium Sound com 9 alto-falantes |
Tela em cores de 4,2 pol no quadro de instrumentos |
Tomada USB (2) |
INTERIOR |
Acionamento elétrico um-toque em todos os vidros com proteção antiesmagamento |
Ajuste de altura do banco do motorista |
Ajuste de altura e distância do volante de direção |
Ajuste lombar no banco do motorista |
Apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura |
Aquecedor |
Ar-condicionado automático e digital |
Assoalho do porta-malas com dois níveis alternáveis |
Aviso de faróis ligados |
Aviso de portas malfechadas |
Banco traseiro dividido 60:40 e com encostos rebatíveis |
Bancos revestidos de couro ecológico Light Stone |
Bolsas porta-revistas no dorso do encosto dos bancos dianteiros |
Console central com compartimento climatizado |
Console central com porta-objetos |
Controle da intensidade da iluminação dos instrumentos |
Descansa-braço integrado ao console central |
Desembaçador do vidro traseiro |
Fechadura elétrica do porta-malas |
Ganchos para sacolas no porta-malas |
Iluminação do porta-malas e do porta-luvas |
Luzes de leitura dianteiras |
Para-sóis com espelhos |
Ponto de energia de 12 V |
Porta-luvas climatizado |
Porta-óculos |
Tapetes de borracha |
Volante de direção revestido de couro |
EXTERIOR |
Alças para reboque traseira e dianteira |
Aplique preto na colunas centrais |
Bagageiro de teto |
Carcaças dos espelhos e maçanetas externas na cor do veículo |
Faróis com acabamento cromado |
Grade dianteira cromada |
Lavador e limpador do vidro traseiro |
Luzes de rodagem diurna em LED |
Maçanetas externas na cor do veículo |
MolduRa do farol de neblina em preto |
Para-choques na cor do veículo |
Teto solar de vidro elétrico |