Não precisa nem mesmo um olhar mais atento para notar a cara de bravo do recém-lançado pneu Falken Wildpeak M/T 01: os enormes gomos nos ombros e a banda de rodagem agressiva mostram que o habitat deste tailandês que acabou de chegar ao mercado brasileiro é mesmo o off-road, ambiente também conhecido como fora-de-estrada. A designação M/T significa mud terrain, piso enlameado.
Disponível em três medidas para rodas de aro 15”, uma para aro 16” e outra para aro 17”, eles foram desenvolvidos para atender o mercado americano, onde o off-road é praticado de forma mais radical.
Pouco conhecida no País, a Falken é uma das marcas da Sumitomo Rubber Industry, por sua vez uma das várias faces de um dos maiores conglomerados industriais em seu país-sede: o Japão. A Sumitomo só fica atrás da Toyota e da Mitsubishi. Entre os fabricantes de pneus com atuação mundial a Sumitomo aparece em quinto, atrás da Bridgestone (líder), Michelin, Goodyear e Continental. No Brasil, sua presença é mais conhecida pelos pneus Dunlop, empresa fundada em Dublin (Irlanda), em 1889 por John Boyd Dunlop, o inventor do pneu inflável.
Em 1909, a Dunlop construiu sua primeira fábrica no Japão, contando com investimentos do grupo, e quatro anos mais tarde iniciou a produção local de pneus para automóveis. Cinquenta anos depois foi criada a Sumitomo Rubber Industries com a incorporação da Dunlop, e em 2003 foi incorporada a fábrica Ohtsu, trazendo com isso a marca Falken. O ano de 2011 foi marcado pela construção da primeira unidade fabril fora da Ásia (foto abaixo), mais precisamente na cidade paranaense de Fazenda Rio Grande, hoje município da região metropolitana de Curitiba. A meta de produção diária para 2020 é de 18.000 pneus de automóveis, suves e vans e mais 1.000 para caminhões.
O lançamento do Wildpeak M/T 01 no Brasil faz parte de um reposicionamento de mercado do grupo no País, ação que tem como foco os mercados premium e suves de alto desempenho. Assim como a Dunlop, a Falken adota a tecnologia Duraspec, caracterizada pelo uso de três lonas na lateral da carcaça dos pneus, o que diminui sensivelmente a possibilidade de rasgos em terrenos acidentados, um fenômeno dos mais conhecidos para quem pratica o off-road de lazer e, principalmente, de competição.
Outras características técnicas do Wildpeak é a adoção de um sistema que permite a fabricação de pneus sem emendas e com 100% de inspeção final. Segundo o fabricante isso permite obter um produto 30% mais uniforme e 50% mais simétrico, além de diminuir a vibração na rodagem e menor necessidade de pesos ao balancear o conjunto roda- pneu.
Percurso de teste
Em um percurso de avaliação na região de Atibaia e Bragança Paulista foi possível comprovar bons coeficientes de dirigibilidade e tração em trechos fora de estrada e ligeira redução de ruídos em rodovias pavimentadas. Em piso de areia fina notou-se a pegada firme, enquanto em trechos acidentados e de lama o carro utilizado (uma picape Chevrolet S10 Diesel 4×4) respondeu com segurança e sem praticamente nenhuma perda de tração. Segundo o fabricante, o padrão de maior espaçamento entre os gomos de dimensões generosas, dispostos diagonalmente e espaçados a intervalos maiores, colabora para isso e também diminuem a retenção de pedras e detritos. Ranhuras próximas ao aro de contato com a roda melhoram o arrefecimento do pneu.
Medidas dos pneus off-road
A medidas indicadas nos flancos do pneus off-road são diferentes daqueles dos pneus “on-road”. Enquanto nos primeiros têm-se largura da seção transversal em milímetros, perfil e diâmetro do aro de roda em polegadas, por exemplo, 225/45R17, nos off-road vem primeiro o diâmetro do pneu, depois a largura da seção transversal, finalmente o diâmetro do aro de roda, todas as medidas em polegadas.
O pneu Wildpeak M/T 01é disponível no Brasil nas medidas:
31 x 10.5R15
32 x 12,5R15
35 x 12.5R15
37 x 12,5R17
LT285/75R16 (medida convencional, em que LT significa Light Truck, o mesmo que picape); o diâmetro desse pneu é 810 mm.
Para ilustrar, a primeira medida acima significa que o diâmetro do pneu é 787 mm, a largura da seção transversal é 266 mm, e o diâmetro do aro de roda, 381 mm.
Sem preço
Na apresentação do novo pneu nada foi falado de preço. Solicitada pelo nosso jornalista, a empresa negou-se a informar os preços públicos sugeridos do novo produto alegando ser “política da empresa”. Pior, teve o desplante de dizer que poderíamos consultar um revendedor.de pneus da marca para obtermos tão banal informação.
Se é política da empresa, quem assim decidiu mostrou ser absolutamente despreparado para o cargo que ocupa, pois a Sumitomo Rubber debochou do profissional de imprensa que atendeu o convite para o importante lançamento, debochou de um veículo de comunicação (o AE) e, principalmente, debochou do consumidor. Profundamente lamentável.
Bob Sharp
Editor-chete
WG