Em dez anos de Brasil, o Ford Edge passou por uma mudança de geração e duas reestilizações e hoje traz em seu modelo ST (Sport Technology), uma nova proposta de unir sua característica familiar, utilitária, confortável e de bom acabamento, porém realçadas com motorização de alto desempenho. Este é expresso até na soleira das portas com o emblema ‘Ford Performance’ que o pessoal da Ford fez questão de apontar.
O ST, produzido no Canadá na fábrica de Oakville, no Estado de Ontário, substitui o Titanium no Brasil e chega pelo preço público sugerido de R$ 299.000, sem opcionais.
Como tem ocorrido ultimamente, a Ford apresenta novos produtos primeiro num percurso rodoviário de cerca de 50 quilômetros em autoestrada, depois no seu campo de provas em Tatuí, a 140 quilômetros a oeste da capital paulista.. É uma boa sistemática por permitir conhecer o veículo em duas situações diferentes.
O que vai escrito nas soleiras é muito mais do que marketing. O novo motor EcoBoost V-6 de 2,7 litros biturbo a gasolina, de injeção direta, entrega nada menos que 335 cv a 5.550 rpm e 54,4 m·kgf a 3.250 rpm e movimenta a elevada massa de 2.116 kg com um vigor entusiasmante: o 0 a 100 km/h é feito em 6,2 segundos. Mas a velocidade máxima é limitada a 209 km/h, uma decisão da fabricante por questões de segurança dada a categoria de veículo. A relação peso-potência de 6,3 kg/cv explica o desempenho.
Como a Ford não forneceu as relações das marchas não foi possível analisar o câmbio, como é habitual no AE, mas pela observação do velocímetro e do conta-giros, a 120 km/h o motor está a aproximadamente 1.900 rpm.
As suspensões independentes — dianteira McPherson e a traseira multibraço — mais o freio a disco nas quatro rodas, são destaques e tornam fácil e tranquilo dirigir este suve.
A estabilidade direcional é exemplar, sem desvios laterais e sensação de flutuação, sendo desnecessárias constantes correções no volante de direção. Para um veiculo com mais de duas toneladas de peso em ordem de marcha e centro de gravidade alto, o seu comportamento dinâmico mostra a qualidade de desenvolvimento das suspensões e sistema de direção por parte da engenharia. Como se diz no jargão popular, “o veículo está na mão”. E sem falar da “parafernália” eletrônica que ajuda o motorista em situações-limite, assegurando o melhor padrão de segurança (veja-a na lista de equipamentos no final).
O câmbio automático epicíclico de oito marchas, da própria Ford, está muito bem casado com o motor. Com escalonamento adequado, as trocas de marchas são lisas, sem trancos e/ou deslizamentos excessivos do conversor de torque. Na realidade o sistema “Clutch lock-up”, ou bloqueio do conversor de torque, é que faz a diferença, controlando o deslizamento do conversor a um mínimo necessário, mantendo-o bloqueado principalmente nas estradas. Trocas de marcha manuais sequenciais podem ser efetuadas apenas pelas borboletas no volante de direção.
Além do modo de condução normal D (Drive) há o modo Sport S, acionado premindo um botão no centro do seletor de marchas giratório (não há alavanca seletora). Com ele acionado, a calibração do pedal do acelerador muda e ele fica mais responsivo, juntamente com as trocas de marcha ascendentes feitas em rotações mais altas. O som — ronco — do motor também se torna mais esportivo (artificialmente) e o painel de instrumentos ganha uma configuração diferente, exibindo o manômetro do turbo no conta-giros.
Chamou-me a atenção a correta regulagem elétrica de altura e distância do volante de direção e o ajuste elétrico dos bancos dianteiros com memória para o do motorista. A boa visibilidade dianteira é devida principalmente ao painel de instrumentos mais baixo,, o que permite melhor foco na estrada.
Notei reflexos no para-brisa que às vezes chegam a incomodar, provavelmente devido à sua inclinação relativa à carroceria. Por outro lado, o ruído de vento é praticamente nulo, indicando ter o veiculo uma boa aerodinâmica. A carroceria é muito bem isolada, mantendo os ruídos ambientais no lado de fora. O conforto de rodagem é bom, com notórios ruídos de rolagem transmitidos pelos pneus Continental 265/40R21.
No campo de provas tive a experiência de dirigir o Edge em circuito de terra e pedriscos, como também em circuito de asfalto em velocidades moderadas (80 km/h máximo), com subidas, descidas e curvas de pequeno raio.
Com base na avaliação na estrada, minha expectativa era de que no circuito de terra o Edge fosse se comportar desconfortavelmente em termos de movimentação da carroceria e ruídos espúrios de rodagem. E qual foi minha surpresa, o Edge se comportou com muita desenvoltura com sua tração AWD (tração nas quatro rodas com as traseiras sob demanda) e o preciso controle de tração que evitava patinagens das rodas. O ruído de rolagem foi maior que na estrada, porém totalmente aceitável para as condições do terreno.
Registrados poucos barulhos de impacto de pedriscos contra a parte interna dos para-lamas e assoalho mostrando um bom trabalho de isolação. Consegui, dentro de minhas limitações, ‘pilotar’ no circuito de terra e asfalto de uma maneira divertida e, principalmente, segura. A pouca rolagem de carroceria inspira confiança e instiga a aumentar a velocidade nas curvas.
De fato, o Ford Edge ST reúne condições para agradar o consumidor de suves ao oferecer, em alto grau, o trinômio conforto, desempenho, segurança.
É disponível nas cores azul Topázio, branco Sibéria, cinza Moscou, prata Dublin, preto Vesúvio e vermelho Vermont. As três primeiras revisão custam, no total, R$ 2.897. A taxa média para o prêmio do seguro é .4,44% e a garantia é de três anos sem limite de quilometragem..
Mas a cereja do bolo do evento foi à disponibilidade para avaliação dinâmica do Mustang e da picape F-150 Raptor. Havia até um Mustang 1967, mas somente para apreciação estática, pois pertence a um funcionário do campo de provas.
CM
FICHA TÉCNICA DO NOVO FORD EDGE ST 2020 | |
MOTOR | |
Designação | 2.7 EcoBoost |
Descrição | V-6 a 60º, dianteiro, transversal, bloco de ferro fundido e cabeçotes de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, 4 válvulas por cilindro, variador de fase na admissão, biturbo com interresfriadores, injeção direta, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 2.688 |
Diâmetro e curso (mm) | 83 x 83 |
Taxa de compressão (:1) | 9,7 |
Potência máxima (cv/rpm) | 335/5.550 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 54,4/3.250 |
Rotação de corte | 6.500 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Transeixo automático epicíclico de 8 marchas à frente e uma à ré, trocas de marcha sequenciais por borboletas no volante |
Relações das marchas (:1) | n.d |
Relação dos diferenciais (:1) | n.d |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem, subchassi |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem, subchassi |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | A disco ventilado/343 |
Traseiros (Ø mm) | A disco/315 |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 9Jx21 |
Pneus | 265/40R21W |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.808 |
Largura sem/com espelhos | 1.991/2.179 |
Altura | 1.736 |
Distância entre eixos | 2.849 |
CAPACIDADES E PESOS | |
Porta-malas (L) | 600 |
Tanque de combustível (L) | 70 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 2.116 |
Peso bruto total | 2.585 |
Carga útil (kg) | 469 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 6,2 |
Velocidade máxima (km/h) | 209 (limitada) |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL EPA/EUA | |
Cidade (km/l) | 8,1 |
Estrada (km/l) | 11 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
V/1000 em 8ª (km/h) | n.d |
Rotação a 120 km/h em 8ª | 1.900 (observado) |
EQUIPAMENTOS DO FORD EDGE ST |
DESEMPENHO |
Câmbio automático de 8 marchas com seletor rotativo e borboletas no volante |
Escapamento duplo integrado |
Modo de condução rápida |
Suspensão e direção com DNA de desempenho ST |
Tração nas quatro rodas integral nas rodas traseiras sob demanda |
EXTERIOR |
Antena-tubarão na traseira |
Defletor traseiro na cor do veículo |
Grade personalizada com emblema ST |
Preparação para engate de reboque |
Teto solar panorâmico |
INTERIOR |
Ajuste elétrico do volante em altura e distância |
Ar-condicionado automático e digital bizona |
Banco do motorista e passageiro com ajuste elétrico em 10 direções, inclusive lombar |
Banco traseiro dividido 60:40 e rebatível e reclinável, com aquecimento |
Bancos dianteiros esportivos revestidos parcialmente em couro e camurça |
Bancos dianteiros aquecidos e refrigerados |
Console de teto com porta-óculos e console central com porta-objetos |
Descansa-braço traseiro com dois porta-copos |
Iluminação no porta-luvas |
Jogo de sobretapetes de carpete |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros |
Soleiras das portas personalizadas e sapatas dos pedais em alumínio |
Vidros laterais laminados |
Volante em couro personalizado ST |
TECNOLOGIA |
Abertura das portas por código com teclado iluminado |
Ajuste automáticos da intensidade da luz dos instrumentos |
Carregador de celular por indução |
Chave presencial com inteligente sem chave (Ford Power) |
Desembaçador do vidro traseiro |
Direção eletroassistida |
DVDs no dorso dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros |
Espelho retrovisor externo e interno do motorista eletrocrômico |
Espelhos externos com ajuste elétrico com repetidoras de setas, luz de aproximação e aquecimento |
Ford CoPiloto 360 -Alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, assistente de manobras evasivas, câmera de ré, farol alto automático, controlador automático de velocidade de cruzeiro adaptativo que inclui para e anda, navegador, sistema de estacionamento automático, sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego transversal, assistente de permanência na faixa |
Freio do estacionamento elétrico |
Lanternas traseiras em LED |
Limpador de para-brisa e do vidro traseiro intermitente |
Luz ambiente com personalização |
Memórias para posição do banco do motorista (exceto lombar) e espelhos retrovisores |
Partida do motor por controle remoto |
Porta de carga com abertura e fechamento automático sem uso das mãos |
Quatro pontos de energia elétrica 12-V |
Sensor de chuva |
Sistema de áudio premium Bang & Olufsen com 12 alto-falantes |
SYNC 3 – 2 telas de LCD de 4,2″ no quadro de instrumentos configuráveis por comando no volante, AppLink, assistência de emergência, comandos de voz em português com funções de áudio, telefone, ar-condicionado e navegador, conectividade CarPlay e Android Auto, conexão Bluetooth e 2 entradas USB, controles de áudio no volante, sistema de navegação com mapas do Brasil e idioma português, tela tátil de 8″ |
Tomada de 110 V |
Trava elétrica das portas com controle remoto |
Vidros do motorista e passageiro com acionamento elétrico um-toque subida e descida |
Vidros traseiros com acionamento elétrico |
SEGURANÇA |
AdvanceTrac – controle de estabilidade e tração, anticapotagem e de torque em curvas |
Alarma antifurto perimétrico |
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem em 4 direções |
Assistente de freadas em emergência |
Assistente de partida em aclives |
Aviso de cintos de segurança dianteiros desatados |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais, de cortina e de joelhos (oito no total) |
Câmera frontal 180º com vista dividida |
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura de ancoragem na coluna central e pré-tensionadores |
Engates Isofix para dois bancos infantis com ponto de fixação superior |
Faróis principais e de neblina totalmente em LED |
Freios a disco com ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Luz de rodagem diurna em LED |
MyKey, chave programável com diversas funções de segurança |
Sensor de monitoramento da pressão dos pneus |
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro |
Sistema de alerta pós-acidente: destravamento das portas, acionamento da buzina e do pisca-alerta |