A parte 1 desta matéria foi dedicada a motocicletas com motor VW produzidas no Brasil. Nesta parte 2 serão mostradas duas conversões americanas que deram o que falar a seu tempo.
XAVW Harley-Davidson/VW
Quem perpetrou esta adaptação foi Kenny Howard, que tinha o nome de guerra de “Von Dutch” e fez grande sucesso como “pinstriper” (pintor de linhas e arabescos, feitos a mão livre com pincéis muito finos, muito apreciados em certos tipos de customizações). Para muitos ele foi o melhor desta arte.
Veja nesse vídeo de 02:58, de 1972 uma demonstração das habilidades de “Von Dutch”como pinstriper
Ocorre que “Von Dutch” (vamos chamá-lo pelo nome de guerra) também era um exímio mecânico de motocicletas, sendo considerado um dos criadores da customização destes veículos. Ele usou seu conhecimento de mecânico de motocicletas para criar algumas das motocicletas personalizados mais bem-feitas já construídas.
O projeto em questão começou com uma motocicleta militar Harley-Davidson muito estranha, modelo XA ano 1941, que na verdade foi resultado de uma “engenharia reversa” feita numa motocicleta BMW R71 – projeto de 1923 —, que tinha ganho uma excelente reputação nas batalhas no norte da África.
Foi assim que surgiu uma moto Harley-Davidson com motor boxer arrefecido a ar de dois cilindros horizontais opostos, dotada de transmissão secundária por cardã. Até o jeitão dela lembrava muito uma BMW das quais foram produzidas somente 1.000 unidades; confira a semelhança:
Geralmente quando se faz uma moto customizada é para que seja algo com algum grau de extravagância, para chamar a atenção por onde passar, mas no caso da XAVW (moto Harley-Davidson XA com motor VW) o resultado acabou sendo intrigante, pois ela parece que “saiu de fábrica” assim. E como tem um logotipo VW de cada lado do tanque muita gente foi levada a crer que ela foi fabricada pela Volkswagen!
“Von Dutch” comprou a Harley-Davidson XA entre o início e meados de 1960 e começou a trabalhar numa customização radical. Ele decidiu trocar toda a frente da XA pela de uma Moto Guzzi Falcone, cuja suspensão consistia em um garfo telescópico invertido, que era revolucionário na época. “Von Dutch” manteve o amortecedor traseiro original da Harley-Davidson, mas acrescentou o para-lamas da Moto Guzzi para garantir a consistência.
A maior mudança, no entanto, foi a troca do motor. O motor boxer de dois cilindros arrefecido a ar de 740 cm³ da XA foi removido dando lugar a um motor Volkswagen boxer de 1.192 cm³, também arrefecido a ar. Este motor, um Tipo 122 provavelmente de um Fusca ou Karmann Ghia, produzia 34 cv, um aumento significativo em relação ao motor da Harley.
“Von Dutch” teve que aumentar o comprimento e ampliar a largura do quadro da motocicleta para acomodar um motor muito maior, fabricar um adaptador do motor para o câmbio personalizado e diminuir o cardã. Parece que a troca ocorreu sem problemas visto que os resultados foram tão limpos que tudo se passou como se a motocicleta tivesse vindo direto da fábrica.
“Von Dutch” manteve as rodas originais da XA, mas ele ainda tinha mais algumas peças para trocar. O tanque é de uma Honda CB 450 e o escapamento de aço inoxidável, de 457 mm, parece ser de uma Triumph TRW. Um dos itens que ele conseguiu fazer funcionar foi o pedal de partida!
A motocicleta inteira foi pintada de preto e recebeu o tratamento Von Dutch de pinstriping, com linhas em vermelho sobre o fundo preto. Embora o trabalho não seja tão complexo quanto alguns de seus outros projetos, a limpeza e a atenção aos detalhes das listras são fantásticas. Ele então adicionou um logotipo da Volkswagen, para o caso de que pessoas não conseguissem descobrir que essa XA não era original de estoque.
Na foto acima se nota um brasão sobre o para-lamas dianteiro e foi uma criação de “Von Dutch”. Ele acrescentou uma linha inclinada para a direita ao logotipo VW, formando um X e na parte de baixo deste ele incluiu uma pequena linha horizontal formando o “A” de XA, consubstanciando neste logotipo o nome que ele deu à moto: XAVW:
Talvez o leitor ou a leitora tenha notado que nesta adaptação do motor VW esteja faltando a ventoinha com sua carenagem: “Von Dutch” decidiu usar arrefecimento a ar dinâmico, como nas motos BMW, uma vez que o motor VW boxer não estava mais “enclausurado”, em que depende de ar forçado para seu arrefecimento. Mas, como no Fusca, o arrefecimento foi complementado com um radiador de óleo, só que superdimensionado, originalmente de aviação. Uma solução que deu bem certo em conjunto com outras medidas, a saber, o aumento da folga dos pistões e redução da taxa da compressão, ambas medidas que favoreciam o funcionamento do motor em temperaturas mais baixas.
No artigo da revista Custom Chopper Magazine (em inglês), maio de 1971 sobre a motocicleta XAVW, você poderá conhecer um pouco mais desta moto e ver fotos de seus dias de glória:
A customização foi concluída em 1966 e, pouco tempo depois, “Von Dutch” vendeu a sua criação para o lendário colega pinstriper Ed “Big Bigdy” Ross. Passado um tempo, ela trocou de mãos mais uma vez; desta vez foi o construtor de motocicletas customizadas Randy Smith, que realizou alguns pequenos trabalhos de restauração nela por volta de 1970. A partir daí, não demorou muito, a motocicleta “desapareceu”.
Mas a história deu uma guinada forte em 2012. Foi então que Mike Wolfe, do programa “American Pickers”, ou “Caçadores de Relíquias” aqui no Brasil, do History Channel, recebeu uma ligação de um homem do Tennessee dizendo que ele estava com a motocicleta. Wolfe agiu imediatamente, comprando a moto por 21.000 dólares. Embora isso possa parecer um preço bem elevado, este é um exemplar único e é possível que seja a mais intrigante das criações de “Von Dutch”.
Eu assisto a este programa e me lembro do episódio no qual esta moto foi resgatada, mas para quem não o viu aí vai (é uma filmagem de uma TV em inglês disponível na internet – 05:14):
Esta motocicleta não tem preço. Mike Wolfe a descreveu como “um de seus santos graais”. Ela foi deixada no estado em que foi encontrada e está em exibição no Museu Nacional da Motocicleta de Anamosa, Iowa. A moto foi emprestada ao museu e continua a pertencer à coleção particular do Mike.
Por tudo o que vimos, pode-se dizer que a XAVW é um “Frankenstein que deu certo”. Na foto abaixo um resumo dos componentes maiores que compuseram este bem-sucedido e famoso “Frankenstein”:
Fikobyke: uma BMW R60 com motor VW 1.493-cm³ potenciado
A segunda motocicleta em destaque tem uma história toda sua.
A motocicleta BMW VW Fikobike é uma motocicleta personalizada única construída no terceiro trimestre de 1967 pelo magnata do petróleo de Dallas, Lee Fikes. Ele tinha uma BMW R60 que foi comprada nova, mas seu motor boxer de dois cilindros opostos de 600 cm³ não produzia a potência que ele queria, então ele embarcou num projeto para instalar um motor Volkswagen de quatro cilindros opostos de 1.493 cm³ preparado.
Fikes comprou a BMW para viajar até a Península de Yucatán em sua lua-de-mel. Esta península é a parte mais oriental do México, e que contém as cidades de Cancún, Mérida e Playa del Carmen.
Seu raciocínio era que o motor original de 594 cm³ não seria potente o suficiente para transportar duas pessoas e sua bagagem. É claro que quase certamente seria potente o suficiente, mas não há como negar que um motor com mais do dobro da cilindrada e pelo menos com o dobro da potência seria muito mais divertido.
A outra motivação possível para a instalação do motor da VW foi o fato do México ter sua própria fábrica de Fuscas já na época e haver inúmeros Volkswagens nas estradas em todo o país. Isso significa que todos os mecânicos locais conhecem os meandros deste motor de olhos fechados e peças de reposição estariam disponíveis localmente — algo que não poderia ser dito para o motor BMW R60.
Quando Lee Fikes encontrou um motor VW adequado para seu BMW, ele decidiu não o deixar original. Em vez disso, o motor foi equipado com uma série de peças para desempenho, incluindo um conjunto de tampas de válvulas aletadas, fundidas em liga leve, Thomas Tomahawk, raras e muito desejadas, para ajudar no arrefecimento.
Um dos passatempos de Fikes era trabalhar em um tanque Sherman (!), então há pouca dúvida de que ele conhecia os detalhes de um compartimento de motor. Quando ele terminou o seu novo motor VW, ele era comparável em potência a um motor boxer 1,6-litro de 4 cilindros de Porsche.
As modificações no Fikobike não terminaram com a instalação do novo motor. Um novo farol duplo foi instalado com uma carenagem feita sob medida equipada com uma série de instrumentos, incluindo velocímetro, conta-giros, amperímetro, e medidores de pressão e temperatura do óleo. Há também um termômetro da cabeça do cilindro da Harley-Davidson montado no guidão.
Os freios dianteiro e traseiro são a tambor originais da BMW, com duas sapatas primárias na frente e duas normais na traseira, a suspensão dianteira é o design original do garfo Earles e na traseira há os dois conjuntos mola-amortecedor de série.
Há um rack para bagagem na parte de trás da motocicleta, além da sela para duas pessoas — pronta para a viagem, por terra, à península de Yucatán:
Após sua expedição em lua-de-mel, Fikes era visto regularmente nas ruas de sua cidade natal, Highland Park, Illinois, e o som inconfundível de sua motocicleta tornou-se conhecido por seus vizinhos. Eventualmente, ele vendeu a moto e hoje a Fikobike permanece em excelente condição original geral, pronta para seu próximo proprietário.
Esta motocicleta, nas condições mostradas nas fotos deste artigo. foi vendida arrematada recentemente num leilão da Sotheby’s.
Para finalizar esta parte da matéria mais uma foto da adaptação do motor VW à motocicleta BMW:
Mas o uso de motores VW a ar em motos nem de longe acaba por aqui Tratamos de alguns exemplos, a Amazonas, a Kahena, a XAVW e a Fikobyke, mas muitas foram as adaptações de motores VW boxer arrefecidos a ar feitas nos mais diferentes países. Adaptações muito caprichadas como a adaptação abaixo feita na Rússia:
Há também adaptações muito precárias. Nesta “coisa” da foto abaixo foram combinados componentes de moto com outros de um minitrator de uma maneira bastante precária. A partida é dada por uma cordinha, que aparece enrolada no bastão sobre o banco de trator. É deixar a ignição ligada, e enrolar a corda na polia do dínamo e puxar pelo bastão onde ela está amarrada e pronto, o motor pega. Mas o melhor da história é que esta geringonça funciona!
Entre estes dois extremos não faltam exemplos. Pelo jeito, muita gente acabou tendo a mesma ideia, como se pode ver abaixo:
Mesmo sendo um projeto antigo, o motor VW boxer arrefecido a ar tem servido para uma infinidade de aplicações, como estamos vendo aqui em nossa coluna. O uso em motocicletas foi muito amplo e, pelo visto, caiu no gosto de muita gente.
Ainda ficaram de fora os triciclos com motores VW a ar, mas este assunto poderá ser tratado no futuro.
AG
Para a elaboração desta parte da matéria foi necessária uma longa pesquisa em vários sites como indicado na referência das fotos. No caso das fotos do Darin Schnabel a referência é ao site da Soterby’s.
Várias fotos foram obtidas de vídeos do YouTube com motos que receberam motores VW a ar, no caso os vídeos foram baixados e fotogramas selecionados foram copiados para a matéria.
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