(Baseado em notícia Nissan e adaptado pela redação)
Com visual de carro de corrida, o Nissan 370Z coupé “50th Anniversary Edition”, ano-modelo 2020, foi revelado ao mundo anteontem (17), primeiro dia de imprensa do Salão de Nova York, que abre hoje (19) as portas ao público e se encerra no domingo 28. Foi nesta cidade que o Datsun 240Z original, produzido nos EUA, estreou meio século atrás.
Para explicar, a marca Datsun, da Nissan, era mundial, enquanto Nissan se restringia ao mercado japonês. Num dado momento, começo dos anos 1980, a Nissan procurava empréstimos nos mercados financeiros mundiais para se expandir e percebeu que os banqueiros não sabiam muito bem o que era Nissan. Pois a fabricante japonesa não pensou duas vezes: praticamente da noite para o dia a marca Datsun acabou em todos os mercados para surgir uma nova: Nissan. Mas em 2013 a Nissan relançaria a marca Datsun como carro de baixo preço para mercados emergentes.
A edição especial de 50º aniversário é uma homenagem ao Datsun 240Z nº 46 da BRE (Brock Racing Enterprises), que venceu inúmeros campeonatos americanos do Sports Car Club of America (SCCA) com o piloto John Morton.
“Todo mundo já sabe que o Datsun 240Z representou um marco da chegada dos carros esportivos japoneses aos EUA”, comentou Ivan Espinosa, vice-presidente corporativo mundial de estratégia e planejamento de produtos na Nissan. “Igualmente conhecido na história do Nissan Z é o fato de o 240Z preparado para competições por Peter Brock ter mudado o cenário do automobilismo esportivo americano. Após a chegada do BRE 240Z, em 1970, a Nissan/Datsun se tornou uma das empresas de maior sucesso nas competições automobilísticas dos EUA, colecionando centenas de vitórias nas últimas cinco décadas”.
Nissan 370Z 50th Anniversary Edition
O 370Z, mostrado como ano-modelo 2020, estará disponível em quatro versões de acabamento: a versão básica, chamada de Sport, a versão intermediária, Sport Touring, e a versão topo de linha 370Z NISMO. A versão de acabamento 370Z Sport é a base do modelo que comemora os 50 anos do veículo, representando o verdadeiro espírito entusiasta do modelo original.
Do lado de fora, o 370Z 50th Anniversary Edition remete ao visual do carro de corrida original da BRE, disponível em duas combinações de cores de carroceria: branco com toques de vermelho ou prata com toques de preto. A referência direta ao design dos célebres modelos da BRE aparece nas duas faixas características na lateral do carro, bem como no porta-malas, capô, retrovisores e colunas dianteiras pintados na cor de destaque (vermelho no caso da carroceria branca, e preto para carrocerias na cor prata). Na lateral do carro, uma fina linha se estende dos faróis até o vidro traseiro, culminando em um pequeno triângulo inspirado na coluna traseira do Datsun 240Z. O conjunto também inclui a identificação “50th Anniversary” no para-lama dianteiro, além da menção ao aniversário na parte traseira e rodas de liga de alumínio especiais de 19″ com toques de vermelho.
O Nissan 370Z 50th Anniversary Edition tem o mesmo perfil elegante que definiu a saga dos icônicos modelos Z no passado, caracterizado pela linha do teto mais baixa,o pequeno vidro lateral traseiro de base ascendente e a queda acentuada da tampa-hatch do porta-malas. Os faróis de xenônio de alta intensidade com formato de “bumerangue”, de acionamento automático, bem como as luzes de rodagem diurna de LED, se harmonizam com o desenho exclusivo do para-choque, conferindo ao modelo um visual que é ao mesmo tempo intimidante e elegante.
Na traseira, a integração das lanternas em formato de bumerangue, a ausência de qualquer anexo aerodinâmico, e os para-lamas mais largos, destacam o visual forte e atlético do carro.
O interior centrado no motorista tem como destaque o painel de instrumentos com linhas bastante recurvadas. O amplo console central separa os bancos do motorista e do passageiro. O conceito do design em camadas se divide em uma camada de informações, uma de operação e uma de apoio. Os toques especiais ficam por conta do volante de direção em comemoração aos 50 anos revestido em alcantara, com uma marca de centro na para superior do arol inspirada nos modelos de corrida. Apresentando quatro modos de ajuste, incluindo para a região lombar, os bancos de ajuste elétrico são aquecidos e revestidos com couro e camurça, com estampas e pespontos exclusivos, além do logo 50th Anniversary gravado nos encostos de cabeça. Toques cromados em tom escuro aparecem em todo o interior, incluindo nas soleiras das portas decoradas com o logo Z e nos detalhes exclusivos dos painéis das portas revestidos de camurça alusivos à edição especial do modelo.
O painel de instrumentos proporciona perfeita visibilidade e fácil acesso a todos os dados principais. Os mostradores são atrelados à coluna da direção para que o motorista não tenha que escolher entre a melhor posição do volante e a visualização dos instrumentos. A ampla abertura na parte superior do volante diante dos instrumentos foi pensada para proporcionar uma boa visão das informações, ao passo que o logo alusivo aos 50 anos localizado no conta-giros celebra o desempenho do Nissan Z.
O sistema de áudio Bose com oito alto-falantes, dois subwoofers, além do sistema de controle ativo de cancelamento ruídos e melhoria do som ser de série no modelo comemorativo aos 50 anos (no mercado americano apenas).
Tão rápido e ágil como sempre foi
O célebre motor V-6 a 60º de 3,7 litros (3.696 cm³, 95,5 mm x 86 mm) é o coração do 370Z 50th Anniversary Edition. Produz 332 cv a 7.000 rpm e 37,3 m·kgf a 5.200 rpm. O inovador sistema VVEL (variable valve event and lift control, ou controle de fase e levantamento variáveis das válvulas) otimiza os movimentos de abertura e fechamento das válvulas, propiciando admissão de ar aos cilindros otimizada em toda a faixa de funcionamento do motor. Ele também proporciona emissões mais limpas, permitindo um aquecimento (light-off) mais rápido do catalisador, estabilizando a combustão quando o motor ainda está frio. Com taxa de compressão de 11:1, pode funcionar com gasolina mid-grade americana ou super europeia, oque vale dizer gasolina comum no Brasil Vendido aqui requereria apenas ajuste da mistura ar-combustível devido à brasilidade de gasolina em que a quarta parte é álcool.
A potência específica do V-6 de aspiração atmosférica é 89,8 cv/l e o torque específico, 10,1 m·kgf/l, números apreciáveis pelo fato de a injeção ser no duto. Bloco e cabeçotes são de alumínio, os dois comandos das 24 válvulas são acionados por corrente
A versão de comemoração aos 50 anos é equipada com um câmbio manual de 6 marchas com relações de marchas próximas entre si (escalonamento fechado) que inclui sistema de igualar rotação do motor com a velocidade do veículo na marcha a ser engatada por meio de aceleração interina automática. Como isso, qualquer motorista é capaz de efetuar reduções da marcha como pilotos de corrida profissionais. A tração é traseira
Esse 370Z coupé pesa 1.495 kg — relação peso-potência 4,6 kg/cv — e acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h, que é atingida em 5ª a 7.500 rpm. A v/1000 em sexta é 41,9 km/h, para 2.900 rpm a 120 km/h.
.O 370Z 50th Anniversary Edition também é disponível com câmbio automático de 7 marchas, com o mesmo sistema de iguala rotação do motor com a velocidade do veículo na marcha mais baixa a ser engatada., há borboletas para trocas de marchas manuais sequenciais e controle adaptativo de marchas para trocas rápidas semelhantes às de um câmbio manual estando no modo Manual, com um tempo máximo de 0,5 segundo entre cada troca.
Com esse câmbio o peso sobe para 1.510 kg e o 0-a-100 perde um pouco, 5,6 s, com a mesma velocidade máxima
O 370Z 50th Anniversary Edition tem suspensão calibrada para desempenho. A dianteira é por braços de alumínio fundido superpostos em subchassi rígido de liga de alumínio e barra antirrolagem oca. A suspensão traseira independente multibraço é mais leve que a das gerações anteriores. O subchassi traseiro é formado em componente unitário, sem soldas. Cada um dos amortecedores de resposta ativa aumenta o conforto durante a condução por meio do menor atrito. O diferencial de deslizamento limitado é certeza de que a potência fique apenas na pista.
A potência de frenagem vem dos freios a discos ventilados nas quatro rodas com ABS, distribuição eletrônica da força de frenagem e assistência à frenagem de emergência. Na frente, os discos de Ø 355 mm são dotados de pinças de alumínio com quatro pistões, enquanto nos discos de Ø 350 mm da traseira as pinças de alumínio têm dois pistões. O pacote é completado por pneus Bridgestone Potenza S007 de alta aderência, montados em rodas de liga leve forjada com a assinatura RAYS, com acabamento especial. As medidas dos pneus são 245/40R19W e 275/35R19W, dianteiros e traseiros, respectivamente.
“O 370Z é um verdadeiro ícone para a Nissan,” comentou Espinosa. “Este carro definiu seu segmento nos últimos cinquenta anos. O 370Z 50th Anniversary Edition celebra a história do modelo e seu legado nas pistas, que desempenharam um papel fundamental na construção daquilo que a Nissan representa hoje”.
BS