A notícia
No dia 28 de julho último recebi uma mensagem do Mattia Zamana com o link para uma notícia do jornal La Riviera, que dizia:
Início da notícia
Adeus a Filippo Massa, colecionador histórico de “Maggiolini” (Fuscas na Itália)
Filippo Massa também escreveu um livro dedicado à história do famoso carro da Volkswagen
Faleceu o sanremense (oriundo da cidade italiana de Sanremo) Filippo Massa, um colecionador bem conhecido e grande fã de Fusca, também escreveu um livro dedicado à história do famoso carro da Volkswagen. Outra de suas paixões foi o mundo do 3D. “Fizemos a conversão do Diabolik juntos em 3D”, lembra o cartunista da Sanremo, Alessandro “Palex” Prevosto.
Fim da notícia
Como a notícia não informava a data do desenlace, entrei em contato com a sobrinha do Filippo, Cecilia Massa, que me informou seu tio ter falecido no próprio dia 28. O Filippo nasceu em 5 de dezembro de 1954.
Como a amizade começou
Os contatos com o Filippo começaram antes dos tempos da internet, quando eu estava trabalhando nas definições para o Dia Mundial do Fusca, isto em 1993. Naquela oportunidade os contatos eram feitos “à moda antiga”, ou seja, por correio. E a sugestão dele para a data do Dia Mundial do Fusca foi definir três datas, uma para Europa, outra para os Estados Unidos e a terceira para a América do Sul. A sugestão dele chegou a ser considerada, mas acabou não sendo aproveitada.
Abaixo a reprodução da coluna “Some words to our friends abroad” (Algumas palavras para nossos amigos do estrangeiro), do informativo “A Bananinha Speed” de abril de 1993 do Fusca Clube do Brasil, do qual eu era presidente (os A BANANINHA, tanto normais quanto Speed eram enviados a muitos clubes e colecionadores especiais no estrangeiro):
O Filippo também participou com uma colaboração no auge de meu trabalho com o site Arte & Fusca (hoje necessitando de um carinho a mais) em 1999. Este site começou com a ideia de resgatar e preservar pinturas em paredes com a imagem de Fuscas e de seus parentes próximos, e o Fillipo enviou a seguinte “captura”:
No início dos trabalhos com o “Arte & Fusca” eu fazia uma página de agradecimento a todos que tinham enviado material para o site com uma página no “Hall da Fama” do site, e o Filippo enviou uma pequena autobiografia — curiosamente escrita em terceira pessoa, enviada no dia 4 de setembro de 1999, que reproduzo abaixo:
Início da autobiografia
Filippo Massa nasceu em San Remo (IM – Imperia) perto da fronteira francesa em 05/12/1954. Desde tenra idade ele ama Volkswagen: ele ainda possui o Fusca oval de brinquedos da Dinky que ele recebeu de presente em 1957. Em 1974, como um prêmio pela conquista do diploma do ensino médio, ele compra um Fusca mod.117 construído em 21/8/1964 pagando-lhe o equivalente de US$ 55!!! O nome do Fusca é FRITZ, e que devidamente restaurado ainda faz parte da coleção. Em 1980, ele comprou um 411LE 1970 para ser usado junto com a FRITZ, e mesmo esse carro maravilhoso ainda é dele. Com o passar dos anos, foram sendo acrescentado a estes: um Typ 3 1600TL (fastback), um Beetle 117 de 1962, um Karmann-Ghia Typ 14 de 61, um Karmann-Ghia Typ 34 de 1962 e um 1600 Typ 3 Automático (notchback), ampliando a coleção. Desde a década de 1960, reuniu tudo o que se refere à Volkswagen: publicidade, miniaturas (hoje mais de 2.500 “et semper ad majora” — e aumentando sempre!), Livros, fotos, revistas, presentes, memorabilia e cartões postais de todo o mundo; mesmo que mostrando Fuscas muito pequenos no meio de muitos outros carros, mas dentre os carros há sempre um Volkswagen “real” que se destaca (em 04/09/1999 são 3.958 cartões postais “et semper ad majora“!). No decorrer de 1998, ele começa a redação de um livro que ele espera publicar até o ano 2000. Em suma, um entusiasta de peso (pesando mais de 130 kg!) do nosso velho e bom refrigerado a ar Volkswagen.
NUNCA compre um “New Beetle”!!! (em negrito mesmo, frase que ele costumava dizer sempre, ele abominava os Volkswagens arrefecidos a água, os achava uma excrescência)
Fim da autobiografia
Ele também enviou uma foto acompanhando a sua coleção, que reproduzo abaixo ( já esclarecendo que é a resolução que tenho, bem baixa):
O primeiro contato pessoal
Finalmente chegou o dia do encontro pessoal, depois de tantos anos de contato por correio. Foi no 5º Encontro Internacional de Volkswagens Veteranos de Bad Camberg, evento no qual eu lancei o Dia Mundial do Fusca, realizado em junho de 1995.
Eu estava observando os carros do evento estacionados num terreno baldio situado ao lado da oficina especializada Volkswagen de Heinz Willy Lottermann, quando reconheci o Filippo há uns 15 passos de distância; neste momento ele também me viu e de um modo bastante latino, nos encaminhamos um em direção ao outro nos cumprimentando em italiano aos brados! Os “frios” e ordeiros alemães acharam que aquela gritaria era o prenúncio de uma briga e logo se prepararam para apartar os contendores, mas logo viram que era um tipo diferente de aproximação entre amigos. Foi um grande abraço que consolidou a empatia que já tínhamos um pelo outro.
Um momento de felicidade que foi registrado na fotografia abaixo, eu já com a “camisa de evento” que usaria logo mais ao lançar o Dia Mundial do Fusca:
Coleção de cartões postais com Fuscas
Como o Filippo já tinha dito em sua biografia, uma de suas coleções era de cartões postais, que em 4 de julho de 1999 eram 3.958. Quando eu soube disto eu passei a vasculhar quiosques de jornaleiros em todos os lugares por onde eu passava procurando cartões postais com Fuscas e Kombis, coisa que não era lá muito fácil. O grande problema era que as imagens de Fusca eram muito pequenas.
Abaixo, dois dos cartões que eu enviei para ele, e comprei uma cópia para a minha coleção. À esquerda, Copacabana, com uma Kombi branca em primeiro plano; e à direita Piúma, no Espírito Santo,. com um Fusca branco na calçada a 45 graus:
O Filippo, volta e meia, enviava cartões postais com Fusquinhas pelo correio, aproveitando para comemorar Páscoa e Natal, por exemplo. Adiante vão alguns exemplos com a frente dos cartões e seus versos com as mensagens dele em italiano.
Abaixo a mensagem de Páscoa de 1994 com um Fusquinha desenhado como se fosse um ovo de Páscoa. O cartão é da cidade de Innsbruck, na Áustria, com o famoso Balcão Dourado, na rua Herzog-Friedrich:
O Natal de 1994 foi comemorado com um cartão postal de Leiria, Portugal, e o desenhinho da vez foi um Fusca com um gorro de pom-pom do Papai Noel, sem esquecer da simpática mensagem natalina:
Um cartão da Riviera dei Fiori de Sanremo. O Filippo aproveitou este cartão para pôr os assuntos da época em dia, e no cartão um Fusca branco:
Fechando esta amostra dos cartões que recebi do Filippo, um cartão de Limone, no Piemonte, que ele enviou para a minha coleção. Na sua assinatura ele fez uma brincadeira com seu peso com um bonequinho VW precedido da palavra “grosso” que é grande (e gordo) em italiano:
No caso dos cartões brasileiros, acabou ficando raro encontrar cartões nos quais os Fuscas fossem visíveis sem o uso de uma lente de aumento, o que os tornava não colecionáveis.
Caricaturas
Como vimos em detalhes nos cartões postais que enviou. o Filippo gostava de desenhar, tanto que ele tinha uma série de caricaturas com Fuscas, e algumas delas foram registradas no site “Arte & Fusca”, veja abaixo alguns exemplos deste seu trabalho:
O livro
Como o Filippo anunciou em seu currículo de 1994, ele estava trabalhando na redação de um livro que recebeu o título: “L’auto del secolo – Vita e miracoli del Maggiolino Volkswagen” (O carro do século – Vida e milagres do Fusca). Na capa do livro, na qual eu chamo a atenção para o Fusca suspenso em um balão, no canto superior direito, e aos desenhos de Fusca na parte inferior da capa:
O livro tem 132 páginas, e foi publicado pela editora Alkalea Edizioni, de Gênova. E o meu exemplar tem um simpático autógrafo do Filippo: “Al mio grande Amico Alex com stima e afeto”. Para dar uma ideia do conteúdo do livro eu traduzi a sua introdução:
Início da introdução do livro
Para o Volkswagen, isso é para o carro que todos na Itália conhecem com o apelido de Maggiolino (Besouro), e para seus “parentes”, foram dedicados muitos livros em todo o mundo. Este vai se esforçar em abordar o assunto de uma forma leve e, se quiser, divertida.
Em primeiro lugar, neste volume, por Volkswagen (sem outras especificações) sempre será considerado só “ELE” o Tipo 1, o MAGGIOLINO único e inimitável! Na verdade, no momento do projeto (1935) o termo Volkswagen (carro popular) era destinado apenas para o que deveria ter sido o único modelo produzido. A história decidiu o contrário, mas não que as “vontades expressas em testamento” devam ser respeitadas!
Aqueles que não sabem nada da história que vamos contar provavelmente permanecerão sem conhecê-la; na verdade, é incrível quantos eventos tiveram como protagonista o Volkswagen e quantas celebridades, nos mais variados campos, tiveram a ver com ele. Aqueles que já são “Maggiolinodipendentes” (viciados no Fusca) vão tentar descobrir alguma curiosidade inédita, pelo menos para a Itália, sobre este carro que pode ser definido como a versão automobiíistica da Torre de Pisa (a que se inclina, mas nunca cai!), Na verdade são mais de sessenta anos que os “especialistas” dão a ele como condenado, mas não somente ele está sempre aqui conosco, como até no México ele tem tanto sucesso que tem uma lista de espera de vários meses. [N.d.T: lembrando que a edição do livro foi concluída no fim de 1999]
Em todos os leitores, espera-se despertar (ou revigorar) a afeição por este carro tão inconformista e tão amado por dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo, tanto para ser eleito “AUTO DEL SECOLO” — O carro do século — em um referendo internacional para o centenário do automóvel em que ele recebeu cerca de três vezes o número de votos em relação ao segundo classificado que, para o registro, acabou por ser outro carro mítico: o Austin MINI!
Fim da introdução
Agora sobre os detalhes da capa: o Fusca atrelado a um balão de ar quente foi uma interessante peripécia sobre a qual eu escrevi uma matéria: “Um Fusca que anda e voa, você acredita?”. Este detalhe na capa certamente chama muita atenção.
Já o desenho de Fusca, repetido três vezes na parte inferior da capa tem uma história interessante. Atendendo ao pedido do Filippo, eu enviei dados sobre o Fusca e a Volkswagen do Brasil. Como curiosidade eu enviei para o Filippo o que se considera ser a primeira propaganda de Fusca publicada no Brasil — publicada pela Brasmotor em 1950, e que foi descoberta pelo amigo Jason Vogel, do Rio de Janeiro. Ele é um incansável pesquisador de jornais e revistas antigos — tanto pela internet, como “ao vivo” na Biblioteca Nacional. O Filippo simplesmente se enamorou deste desenho que, na verdade, era imperfeito e apresentava várias diferenças com a realidade, pois o pessoal, naqueles tempos, ainda não conhecia o Fusca; mas o desenho era muito carismático. Tanto foi assim que ele aparece em todas as páginas do livro!
Abaixo a página do livro que reproduz esta primeira propaganda do Fusca no Brasil:
Com isto eu tenho o orgulho de dizer que, mesmo que modestamente, eu participei do livro do Filippo.
O último encontro
Encontrei o Filippo pessoalmente vinte anos depois, no 10º Encontro Internacional de Volkswagens Veteranos de Bad Camberg, no dia 20 de junho de 2015. Eu viajei para lá para comemorar o vigésimo aniversário do lançamento do Dia Mundial do Fusca e o encontro com o Filippo foi uma grande alegria a mais naquela oportunidade.
Foi um encontro rápido na tenda principal do evento, já que ele ficou pouco tempo por lá — o encontro foi em frente ao palco onde horas depois eu iria palestrar — como mostra a imagem de abertura desta matéria. Mas foi o suficiente para matar a saudade do grande amigo italiano, com o qual eu mantinha um contato, agora, pela internet. Só que eu não tinha ideia que a nossa despedida naquele dia seria a última vez que íamos nos ver.
O Filippo foi uma pessoa especial que deixa muita saudade. Só posso agradecer à oportunidade que tive de tê-lo como um bom amigo e desejar que ele descanse em muita Paz.
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Ainda sobre o 10º Encontro Internacional de Volkswagens Veteranos de Bad Camberg e a comemoração do 20° Dia Mundial do Fusca. Para quem ainda não a leu está disponível em “Uma ideia brasileira que conquistou o mundo”. O Filippo também é citado nela, que conta como o Dia Mundial do Fusca foi criado.
AG
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