Como fazia tempo que o pequeno VW não aparecia em teste por aqui, mais o fato de que a VW apresentou o ano-modelo 2020 em maio, resolvemos submetê-lo a novo teste. O fato importante é que houve uma mudança necessária na linha, a simplificação das versões, agora somente três:MPI, Connect (era série especial) e Xtreme. A primeira com motor de aspiração atmosférica, as outras com motor turbo. Sempre, claro, com motor tricilindro EA211. Opcional a preço adicional, só duas cores metálicas por R$ 1.570. Os preços são:
up! MPI – R$ 49.590
up! Connect TSI – R$ 54.590
up! Xtreme TSI: R$ 56.890
Na ocasião a VW anunciou a produção de 300 mil up! em cinco anos. Pode não ser muito para o tipo de carro, média de 50 mil por ano/pouco mais de 4 mil por mês, mas o fato é que o up! tem apreciadores. Acredito que se tivesse câmbio automático epicíclico seria mais aceito, dada a preferência nítida dos brasileiros por esse tipo de câmbio automático. Até março deste ano, como modelo 2019, constava o robotizado I-Motion, mas este tipo de câmbio foi rejeitado pelo mercado e descontinuado no modelo 2020,
O Xtreme — nome estrangeiros podem ser atraentes e charmosos, mas complicam a pronúncia: xis-treme ou ecs-triiími? — é o topo de linha. Mecanicamente continua igual, motor família EA211 1-litro tricilindro turbo relativamente “manso” de 101/105 cv e 16,8 m·kgf com gasolina ou álcool — no Polo 1,0 200 TSI, 116/128 cv e 20,4 m·kgf, por exemplo — mas que arranca sorrisos de quem o dirige face ao peso em ordem de marcha de apenas 1.001 kg, acoplado a um câmbio longo como eu e muitos apreciam.
O alcance nas marchas, levando o motor a .6.000 rpm, é 1ª 50 km/h, 2ª 87 km/h, 3ª 143 km/h e 4ª, velocidade máxima de 183 km/h, motor a 5.600 rpm. Usar a 5ª marcha na cidade é puro diletantismo: a maior velocidade urbana permitida é 90 km/h, quando o motor está a apenas 2.735 rpm. A aceleração é vigorosa: 0 a 100 km/h em 9,5/9,3 segundos,mas nas faixas de velocidade mais altas a aceleração é notável. A 120 km/h em 5ª , velocidade verdadeira, o motor está a 2.900 rpm.
A maneira como arranca da imobilidade, como retoma velocidade, como alcança velocidades elevadas com facilidade, já é bem conhecida.Afinal, contar com torque máximo a 1.500 rpm, quase rotação de marcha-lenta, significa que já se dispõe de 35 cv.e Indo 3.500 rpm, o torque se mantém a potência sobe para 82 cv. Isso dá ideia do porquê tanto desempenho e satisfação, ajudado pelo som instigante do motor.
E como em todo motor turbo, sem se ressentir da altitude. Como nos motores de aspiração natural a potência cai 1% a cada 100 metros acima do nível do mar, essa pujança se nota mesmo em cidades como São Paulo, a 800 metros de altitude.
Um dos responsáveis pelo prazer de dirigir o up! TSI, seu motor proporciona enorme satisfação pelo seu baixo de consumo de combustível, bem-vindo em tempos de combustíveis custando o que custam. O consumo de homologação é 14,1/9,9 km/l urbano e 16,0/11,1 km/l, rodoviário, mas obtêm-se números superiores sem precisar caprichar muito no uso do pedal da direita. No vídeo eu conto que de Moema à Maison Blanche, 51 quilômetros, o consumo foi de 19,4 km/l, embora sem usar o ar-condicionado.
Carro simples
O up! é um carro simples, não há dúvida disso. Mas é bem construído e isso se percebe ao dirigi-lo. Os revestimentos das portas não são totais, parte de chapa fica visível.O painel de instrumentos é mais para o simples, sem difusores de ar em posição vertical orientados para trás, mas mesmo assim sente-se parte do fluxo de ar chegando ao rosto dos ocupantes. Outra parte sobe e atinge o espelho retrovisor interno, que esfria a ponto de embaçar ao se desligar o ar-condicionado num dia de média para alta umidade relativa do ar. Mas de qualquer maneira o conforto térmico mesmo nos dias mais quentes é bom.
Suas dimensões — 3.689 mm de comprimento, 1.645 mm (1,914 mm contando os espelhos) de largura, 1.504 mm de altura, e entre-eixos 2.421 mm — o capacitam a rodar bem e com facilidade nos grandes centros urbanos, mas sem desmerecer sua aptidão para a estrada, dado o seu desempenho. Seu diâmetro mínimo de curva de curva de 9,9 metros, mais a direção com assistência elétrica bem leve ao manobrar, tornam a condução urbana fácil e agradável.
Apesar de ter câmbio manual apenas, a carga do pedal de embreagem é incrivelmente baixa, e esse fator, conjugado com o câmbio de engates leves s precisos, torna o dirigir no trânsito anda e para nada cansativo.
Transporta quatro adultos bem (três no banco traseiro ficam algo apertados) e o passageiro traseiro-central só conta com cinto de segurança subabdominal, embora esse lugar tenha apoio de cabeça. Há engates Isofix para dois bancos infantis com ponto de fixação superior.
O porta-malas de 285 litros acomoda bem os volumes habituais — são apenas 15 litros menos que em alguns carros bem maiores. Uma falta é o encosto do banco traseiro inteiriço, se dividido aumenta a flexibilidade para levar bagagem.
Na autoestradas o motor é potente o bastante para acompanhar qualquer vazão de tráfego, apesar do Cx ser algo alto, 0,373. Nas estradas de pista única e mão dupla a disposição para ultrapassagens torna a viagem tranquila.Os pneus de 185 mm de seção transversal e perfil 60 (Dunlop Enasave EC300+ de baixo atrito de rolamento), em rodas de liga de alumínio de 15 pol, são aos mesmo tempo pródigos em aderência e uma tranquilidade ao se topar com buracos na pavimentação.A suspensão com a trivial receita McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira é corretamente calibrada para a difícil conciliação conforto de rodagem com boas características dinâmicas em carros pequenos e leves. Realmente um trabalho admirável da engenharia da Volkswagen.
O quadro de instrumentos é simples porém funcional. Não tem termômetro do líquido de arrefecimento mas a qualquer momento pode-se saber a sua temperatura em graus Celsius pelo computador de bordo controlado no raio direito do volante. A repetidora do velocímetro em leitura digital, selecionável no volante, é um item indispensável hoje.
Faróis de lâmpadas de filamento comuns são potentes e há faróis de neblina, mas não luz traseira para a mesma finalidade. Luzes de rodagem diurna, as DLR, por lâmpadas também, como no Golf, são uma preocupação a menos.
Os motores TSI de 1 litro agora são chamados de 170 TSI, dentro da nova ordem na VW de aplicar emblema com o torque em newtons·metro nos seus produtos, iniciada com o lançamento do novo Polo em setembro de 2017. O torque deste motor do Xtreme é de 16,8 m·kgf ou 164,7 newtons·metro (N·m). Eu aplaudiria um emblema 165 TSI.
O up! nessa versão Xtreme, tem razoável dotação de equipamentos, como pode ser visto na lista ao final. É prático, veloz e econômico, só não impressiona pelo tamanho. É um carro que se compra por racionalidade.
Assista ao vídeo:
BS
Mais fotos:
No elevador:
FICHA TÉCNICA UP! XTREME 170 TSI 2020 | |
MOTOR | |
Designação | EA211 R3 170 TSI |
Descição | 3-cilndros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada, variador de fase contínua na admissão (50º) e escapamento (40º). 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada, fulcro hidráulico para compensação automática da folga de válvula, injeção direta a 250 bar, turbocompressor BorgWarner com interresfriador, flex |
Diâmetro x curso (mm) | 74,5 x 76,4 |
Cilindrada (cm³) | 999 |
Pressão de supecarregamento | 1,2 bar |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 101/105/5.000 |
Torque máximo (m·kgf, Gou A) | 16,8 m·kgf/1.500 |
Gerenciamento do motor | Bosch MED 17.5.21 |
Rotação de corte, limpo | 6.500 rpm |
Comprimento de biela (mm) | 140 |
Relação r/l | 0,272 |
TRANSMISSÃO | |
Embreagem | Monodisco, Ø 220 mm, comando hidráulico |
Câmbio | Transeixo com câmbio manual de 5 marchas mais ré, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª. 3,769; 2ª. 2,095:1; 3ª. 1,281:1; 4ª.0,927:1; 5ª 0,740:1; ré 3,182:1 |
Relação do diferencial (:1) | 3,625:1 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido a vácuo, ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/256 |
Traseiros (Ø mm) | Tambor/200 |
De estacionamento | Mecânico por cabos, ação sobe as rodas traseiras |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 9,9 |
Relação de direção média (:1) | 15,5:1 |
N° de voltas entre batentes | 2,9 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 5,5Jx15 |
Pneus | 185/60R15H (Dunlop Enasave EC300+) |
Estepe | Temporário 175/70R14T (Dunlop Enasave EC300+) |
CONSTRUÇÃO | Monobloco em aço, hatchback, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.001 |
Peso bruto total | 1.410 |
Carga útil | 409 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 3.689 |
Largura sem / com espelhos | 1.645/1.914 |
Altura | 1.504 |
Distância entre eixos | 2.421 |
Bitola dianteira/traseira | 1.423/1.424 |
Distância mínima do solo | 140 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,373 |
Área frontal (m²) | 2,07 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,772 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 285 |
Tanque de combustível | 50 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 181/183 |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 9,5/9,3 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO/PBEV) | |
Cidade (km/l, G/A) | 14,1/ 9,9 |
Estrada (km/l, G/A) | 16,0/11,1 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v1000 (rpm, 5ª (km/h) | 41,2 |
Rotação a 120 km/h em 5ª (rpm) | 2.900 |
Rotação à velocidade máxima. 4ª (rpm) | 5.600 |
GARANTIA | |
Termo | 3 anos integral, 6 anos para perfuração de chapa |
MANUTENÇÃO | |
Revisões (km//meses) | 10.000/12 |
Troca de óleo do motor (km/meses) | 10.000/12 |
Óleo do câmbio (km/meses) | Verificação do nível a cada 10.000/12 |
EQUIPAMENTOS UP! XTREME 170 TSI 2020 |
Ajusta de altura do volante de direção |
Alerta de frenagem de emergência |
Alerta visual e sonoro de cintos de segurança dianteiros desatados |
Antena no teto |
Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen |
Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias) |
Chave tipo “canivete” com controle remoto |
Cinto de segurança traseiro no lugar central tipo subabdominal |
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos (2) |
Computador de bordo “Plus” |
Console central com porta-copo |
Controle de tração |
Desembaçador do vidro traseiro |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Emblema ‘170 TSI’ na porta de carga |
Encosto do banco traseiro rebatível |
Espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico e função abaixar orientação no direito ao engatar ré |
Espelhos retrovisores externos com repetidoras de setas |
Espelhos retrovisores externos pintados na cor da carroceria |
Faróis com máscara escurecida |
Faróis de neblina |
Iluminação ambiente |
Imobilizador eletrônico |
Lavador e limpador traseiro |
Luz de rodagem diurna por lâmpada de filamento |
Motor 1.0l TSI |
Painel com aplique texturizado |
Palhetas do limpador de para-brisa com design aerodinâmico |
Para-sóis com espelho para o motorista e passageiro |
Quatro alto-falantes e 2 tweeters |
Rack de teto longitudinal em “chrome effect” |
Rodas de liga de alumínio aro 15″ com pneus de baixa resistência à rolagem 185/60 R15 |
Sensores de estacionamento traseiro |
Sistema de som “Composition Phone” com tela de 5″ não tátil |
Suporte para celular removível |
Tampa do porta-malas com fechadura elétrica |
Tomada de 12 V no console central |
Travamento elétrico das portas e porta-malas (com controle remoto) |
Três apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura |
Vidros dianteiros elétricos |
Volante multifuncional |
CORES |
Branco Cristal, preto Ninja, vermelho Flash (sólidas, sem custo); cinza Platinum, prata Sirius (R$ 1.570,00) |