O Kia Cerato srgiu em 2008. A segunda geração veio em 2012 e essa, a terceira, no ano passado. O caminho até o Brasil encurtou em 2016: antes vinha da Coreia do Sul, agora vem do México, da nova fábrica Kia em Pesquería. Por isso está isento do Imposto de Importação de 35%, em razão do acordo comercial Brasil-México.
São duas versões, a EX por preço público sugerido de R$ 94.990, e a SX, por R$ 104.990. A diferença é exclusivamente o nível de equipamentos. Os itens de segurança são exatamente iguais e na mecânica única diferença é só a SX vir com borboletas para trocas de marcha manuais do câmbio automático epicíclico de seis marchas.
A Kia tem vasto leque de modelos e versões, mas para o Brasil vinha a de motor 1,6-litro de 122/128 cv e 16,0/16,5 m·kgf. Agora o motor é um 2-litros de157/167 cv e 19,2/20,6 m·kgf. A diferença é sensível, especialmente pelo fato de o novo pesar apenas 78 kg mais.
O Cerato já passou duas vezes pelas mãos do AE, ambas aos cuidados do editor-geral Paulo Keller, uma em 2014, outra em 2017, e deixaram ótima impressão. A mesma que teve o editor de testes Gerson Borini por ocasião do lançamento, em setembro último, do modelo 2-litros no Autódromo Capuava, em Indaiatuba.
Com relação ao nível de equipamentos, só o SX tem ar-condicionado automático, acesso ao interior sem chave, partida do motor por botão, iluminação nos espelhos dos para-sóis, espelho interno fotocrômico, espelhos externos rebatíveis automaticamente e bancos revestidos de couro. Na lista de equipamentos no final vê-se em detalhes as diferenças das duas versões. No vídeo eu erroneamente digo que os faróis são de LED: são de lâmpadas halógenas.
Todo o resto é compartilhado por ambos, como motor flex com válvulas injetoras com aquecimento para partida a frio estando com álcool no tanque, câmbio automático de seis marchas, saída de climatização para o banco traseiro, faróis de neblina, lanterna traseiras em LED, até rodas e pneus.
Trem motriz
Se considerarmos que o motor Nu 2,0 MPI é de aspiração natural e de injeção no duto, sua potência de 157/167 cv a 6.200 rpm e torque de 19,2/20,6 m·kgf a 4.700 rpm indicam um bom projeto. Apesar de a rotação do torque máximo ser alta, a variação de fase dos dois comandos de válvulas dá conta de prover a sempre desejada elasticidade.
O motor tem funcionamento suave, “liso”, até parece ter árvore contrarrotativa de balanceamento (não tem). Bloco e cabeçote são de alumínio e o acionamento dos comandos de válvulas é por corrente. Em marcha-lenta, câmbio em Drive, não há nenhuma impressão de motor querendo movimentar o veículo, indicação de haver controle de neutro no câmbio da Hyundai Powertrain (as marcas Kia e Hyundai estão sob o mesmo guarda-chuva). Notei bloqueio do conversor de torque a partir da terceira.
As trocas ascendentes são feitas sempre automaticamente a 6.000 rpm, 200 rpm abaixo da rotação-pico de potência. Se prejudica o desempenho, é desprezível, uma vez que nesse ponto da curva de potência a linha é praticamente horizontal.
As posições do câmbio são PRND, e ao deslocar a alavanca seletora para a esquerda a partir de D, entra-se no modo S. Sem tocar mais na alavanca, o câmbio permanece automático S, com trocas mais rápidas e suprimindo a sexta. Com toque longitudinais na alavanca entra o modo manual,, para frente sobe marcha/para trás reduz. Se a alavanca não for trazida para a esquerda, ao usar as borboletas o câmbio entra em modo S. Para retornar o Drive desloca-se a alavanca para direita.
O câmbio tem quatro modos de condução: Comfort, Economy, Smart e Sport, selecionáveis por botão no console de túnel próximo à alavanca seletora, lado esquerdo. Cada um altera os pontos de troca de marcha bem como a relação do pedal do acelerador e a indexação do volante à velocidade.
A 120 km/h (velocidade verdadeira) o motor está a 2.540 rpm (v/1000 de 47,2 km/h), rotação conveniente para rodar em autoestradas.
A Kia é outra fabricante que não fornece dados de aceleração e velocidade máxima, mas o 0 a 100 km/h é seguramente feito em 9 segundos baixos. Deve atingir 210 km/h com facilidade, mas além disso necessitaria de pneus com classificação de velocidade V (240 km/h); pois é H (210 km/h).
Na avaliação do Gerson Borini por ocasião do lançamento foi informado um consumo de combustível muito alto, tipo 9 km/l com gasolina em estrada. Para esse teste agora recebi a etiqueta do Inmetro/PBEV e lá está 9,5/6,5 km/na cidade e 13,1/9,3 km/l, na estrada (o dado na matéria do Gerson já foi atualizado).
A Kia importa o Cerato com as funções consumo médio e autonomia do computador de bordo desabilitadas na fábrica, por isso estimo que no meu percurso habitual residência-Maison Blanche possa ter feito pouco mais 13 km/l mesmo com ar-condicionado ligado. Como o percurso inclui trânsito urbano, pode chegar a 14~14,5 km/l só em rodovia.
O motivo dessa desabilitação, segundo a Kia do Brasil, é o computador de bordo não prever combustível que não seja gasolina, mas que isso deve ser revisto.
O tanque é de apenas 50 litros, mas com gasolina, pelo consumo oficial pode-se esperar alcance de 650 quilômetros;.com álcool, bem menos, 460 quilômetros.
Dinâmica
Muito agradável em marcha. A suspensão funciona praticamente sem rumorosidade, importante no nosso piso. Está entre as melhores nisso. Muito bom de curva mesmo sem recorrer a pneus muito largos. Eles são de perfil 60, tranquilidade relativa quanto a buracos com o flanco de 12,3 cm. “Mergulha” bem nelas com bem discreta saída de frente; traseira, pregada.
A distância mínima do solo de 135 mm parece pouco, mas passa sem problema por lombadas e saídas de garagem para a rua.
A direção responde ao comando como se imagina, tem carga ideal em toda a gama de velocidade, o centro é definido e a relação, adequada. Infelizmente não é informada, mas estimo ser l4:1 e 14,5:1.
Os quatro freios a disco cumprem bem seu papel com fácil modulação do pedal. Gostaria de tê-lo dirigido com chuva para confirmar o que observei.
Desliza bem em velocidades mais altas graças ao bom coeficiente aerodinâmico 0,27 e área frontal típica de sedã. Ao baixar o meu vidro não ocorre grande aumento de ruído, sinal de que o ar está sendo bem cortado.É bastante silencioso na estrada, apenas com leve ruído dos pneus traseiros.
Espaço e conforto
As dimensões do Cerato proporcionam o conforto que se espera de um sedã, tanto no comprimento de 4,640 mm quanto na largura (sem espelhos) de 1.800 m, e entre-eixos de 2.700 mm.. Mesmo sendo relativamente baixo, 1.440 mm, sobre espaço para cabeça. É um sedã 6-janelas, configuração que aprecio.
O banco traseiro acomoda três pessoas e, novidade nesta geração, conta com saída de climatização para este espaço. O espaço para pernas é amplo.
O porta-malas, cujo movimento de abertura da tampa é motorizado com comando remoto pela chave (há o interruptor na borda inferior também) é declarado como sendo de 520 litros. A ficha técnica informa padrão SAE, eu gostaria que fosse especificado VDA. De qualquer maneira é um porta-malas bem grande.
O vão para carregamento — a “boca” — é de 1.147 mm da largura por 470 mm de altura e a “5ª roda” — estepe de medida igual aos demais pneus, embora com roda de aço — fica no seu poço habitual na horizontal.
A conectividade consiste do multimídia com tela tátil de 8 pol, espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth,entrada auxiliar, USB, e controles de áudio e de chamada telefônica no volante. Neste está também o comando do controle de velocidade de cruzeiro.
Para resumir o Cerato 2,0, um sedã eficiente e de bom desempenho, confortável, suspensão no ponto de calibração certo e silenciosa no funcionamento, tudo passando sensação de boa construção, como aliás vem-se notando cada vez mais nos Kia e Hyundai. E suas linhas são muito agradáveis.
Assista ao vídeo:
BS
(Atualizado em 4/02/2020 às 18h15, explicação sobre o computador de bordo)
Fotos no elevador:
Mais fotos:
FICHA TÉCNICA KIA CERATO SX 2,0 2020 |
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MOTOR | |
Denominação | Nu 2.0 MPI |
Descrição | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão e escapamento, corrente, 4 válvulas por cilindro, injeção no duto, ignição estática com bobinas individuais, flex |
Diâmetro e curso (mm) | 81 x 97. |
Cilindrada (cm³) | 1.999 |
Taxa de compressão (:1) | 12 |
Potência (cv/rpm, G/A) | 157/167/6.200 |
Torque (m·kgf/rpm, G//A) | 19,2/20,6/4.700 |
Corte de rotação (rpm) | 6.500 (teórico, sobe marcha a 6.000) |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo automático epicíclico Hyundai Powertrain, 6 marchas a frente e ré, borboletas para trocas manuais, conversor de torque, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,400; 2ª 2,726;; 3ª 1,834;; 4ª 1,392; 5ª 1,000; 6ª 0,774; ré 3,440 |
Relação do diferencial (:1) | 3,27 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mín. de curva (m) | n.d. |
Relação de direçaõ (:1) | n.d. |
Voltas entre batentes | 2,8 |
Diâmetro do volante (mm) | 370 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Disco/n.d. |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente a frenagens fortes |
Circuito hidráulico | Duplo em diagonal |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 6,5J x 16 |
Pneus | 205/60R16H (Kumho Ecsta HS51 coreanos) |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, sedã 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,27 |
Área frontal (calculada, m²) | 2,07 |
Área frontal corrigida (m²) | 0.559 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.640 |
Largura (sem/com espelhos) | 1.800/n.d. |
Altura | 1.440 |
Distância mínima do solo | 135 |
Distância entre eixos | 2.700 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 520 (SAE) |
Tanque de combustível | 50 |
PESO (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.283 |
Carga útil | 447 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | n.d. |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | n.d. |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l, G/A) | 9,5/6,5 |
Estrada (km/l, G/A) | 13,3 /9,3 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em última marcha, 6ª (km/h) | 47,2 |
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 2.540 |
Rotação à vel. máxima, 5ª (rpm) | n.d. |
MANUTENÇÃO | |
Revisões e troca de óleo ((km/tempo) | 10.000/anual |
Óleo do câmbio | Não requer troca |
EQUIPAMENTOS KIA CERATO 2,0 2020 | ||
EX | SX | |
CONFORTO E COMODIDADE | • | • |
Alças de teto (3) | • | • |
Abertura interna do porta-malas e da tampa de combustível | • | • |
Ar-condicionado automático digital bizona com filtro antipólen | – | • |
Ar-condicionado manual com filtro antipólen | • | – |
Banco do motorista com ajustes de inclinação do encosto, altura e distância | • | • |
Banco traseiro bipartido (60/40) e rebatível para ampliação do porta-malas | • | • |
Bancos dianteiros com aquecimento em 3 níveis | – | • |
Bancos, volante e alavanca seletora de câmbio revestidos em couro | – | • |
Bolsa porta-revistas no dorso do encosto do banco do passageiro | • | • |
Borboletas para trocas de marcha manuais | – | • |
Chave inteligente para travamento e abertura das portas e acionamento do alarme a distância | – | • |
Console central com 2 portas USB para carregamento de energia, 1 porta USB para dados/energia, tomada 12 V e auxiliar | • | • |
Console central com descansa-braço, porta-objetos e porta-copos | • | • |
Console de teto com porta-óculos e luzes de leitura | • | • |
Descansa-braço no banco traseiro com porta-copos | • | • |
Encostos de cabeça com ajuste de altura para os 5 ocupantes | • | • |
Iluminação no porta-malas e porta-luvas | • | • |
Indicador de marchas no conjunto de mostradores | • | • |
Maçanetas internas padrão aço escovado | • | • |
Manta fonoabsorvente na parte interna no capô do motor | – | • |
Molduras externas das portas cromadas | – | • |
Painel com mostrador digital e computador de bordo em LCD de 3,5″ | – | • |
Painel com revestimento macio | • | • |
Para-sóis com porta-tíquete, espelho e extensão lateral | • | – |
Para-sóis com porta-tíquete, espelho, iluminação e extensão lateral | – | • |
Partida do motor por botão com chave presencial | – | • |
Porta-objetos e porta-garrafas nas portas dianteiras e traseiras | • | • |
Saída de ar-condicionado para o banco traseiro | • | • |
Sapatas dos pedais e do apoio de pé esquerdo em aço escovado | – | • |
Sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters | • | • |
Tomada auxiliar 12 V no console central | • | • |
Travamento e abertura das portas e acionamento do alarme a distância por controle remoto | • | – |
Travamento elétrico central das portas e porta-malas | • | • |
Vidros com comando elétrico nas 4 portas, um-toque subida/descida no do motorista | • | • |
Vidros esverdeados com filtro de raios UV | • | • |
Volante de direção com regulagem de altura e distância | • | • |
Volante e alavanca seletora de câmbio revestidos em couro | • | – |
Volante multifuncional com controle de som, computador de bordo e controle automático de velocidade de cruzeiro | • | • |
EXTERIOR E DESIGN | • | • |
Antena tubarão | • | • |
Espelhos retrovisores externos com rebatimento e regulagem elétrica, setas integradas em LED e aquecimento | – | • |
Faróis de neblina | • | • |
Grade dianteira com detalhes cromados | • | • |
Lanternas de posicionamento dianteiras e traseiras em LED | – | • |
Limpador do para-brisa com acionamento intermitente de frequência variável | • | • |
Maçanetas externas na cor do veículo | • | • |
Para-choques e retrovisores externos na cor do veículo | • | • |
Rodas de liga de alumínio 16″ com pneus 205/60R16 | • | • |
TECNOLOGIA E SEGURANÇA | • | • |
Acendimento automático dos faróis | • | • |
Assistente de partida em aclive | • | • |
Barras anti-invasivas nas 4 portas e zona de deformação programada (chapa dupla) | • | • |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina | • | • |
Câmera de ré com gráfico auxiliar de manobra e visor no sistema multimídia | • | • |
Cintos de segurança de 3 pontos nos cinco lugares | • | • |
Cintos dianteiros com pré-tensionador, limitador de carga e regulagem de altura | • | • |
Controle de estabilidade e tração | • | • |
Desembaçador do vidro traseiro temporizado | • | • |
Destravamento automático das portas em caso de colisão | • | • |
Direção eletroassistida indexada à velocidade | • | • |
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior | • | • |
Estepe “5ª roda” (medida do pneu igual às demais rodas) | • | • |
Freios a disco nas 4 rodas com ABS e EBD (dianteiros ventilados) | • | • |
Imobilizador de motor | – | • |
Luzes de rodagem diurna (DRL) em LED | • | • |
Modo de condução “SPORT” nas trocas sequenciais | • | • |
Modo de condução Economy/Smart/Comfort/Sport | • | • |
Multimídia com tela tátil de 8″, espelhamento de celular Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, entrada auxiliar, USB, e controles de áudio e de chamada telefônica no volante | • | • |
Retrovisor interno eletrocrômico | – | • |
Sensor de monitoramento de pressão dos pneus com leitura individual | • | • |