Depois do pre-lançamento realizado no final de 2019, onde a Audi levou toda sua linha de suves para a Chapada do Guimarães, MT, para o evento batizado “Q Territory” que teve a cobertura do editor Josias Silveira, desta vez o foco foi no novo Audi Q3 que estará disponível nas concessionárias da marca a partir de 14 de fevereiro.
A versão avaliada foi a topo de gama, chamada Black, e que conta com um maior número de equipamentos. Todas as versões possuem a mesma motorização 1,4-l turbo e contam apenas com câmbio automatizado de dupla embreagem banhada a óleo, batizado de S-tronic.
Preços:
Prestige R$ 179.990
Prestige Plus R$ 189.990
Black R$ 209.990
A versão Black tem teto solar panorâmico como equipamento de série, que pode ser incluído na versão Prestige Plus por R$ 8.000. Porém o preço da versão Black pode atingir a marca de R$ 226.990 se acrescido dos opcionais de pintura metálica (R$ 1.500), pacote de luzes ambientes customizáveis (R$ 3.500), itens de acabamento em couro Alcantara no painel e painéis de porta (R$ 4.000) e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (R$ 4.000). Esses opcionais, exceto a pintura metálica, são exclusivos da versão Black.
O Audi Q3 era nacionalizado e produzido na fábrica do Paraná e passa a ser importado da Hungria. A especulação é que a adoção do motor 1,4-l turbo para a versão Brasil, ao invés do novo motor 1,5-l turbo (de mesmos potência e torque) já em produção na Europa, é para facilitar uma eventual futura nacionalização do modelo. Neste cenário o suve poderia ser produzido na mesma fábrica do grupo que produz o T-Cross para a VW, visto que ambos os modelos são a mesma plataforma modular MQB do grupo alemão e compartilhariam o mesmo motor.
Motor e câmbio
O motor que equipa o Q3 versão Brasil é o conhecido EA211 R4 1,4-l TFSI a gasolina que equipa outros veículos da Audi e VW: 4 cilindros em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão e escapamento e acionamento por correia dentada, 4 válvulas por cilindro, injeção direta, e turbocompressor com interresfriador.
A potência máxima é de 150 cv a 5.000 rpm e o torque máximo de 25,5 m·kgf é encontrado entre 1.500 e 3.500 rpm. A relação peso potência é de 9,37 kg/cv.
O câmbio S-tronic de 6 marchas é conectado ao motor através de um eficiente sistema de dupla embreagem banhada a óleo que proporciona trocas de marchas muito precisas tanto na progressão quanto na redução. Nota-se que não há patinação excessiva nem hesitação nas trocas.
O test drive foi realizado entre a cidade de São Paulo e Campos do Jordão na serra da Mantiqueira, divisa dos estados de SP e MG. No trajeto escolhido de mais de 300 quilômetros foi possível dirigir o veículo em vários tipos de piso, elevações e curvas.
A sensação de arrancada do carro é inferior aos 9,3 segundos divulgados pelo fabricante para sair da imobilidade e atingir 100 km/h. O mesmo acontece para as retomadas de velocidade. Após alguns quilômetros de condução nota-se que essa sensação de baixo desempenho é originado pelo longo curso do pedal do acelerador e pela calibração ajustada para um modo mais econômico. Para minimizar esse efeito é possível mudar a configuração de condução, passando ao modo Dinâmico, que é um dos quatro modos disponíveis (ECO, Off-Road, Conforto e Dinâmico), onde a resposta do pedal do acelerador é mais rápida, minimizando essa sensação.
As trocas de marcha são feitas automaticamente quando selecionado os modos Drive ou Sport. Neste último as trocas ocorrem em rotações mais altas, porém nunca acima de 6.200 rpm. Adicionalmente há o modo Manual onde as trocas de marchas podem ser feitas através da alavanca seletora ou das borboletas atrás do volante. Mesmo em modo D ou S é possível utilizar as borboletas para uma troca de marcha desejada, e após alguns segundos o sistema volta à automação.
O consumo de combustível declarado pela Audi e registrado no Inmetro é de 10,2 km/l no uso urbano e 12 km/l no uso rodoviário. No retorno da avaliação fiz uma medição no trecho entre Jacareí e São Paulo, trafegando pela rodovia Ayrton Senna a 120 km/h com o controle de velocidade de cruzeiro acionado e obtive a média de 13,5 km/l.
Com tanque de combustível de 58 litros a autonomia é de 700 km, considerando o consumo declarado pelo fabricante. Nada mau!!
Suspensão e direção
O novo Q3 utiliza suspensão dianteira independente McPherson e traseira também independente, multibraço, ambas com molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra antirrolagem,
O ajuste da suspensão é voltado para o conforto sem ser exageradamente macio. A rolagem da carroceria em curvas é bem controlada pela ação das barras antirrolagem, e mesmo ao trafegar nas curvas da serra de Campos do Jordão não foi notado nenhum desconforto.
Em um trajeto de 15 km de estradas de terra com muita erosão, pedras no piso e parcialmente molhado, foi acionado o modo de condução Off-Road que deixa a resposta do pedal do acelerador mais suave e o controle de tração menos intrusivo. Foi possível notar a boa capacidade para essa situação mais adversa, mesmo tendo o veículo tração apenas dianteira. Parabéns aos engenheiros da Audi pelo bom ajuste desenvolvido.
Ruído de rolagem e aspereza estão em nível muito bom para um carro equipado com rodas/pneu de 19”. A versão Black avaliada estava equipada com pneus 235/50R19 Hankook ventusSlevo2 de fabricação húngara (a versão Prestige utiliza 215/65R17 e a Prestige Plus, 235/55R18 – cada uma com roda de desenho específico).
Freios são a disco nas quatro rodas com discos ventilados na dianteira. Todos com pinças deslizantes e o freio de estacionamento tem acionamento eletromecânico atuando diretamente nas pinças traseiras, incorporando o sistema Auto-Hol para maior comodidade no trânsito urbano do anda e para.
Esforço do sistema de direção eletroassistida permite o ajuste em três níveis de esforço e progressão indexada à velocidade. O volante multifuncional possui ótima empunhadura e é revestido em couro.
Conforto, espaço interno e comodidades
O entre-eixos de 2.680 mm permite uma boa distribuição do espaço interno, propiciando um bom espaço para acomodar os passageiros do banco traseiro, que contam com o conforto térmico proporcionado pelas saídas de ar climatizado na extremidade do console de túnel.
O banco traseiro oferece o recurso de ajuste longitudinal, ajuste de reclinação do encosto e descansa-braço com porta-copos. Tais ajustes traduzem-se em flexibilidade para acomodar maior volume no porta-malas de 530 litros, podendo chegar a 1.525 litros com banco traseiro todo à frente com os encostos rebatidos. Este sistema está disponível nas três versões comercializadas.
Na versão Black os dois bancos dianteiros tem todos os ajustes com comandos elétricos, inclusive a pressão lombar. O revestimento é em couro Alcântara e além do bonito desenho o conforto é muito bom, e permite uma boa retenção lateral do corpo.
As versões Prestige Plus e Black possuem o sistema de chave presencial para entrar no carro e dar partida e a tampa do porta-malas tem a facilidade do sistema mãos livres. Para abertura basta estar com a posse da chave e passar o pé sob o para-choque traseiro.
A central multimídia localizada no centro do painel de instrumento é de série para as três versões e vem equipada com tela tátil de alta definiçãoe de 8.8”. A interface de conexão a smartphones é através de cabo para Android Auto e Apple CarPlay ou por Bluetooth para telefone e streaming de áudio.
O quadro de instrumentos tem boa visibilidade e é constituído de uma tela em cores de LCD de 10,25” configurável pelos comandos no volante. É possível selecionar as funções de maior interesse para que fiquem visíveis no centro da tela.
O teto solar panorâmico que equipa a versão Black, é opcional na Prestige Plus, estende-se até o banco traseiro sendo dividido em duas partes em que a dianteira pode ser aberta e a traseira não. Para proteção de raios solares há uma tela de fechamento. Todos os comandos são elétricos.
Na versão Black o forro do teto e das colunas são na cor preta, o que causa uma sensação de menor espaço interno, principalmente para quem ocupa o banco traseiro quando o teto solar está totalmente fechado. Nas demais versões o forro do teto tem cor clara o que deve ajudar a melhorar essa sensação.
O sistema de controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, opcional exclusivo da versão Black, tem cinco níveis de ajuste da distância do veiculo da frente. A faixa de funcionamento de 0 a 200 km/h permite utiliza-lo também no anda/para de trajetos urbanos.
A preocupação com segurança é percebida pela inclusão de vários dispositivos auxiliares que equipam todas as versões, como: câmera de ré, controle de descida em ladeira e assistente de partida em rampa. O “Audi pre sense” detecta situações críticas envolvendo pedestres, ciclistas e outros veículos usando o radar, fornecendo ao motorista advertência visual, sonora e sensível. Se necessário inicia uma frenagem de emergência.
Novidades no exterior
O desenho da carroceria do novo Audi Q3 assemelha-se ao seu irmão mais novo e maior, o Audi Q8. A grande dianteira tem desenho octogonal com o emblema dos quatro anéis ao centro. A coluna traseira tem inclinação mais acentuada e as lanternas traseiras com iluminação em LED são maiores, ocupando a coluna e parte da tampa do porta-malas.
O novo Audi Q3 cresceu em tamanho, agora tem 4.484 mm de comprimento total, 2.024 mm de largura (com retrovisores) e altura de 1.616 mm. O peso em ordem de marcha é de 1.580 kg. O coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) é de 0,32 com área frontal de 2,44 m² e área corrigida de 0,781 m².
Na dianteira o destaque fica para o conjunto ótico totalmente em LED que incorpora através de diferentes projetores a luz de rodagem diurna, farol baixo, farol alto, farol de neblina e luz de manobra. Sensor crepuscular para acendimento automático dos faróis e sensor de chuva estão disponíveis em todas as versões.
Se por um lado a falta de frisos cromados nos vidros, janelas e grade chama a atenção, por outro lado as linhas marcantes das laterais, a cintura alta do veículo e o defletor no teto traseiro reforçam o lado esportivo do modelo.
Expectativa de mercado
Segundo os representantes da Audi, o novo Q3 chega para competir no seguimento premium de suves compactos. E seus principais concorrentes seriam o BMW X1 e o Volvo XC40. O nível de acabamento e materiais utilizados no novo Q3 posicionam o veículo muito bem nesse segmento.
A projeção inicial de vendas é de 2.500 a 3.000 unidades ao ano com maior participação da versão Prestige Plus. Este volume não justificaria a nacionalização deste modelo para produção local.
Especulando, se o veículo tiver uma boa aceitação no mercado brasileiro. e em outros mercados latino-americanos. poderemos ter o Q3 nacional no futuro. Isto poderia trazer até uma redução de preços ao ter menor dependência da volatilidade do câmbio monetário.
O lançamento do novo Audi Q3 complementa a família Q de suves da marca alemã, composta atualmente pelos modelos Q5, Q7 e Q8, e a partir de maio deve receber o reforço do Audi e-tron, que será o primeiro modelo 100% elétrico da marca comercializado no Brasil. A conferir!
Assista ao vídeo:
GB
FICHA TÉCNICA AUDI Q3 2020 1,4L TFSI | |
MOTOR | |
Denominação | EA211 R4 1.4 TFSI |
Descrição | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada. variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada, fulcro hidráulico para compensação da folga de válvulas, injeção direta, turbocompressor com interresfriador, gasolina |
Diâmetro e curso (mm) | 74,5 x 80 |
Cilindrada (cm³) | 1.395 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Potência (cv/rpm) | 150/5.000 |
Torque (m·kgf/rpm) | 25,5/1.500~4.000 |
Comprimento da biela (mm) | 140 |
Relação r/l | 0,285 |
Corte de rotação (rpm) | 6.200 |
Ignição | Bobinas individuais |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Robotizado S-tronic, duas embreagens a banho de óleo |
Relações das marchas (:1) | n.d. |
Relação do diferencial (:1) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço inferior triangular, mola helicoidal, amortecedores pressurizados e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mín. de curva (m) | 11,8 |
Voltas entre batentes | 2,5 |
Diâmetro do volante (mm) | 360 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Disco/n.d. |
Controle | ABS (obrigatório), EBD e assistência à frenagem |
Circuito hidráulico | Duplo em diagonal |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 7Jx19 |
Pneus | 235/50R19 |
Estepe | T145/85R18 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, suve 2-volumes subchassi dianteiro, quatro portas, cinco lugares |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,32 |
Área frontal (calculada, m²) | 2,44 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,781 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.484 |
Largura (sem/com espelhos) | n.d./2.024 |
Altura | 1.616 |
Distância mínima do solo | 140 |
Distância entre eixos | 2.680 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 530 |
Tanque de combustível | 58 |
PESO (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.580 |
Carga útil | n.d. |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 9,3 |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 207 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 10,2 |
Estrada (km/l) | 12 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em última marcha, 6ª (km/h) | n.d. |
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | n.d. |
Rotação à vel. máxima, 5ª (rpm) | n.d. |
MANUTENÇÃO | |
Revisões e troca de óleo ((km/tempo) | 10.000/anual |
Óleo do câmbio | Não requer troca |
Garantia | 4 anos sem limite de quilometragem |
LISTA DE EQUIPAMENTOS – AUDI Q3 2020 1,4L TFSI | Prestige | Prestige Plus | Black |
CONFORTO E COMODIDADE | |||
Acabamento interno em cinza micrometálico | – | S | S |
Apoio de braço dianteiro | S | S | S |
Apoio lombar com ajuste elétrico | S | S | S |
Ar-condicionado automático bizona com saída para o banco traseiro | – | S | S |
Banco do motorista com ajuste elétrico | S | S | S |
Banco do passageiro com ajuste elétrico | S | S | S |
Banco traseiro rebatível com ajuste de inclinação do encosto | S | S | S |
Bancos dianteiros conforto | S | S | – |
Bancos dianteiros esportivos | – | – | S |
Bancos em couro sintético | S | S | – |
Bancos em couro Alcântara | – | – | S |
Chave codificada com SafeLock | S | – | – |
Chave presencial | S | S | |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro | S | S | S |
Descansa-braço central com 2 porta-copos no banco traseiro | – | – | S |
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior | S | S | S |
Espelho interno prismático | S | – | – |
Espelho interno eletrocromico | – | S | S |
Painel de instrumentos digital | S | S | S |
Porta-malas c/ abertura/fechamento elétrico e sistema mãos livres | – | S | S |
Seletor de modo de condução Audi Drive Select | S | S | S |
Sensores crepuscular e de chuva | S | S | S |
Sobretapetes dianteiros e traseiros | S | S | S |
Teto moldado em tecido | S | S | S |
Teto solar panorâmico | – | – | S |
Tomada 12 V e 2 portas USB para o banco traseiro | S | S | S |
Volante esportivo em couro, multifuncional e c/ borboletas de câmbio | – | – | S |
EXTERIOR | |||
Carcaça dos espelhos externos na cor do veículo | S | S | – |
Espelhos externos com ajuste elétrico | S | S | S |
Estrado de teto tipo longarinas preto | S | S | S |
Frisos decorativos pretos | S | S | S |
Vidros laterais e traseiro com isolante térmico | S | S | S |
RODAS | |||
Rodas de liga de alumínio 7J x17 com pneus 215/65R17 | S | – | – |
Rodas de liga de alumínio 7J x18 com pneus 235/55R18 | – | S | – |
Rodas de liga de alumínio 7J x19 com pneus 235/50R19 | – | – | S |
SEGURANÇA | |||
Alarme | S | S | S |
Assistente de partida em aclives e controle de descida | S | S | S |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina | S | S | S |
Câmera de ré | S | S | S |
Cintos de segurança com sensor de afivelamento | S | S | S |
Comando de voz | S | S | S |
Controle de estabilidade e tração | S | S | S |
Faróis de LED | – | S | S |
Faróis com ajuste de altura automático | – | S | S |
Freio de estacionamento eletromecânico com função de atuação automática nas paradas | S | S | S |
Luz de neblina traseira | S | S | S |
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro | S | S | S |
Sensor de estacionamento traseiro/dianteiro com Parking assist | – | – | S |
Travamento central com controle remoto | S | S | S |
SISTEMA DE ÁUDIO | |||
Bluetooth | S | S | S |
Interface para smartphone (Android Auto e Apple CarPlay) | S | S | S |
MMI Touch/Rádio Plus com tela de 8,8 polegadas | S | S | S |
Seis alto-falantes | S | S | S |
OPCIONAIS | |||
Controle de automático de cruzeiro adaptativo e pre sense com frenagem automática | – | – | S |
Itens de acabamento em Alcântara (Marrom, Laranja ou Cinza) | – | – | S |
Pacote de luzes ambientes customizáveis | – | – | S |
Pintura metálica, perolizada e sólida especial | S | S | S |
Teto solar panorâmico | – | S | – |