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Home BS

JETTA GLI, A DOSE EXTRA DE DESEMPENHO

identicon por Bob Sharp
12/06/2019
em BS, Lançamentos
Fotos: autor

Fotos: autor







Depois do Jetta 1,4 TSI Comfortline e R-Line, chegados em setembro do ano passado, e em dois meses mais o 1,4 TSI “puro”, a versão mais simples, no começo do mês foi a vez do GLI 350 TSI, versão inédita no Brasil apesar  de existir no mercado americano desde 1980. A sigla GLI é de Gran Luxury, Injection, pertinente exclusivamente aos sedãs de alto desempenho, que nos hatchbacks é GTI.

As diferenças do Jetta GLI são o motor 350 TSI, o 2-litros turbo, injeção direta, de 230 cv,  igual ao do Golf GTI, associado ao câmbio automático DSG de seis marchas com duas embreagens em banho de óleo. A essas especificações junta-se a suspensão traseira independente multibraço no lugar da por eixo de torção das versões de motor 1,4-litro.

O Jetta GLI chegou às concessionárias com preço público sugerido de R$ 144.990 e o único opcional é o teto solar panorâmico (R$ 4.990). O carro que dirigi era da cor de lançamento cinza Puro, sólida, sem acréscimo de preço, como ocorre com a bela cor vermelho Tornado e a branco Puro. Há duas cores metálicas por R$ 1.480, a prata Pyrit e a cinza Platinum, e finalmente a perolizada preto Ônix, que sai por R$ 1.560.. A cor cinza Puro é simpática e lembra a cor dos veículos da nossa Marinha de Guerra.

O comprador do GLI não arcará com a despesas referentes às três primeiras revisões, o que, na prática, representa um desconto de R$ 1.620.

Assim que entrei no carro a primeira coisa que procurei saber foi se havia saída de climatização para o banco traseiro. Para minha surpresa continua a não ter, como nos 250 TSI . É no mínimo intrigante pelo fato de no México, onde é produzido, e nos EUA, seu grande mercado, fazer bastante calor.

O Jetta, um sedã de seis janelas, tem linhas típicas da marca, modernas e sem exageros estilísticos, uma das receitas para demorar a cansar; a saída de escapamento dupla lhe é bem-vinda

Mas de crítica é só, porque este sedã, que está na sua sétima geração, certamente agradará a  quem vier a ter a posse de um, pois ele constitui um conjunto notável e complementa à perfeição a linha Jetta disponível no nosso mercado.

O motor é o mesmo EA888 a gasolina de 1.984 cm³ do Golf GTI, com seus vigorosos 230 cv de 4.700 a 6.200 rpm, um torcudo motor de 35,7 m·kgf já a 1,500 rpm e que assim segue até 4.600 rpm. Na face interna da portinhola do bocal de abastecimento um adesivo indica gasolina de 95 octanas RON, portanto gasolina comum.

Nas trocas de marcha ascendentes, independente de se automáticas ou manuais, ao se buscar aceleração máxima o motor vai a 6.800 rpm e com uma suavidade de dar gosto; a relação r/l é ótima,  0,291.

A despeito da  evolução dos câmbios automáticos epicíclicos (falei a respeito na avaliação dos Audi RS 4 Avant e RS 5 Coupé), os robotizados dupla-embreagem como o deste Jetta GLI são mesmo sensacionais. Dá até vontade de ficar inventando troca de marcha, tão prazeroso que é.

O coração forte do Jetta GLI, o potente e suave motor EA888 2-litros turbo de 230 cv e 35,7 m·kgf

A sexta é longa, v/1000 de 55,1 km/h, o que resulta em 2.200 rpm a 120 km/h, velocidade verdadeira. Nessas  avaliações em lançamentos não dá para ficar medindo consumo (pelo computador), mas os números oficiais Inmetro são 9,9 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, mais do que coerentes com o porte e os 1.432 kg em ordem de marcha deste Jetta. Ajuda no consumo urbano  o desliga/liga motor de 2ª geração, em que o motor desliga alguns metros antes do carro parar. No consumo rodoviário a roda-livre, quando no modo de condução Eco, contribui ao aproveitar toda a energia cinética (o “embalo”).

 

Cada cavalo-valor só precisa se encarregar de 6,2 kg, daí que o desempenho é vigoroso, não só no “grande prêmio 0-100 km/h”, em que só precisa de 6,8 segundos, mas também nas retomadas de velocidade nas faixas mais altas, de 120 km/h para cima. E o GLI pode chegar a 250 km/h.

O “chassi” deste Jetta é superlativo. A suspensão independente nas quatro rodas é o binômio McPherson-multlbraço, com calibração europeia típica porém “tropicalizada”, o que significa aptidão para andar rápido mas sem o desconforto ocasionado pelo nosso irregular piso. Pneus são 225/45R18Y, boa escolha para um carro com o desempenho desse Jetta.

Posto de comando muito agradável e tela do multimídia de 8″ incrustada no painel: bom gosto

Perfeita tanto para rodar tanto na cidade quanto numa estrada sinuosa, a direção de relação média extremamente baixa, apenas 10,3:1, com 2,1 voltas entre batentes apenas, facilita a vida do motorista. Relação média porque varia de mais alta (mais lenta) no centro a mais baixa (mais rápida) a partir de certo ponto. A variação é obtida mediante passos diferentes nos dentes da cremalheira da caixa de direção. Isso combinado com a direção eletroassistida de centro definido e “peso” correto para todas as situações. Quando selecionado o modo de condução Sport, esse “peso” aumenta um pouco devido à redução da assistência.

Nessa versão os discos de freio são  maiores, de 312/300 mm de diâmetro (dianteiros/traseiros), ante 278/272 mm nos 250 TSI. A modulação de freio é perfeita, interpreta a intensidade de frenagem  que se quer.

No interior, o que já é conhecido do Jetta 250 TSI R-Line, como o quadro de instrumentos digital configurável, porém com uma novidade visível na tela do multimídia: o monitor de desempenho. A VW não divulgou foto do monitor, mas essa foto que fiz na apresentação dá boa ideia do que é.

Monitor de desempenho do Jetta GLI

O Jetta GLI nessa sétima geração está mais confortável e espaçoso. Seu rodar é dos mais silenciosos. O sistema premium de áudio Beats tem seu valor. Dirigi-lo é muito agradável e, dependendo do ritmo imposto, empolgante. Veja na lista de equipamento adiante o vasto elenco de itens do GLI.

É notório que os sedãs (e hatchbacks) estão perdendo lugar para os suves, mas aqueles clientes mais racionais têm no Jetta GLI um provável destino para seu rico dinheirinho.

BS

 

FICHA TÉCNICA DO VW JETTA GLI
MOTOR
Designação EA888
Descrição 4-cilindros, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcrum hidráulico, variador de fase na admissão e escapamento, injeção no duto e direta, árvores contrarrotativas  de balanceamento, coletor de escapamento integrado ao cabeçote,turbocompressor com interresfriador, gasolina
Diâmetro x curso (mm) 82,5 x 92,8
Cilindrada (cm³) 1.984
Taxa de compressão (:1) 9,6
Potência máxima (cv/rpm) 230/4.700 a 6.200
Torque máximo (m·kgf/rpm) 35,7/1.500-4.600
Comprimento da biela (mm) 159
Relação r/l 0,291
Corte de rotação 6.800 (sobe marcha a essa rotação)
Gerenciamento do motor Bosch MED
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo dianteiro DQ250 com câmbio DSG de 6 marchas marchas à frente e ré, dupla embreagem em banho de óleo, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 2,933; 2ª 1,792; 3ª 1,125; 4ª 0,773; 5ª 0,811; 6ª 0,636; ré 3,352
Relações de diferencial (:1) 4,769 e 3,444
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço transversal em “L”, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Relação de direção média (:1) 10,3
N° de voltas entre batentes 2,1
Diâmetro mínimo de curva (m) 11,1
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/312
Traseiros (Ø mm) Disco/300
Controle ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem de emergência
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 7,5J x 18
Pneus 225/45R18Y (estepe temporário T125/90R16N)
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.432
Carga máxima 518
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, sedã  4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,299
Área frontal (m²) 2,210
Área frontal corrigida (m²) 0,661
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.709
Largura sem/com espelhos 1.799 / 2.037
Altura 1.478
Distância entre eixos 2.680
Bitola dianteira/traseira 1.540/1.541
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 510
Tanque de combustível 50
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 6,8
Velocidade máxima (km/h) 250
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) 9,9
Estrada (km/l,) 12,5
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª (km/h) 55,1
Rotação em 6ª a 120 km/h (rpm) 2.200
MANUTENÇÃO
Revisão (km/tempo) 10.000/1 ano (as três primeiras são grátis)
Troca de óleo do motor (km/tempo) 10.000/1 ano
Óleo do câmbio (km) 60.000
GARANTIA
Veículo completo (anos) 3
Perfuração por corrosão (anos) 12

 

PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DO JETTA GLI
Acendedor de cigarros e cinzeiro para os ocupantes dos bancos dianteiros
Acesso ao interior sem chave e chave tipo canivete
Acionamento elétrico de todos os vidros um-toque com estratégia antiesmagamento
Ajuste de altura e distância do volante de direção
Ajuste manual de altura do banco dianteiro direito
Alças de teto (4)
Antena no para-brisa
Ar-condicionado Climatronic bizona
Assistente de partida em aclive
Assistente frontal com frenagem de emergência
Aviso sonoro e luz de cintos de segurança dianteiros não atados
Banco do motorista com ajuste elétrico, inclusive lombar, e memória
Bancos dianteiros com aquecimento
Bloqueio eletrônico do diferencial com vetoração por torque
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina (6 no total)
Câmera de ré mais sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
Cintos de segurança traseiros de três pontos
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo com função frenagem de emergência
Controle de estabilidade e tração desligáveis pelo multimídia
Defletor na tampa do porta-malas na cor do veículo
Descansa-braço dianteiro e traseiro
Detector de fadiga
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Encosto do banco traseiro rebatível dividido 40:60
Engates Isofix com fixação superior para dois bancos infantis
Espelho interno eletrocrômico
Espelhos externos com ajuste elétrico com função memória e com aquecimento
Faróis com ajuste automático da luz alta
Faróis, luzes de rodagem diurna (DLR), luzes traseiras e luz da placa em LED
Freio a disco nas quatro rodas
Freio de estacionamento eletromecânico com função de ativação automática nas paradas
Função ECO que inclui roda-livre
Grade do radiador em preto
Iluminação ambiente com 10 cores
Iluminação da região dos pés do motorista
Iluminação no porta-luvas e porta-malas
Indicador de desgaste das pastilhas de freio
Luz traseira de neblina
Luzes de aproximação e afastamento
Luzes de leitura dianteiras e traseiras
Para-sóis com espelho e iluminação
Porta-óculos
Quadro de instrumentos digital configurável
Regulagem automática do farol alto
Repetidoras  de setas nos espelhos
Retrovisores de acionamento elétrico com função de abaixar orientação do direito ao selecionar ré
Revestimento do porta-malas em carpete
Revestimento dos bancos em couro preto
Revestimento dos retrovisores externos em preto
Revestimento interno do teto em preto
Rodas em liga de alumínio 17″
Saída de escapamento dupla
Seleção do perfil de condução (Normal, Sport, Eco e Individual
Sensor de chuva e crepuscular, este com lunção luz de acompanhamento
Sistema de infotenimento “Discover Media” com rádio, tela tátil de 8 polegadas, App-Connect e navegador
Sistema de monitoramento frontal
Sensor de esrtacionamento dianteiro e traseiro
Sistema de áudio Beats com sensor de aproximação, comando de voz, 6 alto-falantes e entrada SD-Card
Sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete
Start/Stop (desliga/ligar motor nas paradas)
Travas para crianças nas portas ttaseiras
Volante multifuncional em couro com comandos do sistema de infotenimento e computador de bordo, e com logo GLI
OPCIONAL
Teto solar panorâmico: R$ 4.990
CORES
Cinza Puro (nova, cor do carro da matéria), Branco Puro, vermelho Tornado (sólidas); prata Pyrit, cinza Platinum (metálicas, R$ 1.480); preto Mystic (perolizada, R$ 1.580).

 







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Arte: autopapo.com.br

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