Em matéria anterior falei da chegada dos primeiros veículos Volkswagen à União Soviética no início dos anos 1940. Mas agora é a vez de contar como foi o evento realizado no dia 1º de setembro último em Moscou, com encontro num museu de automóveis e, depois com um passeio pelas avenidas de Moscou, capital da Rússia, para se reunirem novamente em seu local costumeiro de encontros anuais.
A imagem de abertura é deste passeio, os carros estavam passando na avenida que margeia os muros fortificados do Kremlin, antiga cidadela dos tempos imperiais que hoje é sede do governo russo. No lado esquerdo desta foto passa o leito do rio Moscou que corta a cidade. Lembro bem deste local de minha visita à esta metrópole nos anos 1970, em plena vigência da “Cortina de Ferro” e do regime soviético.
Para guiar esta matéria entrevistei Anton Belousov, um dos organizadores do evento.
AG: Quando o movimento de amantes do VW Beetle teve início na Rússia?
ANTON: Eu comecei a me interessar por Volkswagens clássicos há cinco anos, mas o movimento dos proprietários começou em 1995, quando surgiu o primeiro clube e o site Volkswagen Club, criado por Alexey Archakov. Ele reuniu entusiastas em Moscou e São Petersburgo, que participavam do único grande show de carros, o “Avtoekzotika”, que interrompeu sua atividade há 10 anos.
Além disso, havia um segundo clube aqui em Moscou, o “beetle-club.ru”, atualmente fora do ar, organizado por Andrey Hotbug, e em São Petersburgo o Ravil Shafigullin criou o clube “Bughouse”. Agora resta o movimento Bughouse e “Caramba-Garage” em São Petersburgo. Atualmente, aqui em Moscou, estamos apenas convocando o pessoal interessado em eventos pela Internet, pelo telefone ou através das redes sociais; sem uma organização formal de clube.
Muitas pessoas que eram ativas na década de 1990 não vêm mais às reuniões, envelhecem; em contrapartida novos entusiastas estão aparecendo. Resumindo: por aqui nós não nos reunimos em clubes, todos os entusiastas são divididos em grupos, alguns grupos historicamente não se comunicam com outros grupos como, por exemplo, Andrey e Alexey; mas eles se cumprimentam quando se encontram em eventos.
AG: Além destas cidades maiores, existem grupos de aficionados em outras cidades?
ANTON: Existe um pequeno grupo em Kazan e outro em Yekaterinburg, mas em geral na Rússia temos donos isolados de Volkswagens que curtem seus carros em suas cidades de maneira solitária.
AG: Quantos participantes tem o seu grupo aí de Moscou?
ANTON: No total devemos ter uns 150 VW Beetle em condições de uso na Rússia, dentre eles uns 70 estão em Moscou e São Petersburgo; é o que se tem notícia por terem sido vistos circulando nestas cidades nos últimos cinco anos. Novos Besouros não têm aparecido; trazê-los da Alemanha ou dos Estados Unidos não é economicamente viável devido aos altos custos de alfândega. Mas eu sei de três proprietários que trouxeram T1 (Kombis) do Brasil; isto porque temos um total de treze T1 conhecidas, das quais seis são brasileiras — o restante foi trazido da Alemanha nos anos noventa.
AG: Existe alguma data comemorativa ligada ao VW Beetle que é festejada em nível nacional na Rússia?
ANTON: Infelizmente não, mas em grupos nas redes sociais comemoramos o aniversário de Ferdinand Porsche e o aniversário da Volkswagen.
AG: Agora sobre o evento de 1º de setembro último, um encontro no Auto Museu Motores de Outubro. Você poderia dizer algumas palavras sobre este museu?
ANTON: Na verdade é impossível chamar o Auto Museu Motores de Outubro somente de museu. Os organizadores criaram um espaço, ponto de atração peculiar para todos os fãs e entusiastas de automóveis, com ênfase nos carros clássicos.
No momento, na Rússia e, em especial, em Moscou, existem muitos clubes “de marca”: Zhiguli, Moskviches, Volgas, Chaikas e outros carros; que precisam de um espaço para se encontrar, realizar aberturas e fechamentos de temporada, algumas corridas, ralis, pontos de largadas e de chegada.
Por isto mesmo, um espaço com um café, uma pequena área de recreação no segundo andar, com lugar para reuniões e para socialização, é muito solicitado.
A ideia da organização do museu pertence ao colecionador de automóveis Dmitry Oktyabrsky e sua equipe. [Nota: “Oktyabr” é “outubro” em russo, e “Oktyabrsky” que dizer “de outubro”.]. E o museu recebeu o nome Auto Museu Motores de Outubro por analogia com o sobrenome do seu idealizador — não há nada em comum com a Revolução de Outubro. Além disso, a maioria dos carros desta coleção são estrangeiros.
Ainda sobre o Dmitry Oktyabrsky: ele abriu um Museu de Clássicos Nacionais no Autódromo de Sochi (Nota: palco do GP da Rússia de F-!), pelo que recebeu reconhecimento público. O Auto Museu Motores de Outubro, de Moscou, é o seu segundo projeto, mas, ao que tudo indica, não é seu último.
A coleção no museu de Moscou não é realmente grande — apenas cerca de 60 carros, mas eles são muito interessantes. Aliás, é senso comum que joias como os carros desta coleção não deveriam ficar confinados longe dos olhos do público, mas sim serem expostos para a visitação daqueles que os apreciam.
A grande maioria desses carros está em condições de uso; e muitos deles podem ser vistos participando de vários eventos esportivos dedicados a carros clássicos — desde o Rali Chopard e o Rali GUM até as competições de corrida completas que se realizam há vários anos no autódromo Moscow Raceway.
AG: Que carro é este que está sobre um pedestal em frente do museu?
ANTON: Trata-se do carro russo, Volga Gaz-21.
AG: Quem organizou o evento?
ANTON: Especificamente, a reunião de primeiro de setembro foi organizada por mim e meus colegas Lev Grunin e Andrey Hotbug.
AG: Quantos Fuscas compareceram ao evento?
ANTON: O mote do evento eram veículos arrefecidos a ar, então participaram 15 VW Beetle e quatro Kombis T2. Também participaram 20 carros soviéticos arrefecidos a ar, modelos ZAZ 965 e 968.
AG: E os carros russos com motores arrefecidos a ar, são Zaporozhets ZAZ? Se eu não estiver enganado compareceram ZAZ-965 e ZAZ-966, certo? Ambos com motor V-4 arrefecidos a ar, certo?
ANTON: Sim, O ZAZ 965 é um carro muito interessante — uma mistura de VW Beetle 1200 e o design do Fiat 600 com motor V-4 arrefecido a ar (este motor nos anos cinquenta era usado para acionar bombas d’água pelo Exército Soviético).
Já os modelos ZAZ 966-968 são uma mistura do alemão NSU Prinz 4 e VW Beetle 1200.
AG: Em um dos vídeos aparece um carro antigo, conversível, duas portas, vermelho e branco, que marca e ano é?
ANTON: Trata-se de um carro americano, um Hudson Eight 1936, que hoje é parte do acervo do Auto Museu Motores de Outubro. Este carro pertenceu ao grande piloto soviético Valery Chkalov!
AG: Fique à vontade para complementar os dados sobre o seu evento.
ANTON: No primeiro dia de setembro deste ano, um domingo, em Moscou, foi realizada a extraordinária reunião de carros antigos arrefecidos a ar. O clima no domingo foi notável. Tempo ensolarado, parcialmente nublado, estava muito quente, até fazia calor. Tudo isto promoveu um clima de bem-estar. A reunião ocorreu em momentos diferentes e em diferentes pontos de Moscou, como comentarei adiante.
A primeira parte do evento ocorreu no Auto Museu Motores de Outubro que fica, como vimos, nas dependências da Fábrica de Cristal. Naquele local os carros se reuniram para um primeiro encontro.
Lá os participantes foram recebidos de maneira hospitaleira por aquele centro de valorização dos movimentos em prol dos automóveis antigos em Moscou. Naquele pátio várias pessoas interessadas em carros antigos puderam se deliciar com os carros ali expostos. Outros aproveitaram para colocar as conversas sobre aqueles carros antigos em dia; algumas imagens no vídeo abaixo:
Após a estada no Auto Museu Motores de Outubro, foi tomada a decisão de desfilar em carreata pelas ruas de Moscou, chegando à praça que fica nas dependências do Departamento de Química da Universidade Estadual de Moscou MSU (que é o nosso tradicional ponto de encontro de todos os anos).
Imagine só a carreata com mais de 40 carros antigos!
Eu acredito que os transeuntes das ruas de Moscou devem ter se divertido bastante ao ver o cortejo passar. Os semáforos, no entanto, acabaram por dividir o cortejo em vários segmentos, mas todos chegaram em segurança à praça nas dependências do MSU. Algumas fotos deste reencontro:
Desta segunda parada também há imagens em vídeo:
Mapa parcial de Moscou mostrando as localidades deste evento, indicadas por marcadores azuis, que são da direita para a esquerda: o Auto Museum Motores de Outubro (região de Basmanny), avenida ao lado do Kremlin — mostrada na imagem de abertura (região central indicada no mapa por Moscou) e o destino da carreata: o Departamento de Química da Universidade Estadual de Moscou MSU (região no mapa do Ramenki District), onde o evento foi encerrado:
Acabamos sendo testemunhas de um caso engraçado. Até onde eu entendi, na reunião perto do Auto Museu Motores de Outubro havia vários ZAZ-965, mas um Zaporozhets cinza com a placa 61 da região, não. Se eu estiver enganado, me corrijam, por favor. E assim, vamos de carreata pelas ruas de Moscou e eu entrei praticamente na “cabeça” da carreata, quando, de repente, a formação em coluna estreita é deixada pelo ZAZ-965 cinza, que, aliás, estava em estado muito decente, bem cuidado, e que passou a andar em paralelo à coluna. Repetindo, se essa pessoa não esteve na reunião e se encontrou acidentalmente conosco, então a sua surpresa por ter encontrado um número tão grande de carros antigos deve ter sido grande. No entanto, depois de atravessar vários semáforos, ele deu um sinal e se separou de nossa carreata.
Anton Belousov por ele mesmo
“Nasci em 1982 em Grozny, aos 13 anos me mudei para Moscou, onde me formei no Instituto de Petróleo e trabalhei como especialista em TI na modalidade de infraestrutura de rede.
Agora, trabalho para um integrador de TI que atende a uma empresa de petróleo. Sou arquiteto de sistemas projetando infraestrutura de comunicações para novos depósitos de petróleo.
Me interesso pela tecnologia das motos retro-automáticas e na sua restauração, em particular, tenho os primeiros motorollers soviéticos de 1957-1958 e agora estou trabalhando na restauração deles.
Minha posição na “Russia Aircooled crew” é organizador de reuniões e atividades.”
(*) – Sobre o carro do Anton
Trata-se de um VW Beetle fabricado no México em 1984, da série especial “Veludo Vermelho”, série de aproximadamente 3.000 unidades produzida entre 1984 e 1985 exclusivamente para o mercado alemão. Peculiar é a motorização com 1.200 cm3 que atendia ao quesito economia de combustível que muitos alemães valorizavam. Abaixo a certidão de nascimento emitida pelo Auto Museum Volkswagen
O seu catálogo de venda mostra algumas de suas características:
Nas duas páginas internas a sua marcante vista lateral com o friso azul aplicado na parte inferior da lateral que se transforma em duas flores, também há um friso que acompanha o friso cromado:
O estofamento listado em veludo vermelho e azul é uma das características desta série especial, abaixo algumas fotos desta série especial, incluindo detalhes do friso azul aplicado abaixo do friso cromado (Fonte site SEBeetles):
Com esta publicação termino a primeira incursão no mundo arrefecidos a ar da Rússia, que engloba os veículos Volkswagen, presentes naquele cenário desde a década de 40, e veículos arrefecidos a ar russos que de alguma maneira se inspiraram na qualidade e no sucesso do Fusca.
AG
O trabalho conjunto com ao Anton Belousov seguiu até algumas horas antes do meu fechamento da edição desta parte da matéria sobre VW Beetles na Rússia, e foi uma atividade muito agradável. As fotos que não tê sua fonte indicada foram fornecidas pelo Anton. Agradeço a ele pela colaboração e participação neste trabalho.
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