Depois do Jetta 1,4 TSI Comfortline e R-Line, chegados em setembro do ano passado, e em dois meses mais o 1,4 TSI “puro”, a versão mais simples, no começo do mês foi a vez do GLI 350 TSI, versão inédita no Brasil apesar de existir no mercado americano desde 1980. A sigla GLI é de Gran Luxury, Injection, pertinente exclusivamente aos sedãs de alto desempenho, que nos hatchbacks é GTI.
As diferenças do Jetta GLI são o motor 350 TSI, o 2-litros turbo, injeção direta, de 230 cv, igual ao do Golf GTI, associado ao câmbio automático DSG de seis marchas com duas embreagens em banho de óleo. A essas especificações junta-se a suspensão traseira independente multibraço no lugar da por eixo de torção das versões de motor 1,4-litro.
O Jetta GLI chegou às concessionárias com preço público sugerido de R$ 144.990 e o único opcional é o teto solar panorâmico (R$ 4.990). O carro que dirigi era da cor de lançamento cinza Puro, sólida, sem acréscimo de preço, como ocorre com a bela cor vermelho Tornado e a branco Puro. Há duas cores metálicas por R$ 1.480, a prata Pyrit e a cinza Platinum, e finalmente a perolizada preto Ônix, que sai por R$ 1.560.. A cor cinza Puro é simpática e lembra a cor dos veículos da nossa Marinha de Guerra.
O comprador do GLI não arcará com a despesas referentes às três primeiras revisões, o que, na prática, representa um desconto de R$ 1.620.
Assim que entrei no carro a primeira coisa que procurei saber foi se havia saída de climatização para o banco traseiro. Para minha surpresa continua a não ter, como nos 250 TSI . É no mínimo intrigante pelo fato de no México, onde é produzido, e nos EUA, seu grande mercado, fazer bastante calor.
Mas de crítica é só, porque este sedã, que está na sua sétima geração, certamente agradará a quem vier a ter a posse de um, pois ele constitui um conjunto notável e complementa à perfeição a linha Jetta disponível no nosso mercado.
O motor é o mesmo EA888 a gasolina de 1.984 cm³ do Golf GTI, com seus vigorosos 230 cv de 4.700 a 6.200 rpm, um torcudo motor de 35,7 m·kgf já a 1,500 rpm e que assim segue até 4.600 rpm. Na face interna da portinhola do bocal de abastecimento um adesivo indica gasolina de 95 octanas RON, portanto gasolina comum.
Nas trocas de marcha ascendentes, independente de se automáticas ou manuais, ao se buscar aceleração máxima o motor vai a 6.800 rpm e com uma suavidade de dar gosto; a relação r/l é ótima, 0,291.
A despeito da evolução dos câmbios automáticos epicíclicos (falei a respeito na avaliação dos Audi RS 4 Avant e RS 5 Coupé), os robotizados dupla-embreagem como o deste Jetta GLI são mesmo sensacionais. Dá até vontade de ficar inventando troca de marcha, tão prazeroso que é.
A sexta é longa, v/1000 de 55,1 km/h, o que resulta em 2.200 rpm a 120 km/h, velocidade verdadeira. Nessas avaliações em lançamentos não dá para ficar medindo consumo (pelo computador), mas os números oficiais Inmetro são 9,9 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, mais do que coerentes com o porte e os 1.432 kg em ordem de marcha deste Jetta. Ajuda no consumo urbano o desliga/liga motor de 2ª geração, em que o motor desliga alguns metros antes do carro parar. No consumo rodoviário a roda-livre, quando no modo de condução Eco, contribui ao aproveitar toda a energia cinética (o “embalo”).
Cada cavalo-valor só precisa se encarregar de 6,2 kg, daí que o desempenho é vigoroso, não só no “grande prêmio 0-100 km/h”, em que só precisa de 6,8 segundos, mas também nas retomadas de velocidade nas faixas mais altas, de 120 km/h para cima. E o GLI pode chegar a 250 km/h.
O “chassi” deste Jetta é superlativo. A suspensão independente nas quatro rodas é o binômio McPherson-multlbraço, com calibração europeia típica porém “tropicalizada”, o que significa aptidão para andar rápido mas sem o desconforto ocasionado pelo nosso irregular piso. Pneus são 225/45R18Y, boa escolha para um carro com o desempenho desse Jetta.
Perfeita tanto para rodar tanto na cidade quanto numa estrada sinuosa, a direção de relação média extremamente baixa, apenas 10,3:1, com 2,1 voltas entre batentes apenas, facilita a vida do motorista. Relação média porque varia de mais alta (mais lenta) no centro a mais baixa (mais rápida) a partir de certo ponto. A variação é obtida mediante passos diferentes nos dentes da cremalheira da caixa de direção. Isso combinado com a direção eletroassistida de centro definido e “peso” correto para todas as situações. Quando selecionado o modo de condução Sport, esse “peso” aumenta um pouco devido à redução da assistência.
Nessa versão os discos de freio são maiores, de 312/300 mm de diâmetro (dianteiros/traseiros), ante 278/272 mm nos 250 TSI. A modulação de freio é perfeita, interpreta a intensidade de frenagem que se quer.
No interior, o que já é conhecido do Jetta 250 TSI R-Line, como o quadro de instrumentos digital configurável, porém com uma novidade visível na tela do multimídia: o monitor de desempenho. A VW não divulgou foto do monitor, mas essa foto que fiz na apresentação dá boa ideia do que é.
O Jetta GLI nessa sétima geração está mais confortável e espaçoso. Seu rodar é dos mais silenciosos. O sistema premium de áudio Beats tem seu valor. Dirigi-lo é muito agradável e, dependendo do ritmo imposto, empolgante. Veja na lista de equipamento adiante o vasto elenco de itens do GLI.
É notório que os sedãs (e hatchbacks) estão perdendo lugar para os suves, mas aqueles clientes mais racionais têm no Jetta GLI um provável destino para seu rico dinheirinho.
BS
FICHA TÉCNICA DO VW JETTA GLI | |
MOTOR | |
Designação | EA888 |
Descrição | 4-cilindros, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcrum hidráulico, variador de fase na admissão e escapamento, injeção no duto e direta, árvores contrarrotativas de balanceamento, coletor de escapamento integrado ao cabeçote,turbocompressor com interresfriador, gasolina |
Diâmetro x curso (mm) | 82,5 x 92,8 |
Cilindrada (cm³) | 1.984 |
Taxa de compressão (:1) | 9,6 |
Potência máxima (cv/rpm) | 230/4.700 a 6.200 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 35,7/1.500-4.600 |
Comprimento da biela (mm) | 159 |
Relação r/l | 0,291 |
Corte de rotação | 6.800 (sobe marcha a essa rotação) |
Gerenciamento do motor | Bosch MED |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo dianteiro DQ250 com câmbio DSG de 6 marchas marchas à frente e ré, dupla embreagem em banho de óleo, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 2,933; 2ª 1,792; 3ª 1,125; 4ª 0,773; 5ª 0,811; 6ª 0,636; ré 3,352 |
Relações de diferencial (:1) | 4,769 e 3,444 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço transversal em “L”, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção média (:1) | 10,3 |
N° de voltas entre batentes | 2,1 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,1 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/312 |
Traseiros (Ø mm) | Disco/300 |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 7,5J x 18 |
Pneus | 225/45R18Y (estepe temporário T125/90R16N) |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.432 |
Carga máxima | 518 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, sedã 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,299 |
Área frontal (m²) | 2,210 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,661 |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.709 |
Largura sem/com espelhos | 1.799 / 2.037 |
Altura | 1.478 |
Distância entre eixos | 2.680 |
Bitola dianteira/traseira | 1.540/1.541 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 510 |
Tanque de combustível | 50 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 6,8 |
Velocidade máxima (km/h) | 250 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 9,9 |
Estrada (km/l,) | 12,5 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 6ª (km/h) | 55,1 |
Rotação em 6ª a 120 km/h (rpm) | 2.200 |
MANUTENÇÃO | |
Revisão (km/tempo) | 10.000/1 ano (as três primeiras são grátis) |
Troca de óleo do motor (km/tempo) | 10.000/1 ano |
Óleo do câmbio (km) | 60.000 |
GARANTIA | |
Veículo completo (anos) | 3 |
Perfuração por corrosão (anos) | 12 |
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DO JETTA GLI |
Acendedor de cigarros e cinzeiro para os ocupantes dos bancos dianteiros |
Acesso ao interior sem chave e chave tipo canivete |
Acionamento elétrico de todos os vidros um-toque com estratégia antiesmagamento |
Ajuste de altura e distância do volante de direção |
Ajuste manual de altura do banco dianteiro direito |
Alças de teto (4) |
Antena no para-brisa |
Ar-condicionado Climatronic bizona |
Assistente de partida em aclive |
Assistente frontal com frenagem de emergência |
Aviso sonoro e luz de cintos de segurança dianteiros não atados |
Banco do motorista com ajuste elétrico, inclusive lombar, e memória |
Bancos dianteiros com aquecimento |
Bloqueio eletrônico do diferencial com vetoração por torque |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina (6 no total) |
Câmera de ré mais sensor de estacionamento dianteiro e traseiro |
Cintos de segurança traseiros de três pontos |
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo com função frenagem de emergência |
Controle de estabilidade e tração desligáveis pelo multimídia |
Defletor na tampa do porta-malas na cor do veículo |
Descansa-braço dianteiro e traseiro |
Detector de fadiga |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Encosto do banco traseiro rebatível dividido 40:60 |
Engates Isofix com fixação superior para dois bancos infantis |
Espelho interno eletrocrômico |
Espelhos externos com ajuste elétrico com função memória e com aquecimento |
Faróis com ajuste automático da luz alta |
Faróis, luzes de rodagem diurna (DLR), luzes traseiras e luz da placa em LED |
Freio a disco nas quatro rodas |
Freio de estacionamento eletromecânico com função de ativação automática nas paradas |
Função ECO que inclui roda-livre |
Grade do radiador em preto |
Iluminação ambiente com 10 cores |
Iluminação da região dos pés do motorista |
Iluminação no porta-luvas e porta-malas |
Indicador de desgaste das pastilhas de freio |
Luz traseira de neblina |
Luzes de aproximação e afastamento |
Luzes de leitura dianteiras e traseiras |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Porta-óculos |
Quadro de instrumentos digital configurável |
Regulagem automática do farol alto |
Repetidoras de setas nos espelhos |
Retrovisores de acionamento elétrico com função de abaixar orientação do direito ao selecionar ré |
Revestimento do porta-malas em carpete |
Revestimento dos bancos em couro preto |
Revestimento dos retrovisores externos em preto |
Revestimento interno do teto em preto |
Rodas em liga de alumínio 17″ |
Saída de escapamento dupla |
Seleção do perfil de condução (Normal, Sport, Eco e Individual |
Sensor de chuva e crepuscular, este com lunção luz de acompanhamento |
Sistema de infotenimento “Discover Media” com rádio, tela tátil de 8 polegadas, App-Connect e navegador |
Sistema de monitoramento frontal |
Sensor de esrtacionamento dianteiro e traseiro |
Sistema de áudio Beats com sensor de aproximação, comando de voz, 6 alto-falantes e entrada SD-Card |
Sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete |
Start/Stop (desliga/ligar motor nas paradas) |
Travas para crianças nas portas ttaseiras |
Volante multifuncional em couro com comandos do sistema de infotenimento e computador de bordo, e com logo GLI |
OPCIONAL |
Teto solar panorâmico: R$ 4.990 |
CORES |
Cinza Puro (nova, cor do carro da matéria), Branco Puro, vermelho Tornado (sólidas); prata Pyrit, cinza Platinum (metálicas, R$ 1.480); preto Mystic (perolizada, R$ 1.580). |