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Home CM

FORD EDGE ST, CONFORTO E (MUITA) POTÊNCIA

identicon por Carlos Meccia
30/04/2019
em CM, Lançamentos
Foto divulgação do evento

Foto divulgação do evento







Em dez anos de Brasil, o Ford Edge passou por uma mudança de geração e duas reestilizações e hoje traz em seu modelo ST (Sport Technology), uma nova proposta de unir sua característica familiar, utilitária, confortável e de bom acabamento, porém realçadas com motorização de alto desempenho. Este é expresso até na soleira das portas com o emblema ‘Ford Performance’  que o pessoal da Ford fez questão de apontar.

O ST, produzido no Canadá na fábrica  de Oakville, no Estado de Ontário,  substitui o Titanium no Brasil e chega pelo preço público sugerido de R$ 299.000, sem opcionais.

Orgulho de um fabricante! (Foto: divulgação)

Como tem ocorrido ultimamente, a Ford apresenta novos produtos primeiro num percurso rodoviário de cerca de 50 quilômetros em autoestrada, depois no seu campo de provas em Tatuí, a 140 quilômetros a oeste da capital paulista.. É uma boa sistemática por permitir conhecer o veículo em duas situações diferentes.

O que vai escrito nas soleiras é muito mais do que marketing. O novo motor EcoBoost V-6 de 2,7 litros biturbo a gasolina, de injeção direta, entrega nada menos que 335 cv a 5.550 rpm e 54,4 m·kgf a 3.250 rpm e movimenta a elevada massa de 2.116 kg com um vigor entusiasmante: o 0 a 100 km/h é feito em 6,2 segundos. Mas a velocidade máxima é limitada a 209 km/h, uma decisão da fabricante por questões de segurança dada a categoria de veículo. A relação peso-potência de 6,3 kg/cv explica o desempenho.

Como a Ford não forneceu as relações das marchas não foi possível analisar o câmbio, como é habitual no AE, mas pela observação do velocímetro e do conta-giros, a 120 km/h o motor está a aproximadamente 1.900 rpm.

 

Curvas de torque e potência: 54,4 m·kgf e 335 cv

 

As suspensões independentes — dianteira McPherson e a traseira multibraço — mais o freio a disco nas quatro rodas, são destaques e tornam fácil e tranquilo dirigir este suve.

A estabilidade direcional é exemplar, sem desvios laterais e sensação de flutuação, sendo desnecessárias constantes correções no volante de direção. Para um veiculo com mais de duas toneladas de peso em ordem de marcha e centro de gravidade alto, o seu comportamento dinâmico mostra a qualidade de desenvolvimento das suspensões e sistema de direção por parte da engenharia. Como se diz no jargão popular, “o veículo está na mão”. E sem falar da “parafernália” eletrônica  que ajuda o motorista em situações-limite, assegurando o melhor padrão de segurança (veja-a na lista de equipamentos no final).

Desenho da traseira está na média, mas agrada; escapamento duplo é integrado ao para-choque (Foto: Divulgação)

O câmbio automático epicíclico de oito marchas, da própria Ford, está muito bem casado com o motor. Com escalonamento adequado, as trocas de marchas são lisas, sem trancos e/ou deslizamentos excessivos do conversor de torque. Na realidade o sistema “Clutch lock-up”, ou bloqueio do conversor de torque, é que faz a diferença, controlando o deslizamento do conversor a um mínimo necessário, mantendo-o bloqueado principalmente nas estradas. Trocas de marcha manuais sequenciais podem ser efetuadas apenas pelas borboletas no volante de direção.

Detalhe do seletor de marchas giratório, com o botão S no centro; com isso desaparece a tradicional alavanca seletora (Foto: divulgação)

Além do modo de condução normal D (Drive) há o modo Sport S, acionado premindo um botão no centro do seletor de marchas giratório (não há alavanca seletora). Com ele acionado, a calibração do pedal do acelerador muda e ele fica mais responsivo, juntamente com as trocas de marcha ascendentes feitas em rotações mais altas. O som —  ronco — do motor também se torna mais esportivo (artificialmente) e o painel de instrumentos ganha uma configuração diferente, exibindo o manômetro do turbo no conta-giros.

Chamou-me a atenção a correta regulagem elétrica de altura e distância do volante de direção e o ajuste elétrico dos bancos dianteiros com memória para o do motorista. A boa visibilidade dianteira é devida principalmente ao painel de instrumentos mais baixo,, o que permite melhor foco na estrada.

Painel muito bonito, com posição relativa baixa que permite melhor foco na estrada (Foto: autor)

Notei reflexos no para-brisa que às vezes chegam a incomodar, provavelmente devido à sua inclinação relativa à carroceria. Por outro lado, o ruído de vento é praticamente nulo, indicando ter o veiculo uma boa aerodinâmica. A carroceria é muito bem isolada, mantendo os ruídos ambientais no lado de  fora. O conforto de rodagem é bom, com notórios ruídos de rolagem transmitidos pelos pneus Continental 265/40R21.

No campo de provas tive a experiência de dirigir o Edge em circuito de terra e pedriscos, como também em circuito de asfalto em velocidades moderadas  (80 km/h máximo), com subidas, descidas e curvas de pequeno raio.

Avaliação incluiu circuito de terra (Foto: divulgação do evento)

Com base na avaliação na estrada, minha expectativa era de que no circuito de terra o Edge fosse se comportar desconfortavelmente em termos de movimentação da carroceria e ruídos espúrios de rodagem. E qual foi minha surpresa, o Edge se comportou com muita desenvoltura com sua tração AWD (tração nas quatro rodas com as traseiras sob demanda) e o preciso controle de tração que evitava patinagens das rodas. O ruído de rolagem foi maior que na estrada, porém totalmente aceitável para as condições do terreno.

Registrados poucos barulhos de impacto de pedriscos contra a parte interna dos para-lamas e assoalho mostrando um bom trabalho de isolação. Consegui, dentro de minhas limitações, ‘pilotar’ no circuito de terra e asfalto de uma maneira divertida e, principalmente, segura. A pouca rolagem de carroceria inspira confiança e instiga a aumentar a velocidade nas curvas.

 

De fato, o Ford Edge ST reúne condições para agradar o consumidor de suves ao oferecer, em alto grau, o trinômio conforto, desempenho, segurança.

É disponível nas cores azul Topázio, branco Sibéria, cinza Moscou, prata Dublin, preto Vesúvio e vermelho Vermont. As três primeiras revisão custam, no total, R$ 2.897. A taxa média para o prêmio do seguro é .4,44% e a garantia é de três anos sem limite de quilometragem..

Mas a cereja do bolo do evento foi à disponibilidade para avaliação dinâmica do Mustang e da picape F-150 Raptor. Havia até um Mustang 1967, mas somente para apreciação estática, pois pertence a um funcionário do campo de provas.

Muitos Mustangs, inclusive este 1967 (Foto: autor)

CM

 

FICHA TÉCNICA DO NOVO FORD EDGE ST 2020
MOTOR
Designação 2.7 EcoBoost
Descrição V-6 a 60º, dianteiro, transversal, bloco de ferro fundido e cabeçotes de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, 4 válvulas por cilindro, variador de fase na admissão, biturbo com interresfriadores, injeção direta, gasolina
Cilindrada (cm³) 2.688
Diâmetro e curso (mm) 83 x 83
Taxa de compressão (:1) 9,7
Potência máxima (cv/rpm) 335/5.550
Torque máximo (m·kgf/rpm) 54,4/3.250
Rotação de corte 6.500
TRANSMISSÃO
Tipo Transeixo automático epicíclico de 8  marchas à frente e uma à ré, trocas de marcha sequenciais por borboletas no volante
Relações das marchas (:1) n.d
Relação dos diferenciais (:1) n.d
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem, subchassi
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem, subchassi
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) A disco ventilado/343
Traseiros (Ø mm) A disco/315
Controle ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio, 9Jx21
Pneus 265/40R21W
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.808
Largura sem/com espelhos 1.991/2.179
Altura 1.736
Distância entre eixos 2.849
CAPACIDADES E PESOS
Porta-malas (L) 600
Tanque de combustível (L) 70
Peso em ordem de marcha (kg) 2.116
Peso bruto total 2.585
Carga útil (kg) 469
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 6,2
Velocidade máxima (km/h) 209 (limitada)
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL EPA/EUA
Cidade (km/l) 8,1
Estrada (km/l) 11
CÁLCULOS DE CÂMBIO
V/1000 em 8ª (km/h) n.d
Rotação a 120 km/h em 8ª 1.900 (observado)

 

EQUIPAMENTOS DO FORD EDGE ST
DESEMPENHO
Câmbio automático de 8 marchas com seletor rotativo e borboletas no volante
Escapamento duplo integrado
Modo de condução rápida
Suspensão e direção com DNA de desempenho ST
Tração nas quatro rodas integral nas rodas traseiras sob demanda
EXTERIOR
Antena-tubarão na traseira
Defletor traseiro na cor do veículo
Grade personalizada com emblema ST
Preparação para engate de reboque
Teto solar panorâmico
INTERIOR
Ajuste elétrico do volante em altura e distância
Ar-condicionado automático e digital bizona
Banco do motorista e passageiro com ajuste elétrico em 10 direções, inclusive lombar
Banco traseiro dividido 60:40 e rebatível e reclinável, com aquecimento
Bancos dianteiros esportivos revestidos parcialmente em couro e camurça
Bancos dianteiros aquecidos e refrigerados
Console de teto com porta-óculos e console central com porta-objetos
Descansa-braço traseiro com dois porta-copos
Iluminação no porta-luvas
Jogo de sobretapetes de carpete
Para-sóis com espelho e iluminação
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros
Soleiras das portas personalizadas e sapatas dos pedais em alumínio
Vidros laterais laminados
Volante em couro personalizado ST
TECNOLOGIA
Abertura das portas por código com teclado iluminado
Ajuste automáticos da intensidade da luz dos instrumentos
Carregador de celular por indução
Chave presencial com inteligente sem chave (Ford Power)
Desembaçador do vidro traseiro
Direção eletroassistida
DVDs no dorso dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros
Espelho retrovisor externo e interno do motorista eletrocrômico
Espelhos externos com ajuste elétrico com repetidoras de setas, luz de aproximação e aquecimento
Ford CoPiloto 360 -Alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, assistente de manobras evasivas, câmera de ré, farol alto automático, controlador automático de velocidade de cruzeiro adaptativo que inclui para e anda, navegador, sistema de estacionamento automático, sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego transversal, assistente de permanência na faixa
Freio do estacionamento elétrico
Lanternas traseiras em LED
Limpador de para-brisa e do vidro traseiro intermitente
Luz ambiente com personalização
Memórias para posição do banco do motorista (exceto lombar) e espelhos retrovisores
Partida do motor por controle remoto
Porta de carga com abertura e fechamento automático sem uso das mãos
Quatro pontos de energia elétrica 12-V
Sensor de chuva
Sistema de áudio premium Bang & Olufsen com 12 alto-falantes
SYNC  3 – 2 telas de LCD de 4,2″ no quadro de instrumentos configuráveis por comando no volante, AppLink, assistência de emergência, comandos de voz em português com funções de áudio, telefone, ar-condicionado e navegador, conectividade CarPlay e Android Auto, conexão Bluetooth e 2 entradas USB, controles de áudio no volante, sistema de navegação com mapas do Brasil e idioma português, tela tátil de 8″
Tomada de 110 V
Trava elétrica das portas com controle remoto
Vidros do motorista e passageiro com acionamento elétrico um-toque subida e descida
Vidros traseiros com acionamento elétrico
SEGURANÇA
AdvanceTrac – controle de estabilidade e tração, anticapotagem e de torque em curvas
Alarma antifurto perimétrico
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem em 4 direções
Assistente de freadas em emergência
Assistente de partida em aclives
Aviso de cintos de segurança dianteiros desatados
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais, de cortina e de joelhos (oito no total)
Câmera frontal 180º com vista dividida
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura de ancoragem na coluna central e pré-tensionadores
Engates Isofix para dois bancos infantis com ponto de fixação superior
Faróis principais e de neblina totalmente em LED
Freios a disco com ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem
Luz de rodagem diurna em LED
MyKey, chave programável com diversas funções de segurança
Sensor de monitoramento da pressão dos pneus
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro
Sistema de alerta pós-acidente: destravamento das portas, acionamento da buzina e do pisca-alerta

 





Tags: EdgeFord
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Carlos Meccia

Engenheiro mecânico formado pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) em 1970, trabalhou 40 anos na Ford brasileira até se aposentar. Trabalhou no campo de provas em Tatuí, SP e por último na fábrica em São Bernardo do Campo. Dono de amplo conhecimento de automóveis, se dispôs a se juntar ao time de editores do AUTOentusiastas após sugestão do editor Roberto Nasser.

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