As principais novidades da Toro 2020 são as novas versões de entrada chamadas Endurance com motor E.torQ 1,8 flex e câmbio manual de cinco marchas (R$ 92.990), ou automático de 6 marchas (R$ 98.990), e turbodiesel 2,0 com câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4 (R$ 129.990).
O restante da linha fica:
Freedom 1,8 Flex AT6 – R$ 109.990
Freedom 1,8 Flex AT6 S-Design – R$ 114.990
Freedom 2,0 Turbodiesel AT9 4×4 – R$ 140.990
Freedom 2,0 Turbodiesel AT9 4×4 S-Design – R$ 145.990
Volcano 2,4 Flex AR9 – R$ 122.990
Volcano 2,0 Turbodiesel AT9 4×4 – R$ 152.990
Ranch 2,0 Turbodiesel AT9 4×4 – R$ 159.990
Note a inclusão na linha da versão S-Design (S de shadow, sombra em inglês) em duas das quatro Freedom. A Fiat Toro traz pela primeira vez para a América Latina esse conceito italiano, combinação de estilo e conteúdo que satisfazem as necessidades de um público dinâmico e esportivo. O conceito foi apresentado no Salão de Genebra de 2017 e estreou na Europa nos Fiat Tipo 5Door e no 500X. Depois foi a vez do Fiat 124 Spider, 500L e Tipo Station Wagon, receberem o pacote S-Design.
A Fiat Toro Freedom S-Design traz um visual bem mais ousado e exclusivo, podendo ser customizado com qualquer cor de pintura externa (prata Billet, marrom Deep, azul Jazz, branco Ambiente, branco Polar, vermelho Colorado, preto Carbon, cinza Antique e vermelho Tribal). Por fora, faixas adesivas no capô e tampa traseira da caçamba, identificação da versão e motorização escurecidas, assim como emblemas especiais, criam uma nova identidade visual. O pacote traz ainda “santantônio” e estribos laterais em preto (normalmente são cromados) e pintura cinza na carcaça dos retrovisores externos, na grade superior dianteira e nas barras de teto. Para completar, as rodas também possuem pintura escurecida.
Na S-Design todo o interior é ainda escurecido. Ela vem com forrações especiais em tecido de couro nos bancos, assim como volante e laterais de porta em couro com costura preta. Há uma cor específica para a moldura da central multimídia, saídas de ar, alças das portas e aros dos alto-falantes. As logomarcas no interior também são escurecidas e os adereços cromados foram substituídos pelo preto fosco e cinza. O kit conta ainda com descansa-braço central traseiro com porta-copos. Tudo para fazer um conjunto ainda mais exclusivo e elegante. Traz também GPS com a consagrada tecnologia internacional e mapas da TomTom para uma navegação simples e precisa. Além disso, a tela da central também mostra imagens captadas pela câmera de ré.
Toro Ultra
A família Fiat Toro ainda receberá mais para o final de 2019 mais um integrante, antecipando novamente a necessidade dos clientes e inovando, como já é tradição Fiat: a nova versão Ultra vem de série com tampa rígida da caçamba. Com motor 2,0 turbodiesel, câmbio automático 9-marchas e tração 4×4, a Toro Ultra terá melhor proteção do conteúdo colocado na caçamba, total vedação contra infiltração de água e logos da marca e siglas escurecidas. A tampa é removível, o que facilitará caso o cliente precise transportar objetos mais altos.
A versão estará disponível na rede de concessionárias dentro de três a quatro meses.
As novidades da Toro 2020 incluem, de série e opcional na Endurance, nova e maior central multimídia com tela tátil de 7 polegadas e alta definição (80 x 480 pixels). O sistema funciona com o novíssimo Android 8.0 e sua CPU é de 800 MHz para rápido processamento de dados. Com memória interna de 4 GB para armazenamento de informações, trabalha com rápida memória RAM de 1 GB. O.para-choque dianteiro tem quebra-mato integrado com função de para-choque de impulsão, e novos equipamentos de série.
Fernando Calmon andou na Endurance com motor E.torQ flex manual e conta: “O desempenho agrada bastante e a surpresa foi a carga do pedal de embreagem bem baixa, o oposto da versão de motor turbodiesel 4×2 com câmbio manual que existia no lançamento em fevereiro de 2016. O câmbio tem engates leves e precisos com ajuda do comando a cabo. E é flex, uma vantagem nas regiões onde o preço do combustível derivado da cana-de-açúcar é atraente, como no Estado de São Paulo. A qualidade de rodagem da Toro é um dos seus maiores atributos e tem muito a ver com a suspensão traseira independente multibraço.”
A Fiat Toro, com as mudanças no ano-modelo 2020, tem mesmo tudo para manter a liderança no mercado de picapes médias e grandes conseguida desde o lançamento, com 29,7% de participação.no primeiro semestre do ano.
BS