Um amigo meu, o Tim, que está morando nos EUA, sabendo que eu me interesso por tudo que gravita em torno da Família Volkswagen, com ênfase no Fusca, decidiu me enviar algumas fotos e dicas do encontro anual de 2019 do Michigan Vintage VW Club, realizado no fim de semana, dias 18 e 19 de maio últimos. Uma boa oportunidade para mostrar um exemplo de um simpático e despretensioso encontro de amantes da marca Volkswagen realizado na cidade de Ypsilanti, no condado de Washtenaw, ao sul do estado de Michigan — um de milhares que ocorrem nos Estados Unidos organizados por clubes congêneres.
Com a ajuda dos mapas abaixo vamos localizar, primeiramente o estado de Michigan — em vermelho no mapa dos EUA, que fica na região dos Grandes Lagos, fronteira dos EUA com o Canadá. O estado de Michigan é dividido em duas áreas distintas — a Península Superior e a Península Inferior, conectadas entre si apenas pela Ponte de Mackinac, uma ponte de oito quilômetros de comprimento. No outro mapa podemos localizar o condado de Washtenaw — indicado com a seta vermelha:
O Michigan Vintage VW Club existe desde 1987 — fundado anos depois que a produção de Fuscas para os EUA tinha terminado, e promove um encontro anual no Riverside Park, área verde bem no centro da cidade de Ypsilanti, localizada imediatamente ao lado do rio que corta a cidade, o Huron, aproveitando a sua várzea. O mapa com a sua localização segue abaixo:
Dando uma olhada no logo do Michigan Vintage VW Club, como os mapas que acabamos de ver, podemos interpretar o significado de seus componentes:
Neste logo vemos um Fusca de duas janelinhas vermelho e um logo recente do lobinho da Volkswagen branco, ambos tem ao fundo o mapa do estado de Michigan em azul. Abaixo do Fusca de duas janelinhas temos a frase: “Preservando e curtindo Volkswagens”, que aliás é um excelente slogan.
O encontro de Volkswagens começou no sábado, com a chegada dos carros e continuou no domingo.
No sábado os participantes se encontraram por volta do meio dia para uma prova de slalom a baixa velocidade, com uma velocidade média estimada de 45 km/h. Após a emoção de conduzirem suas belas máquinas alemãs no percurso de slalom, todos foram até o hotel do evento para uma festa e filmes temáticos Volkswagen.
Para o domingo havia a previsão de chuva após as 10 horas da manhã. A chuva ocorreu realmente por volta de meio-dia, e fez muita gente ir embora algumas horas antes do término previsto para as 15 horas.
Ao menos algumas imagens puderam ser registradas, e foi bastante interessante a quantidade de Kombis Westfalia, algumas modificadas e outras muito originais:
Como sempre acontece em eventos onde há mais espaço do que carros, estes estavam um pouco espalhados demais, e seria mais agradável se a organização tivesse atuado para deixá-los mais agrupados. Como se trata apenas de um encontro e não de evento com premiações, os participantes ficaram livres para estacionar onde quisessem, e isso sempre provoca sempre uma dispersão.
Também estavam presentes dois VW Thing, a “Coisa”, como é chamado o VW 181 nos EUA, um deles veio e foi embora rebocado por um motorhome, tipo de veículo nascido e criado na terra de Tio Sam. Esta é uma bela solução para acampamento, podendo manter o motorhome parado, já que o VW 181 garante a mobilidade do pessoal:
Ambos os “Coisa” que compareceram ao evento foram produzidos no México, onde era chamado de VW Safari (VW 182) e o detalhe que denota isto são as lanternas traseiras tipo “Fafá”; conforme esclarecido na matéria “’A COISA’ (THE THING) COMEMORA 50 ANOS“.
Dentre os Fuscas se destacou um Fusca 1952 Standard, nunca restaurado, em estado de Rat-Look (mas eu acho que ele ficaria melhor restaurado):
Um dos carros que o Tim fotografou me chamou a atenção em especial: um Fusca vermelho coral, de janelinha oval e teto solar… Por que será?
Kombis também marcaram presença, desde Corujinhas até T3 (veio uma T5, mas esta não é mais Kombi na minha opinião), marcando seu território em grande estilo:
E a tribo dos Karmann Ghias também esteve presente com vários exemplares:
Por falar em cabriolés, também compareceram Fuscas:
Réplica de Bugatti, gaiola, Fuscas Baja, exemplos do que eu chamei de “carros exóticos”:
Tinha até Fusca de competição com um super aerofólio:
Carros de muito longe não havia, mas pela localização de Ypsilanti no estado de Michigan, é bastante fácil chegar à fronteira de Ohio em menos de uma hora, e também passar para o Canadá nesse mesmo tempo. Assim, havia alguns carros desse estado vizinho e Fuscas do Canadá, que chegam facilmente via Detroit. Como o Fusca abaixo:
Um sedã 1966 com muita preparação chamou atenção. Em amarelo com pintura de corrida e o número 66 refletindo o ano (com placas “66VWBUG”), tem injeção eletrônica de combustível e muita preparação de motor. Deve ser uma delícia de acelerar, e a ausência de para-choques atiça os neurônios pedindo velocidade. O dono batizou o carro como Ally McBeetle, e diz que é a namorada do Herbie. Amei.
Algumas peças para vender sempre estão presentes em encontros, e nesse não foi exceção. Apenas três vendedores, porém, demonstrando não se tratar de um grande evento; seguem fotos de dois deles:
Como curiosidade, no estacionamento do parque havia um Chevrolet Corvair, o “Fusca da GM”, com a placa personalizada “YPSIBLT”, uma contração de Ypsilanti built — feito em Ypsilanti — assunto explicado na matéria publicada no AUTOentusiastas sobre o Ypsilanti Automotive Heritage Museum
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Como pudemos ver, foi um evento bastante variado, e, além dos carros que foram mostrados aqui, participaram muitos outros; mas acredito que esta amostra já permite se ter uma ideia de como foi este 33º Festival Volkswagen Anual de Michigan.
Festivais semelhantes ocorrem em muitas partes do mundo, como no Paquistão, por exemplo, e eu entrei em contato com esta realidade com mais detalhes durante os trabalhos de definição para o “Dia Mundial do Fusca” e depois quando comecei a registrar onde esta data é comemorada — com isto comecei a conhecer um pouco mais sobre clubes Volkswagen e seus eventos em nível mundial. O amor pelo Fusca é universal mesmo.
Em tempo, os leitores e leitoras habituais das matérias aqui do AUTOentusiastas devem estar lembrando de outra matéria que está ligada à cidade de Ypsilanti, desta vez estou falando da matéria sobre o Yankee Air Museum, cuja leitura eu recomendo.
AG
Cabe aqui o agradecimento ao Tim Egrojevsky pela colaboração espontânea que resultou nesta matéria. As excelentes fotos do evento foram enviadas por ele.
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