Notícia Toyota
A Toyota GAZOO Racing acaba de apresentar o esquema de pintura do Corolla que disputará a Stock Car com o piloto argentino Matías Rossi e a equipe Full Time Sports. A grande novidade é que o veículo será o primeiro da modalidade e da América Latina a utilizar as cores oficiais e os gráficos da Toyota GAZOO Racing, similar aos empregados em competições como Rally Dakar, Campeonato Mundial de Ral (WRC) e Campeonato Mundial de Resistência (WEC, e a 24 Horas de Nürburgring, entre outras.
Com base na filosofia GAZOO Racing, que tem como lema “pushing the limits for better” — ou em tradução livre “indo ao limite em busca do melhor” —, a escolha por utilizar o Corolla e participar da Stock Car faz parte da estratégia da marca com o intuito de aprender sobre as competições e desenvolver carros cada vez melhores.
Matías Rossi, que será piloto da GAZOO Racing no Brasil, na Stock Car, e na Súper TC2000 na Argentina, terá como companheiro de equipe Rubens Barrichello em ambas as competições. “É um orgulho fazer parte da equipe da Full Time com esses companheiros. Vou aproveitar ao máximo essa experiência para aprender o mais rápido possível o funcionamento da Stock Car e também os circuitos. Juntamente com o Rubens Barrichello, tanto no Brasil como na Argentina, tenho certeza que iremos nos ajudar a entendermos mais rápido o trabalho”, afirma Matías.
Com relação à pintura do Corolla, o piloto argentino foi só elogios na escolha das cores e dos gráficos. “O Toyota Corolla ficou espetacular e muito bonito. Os veículos da Stock Car deste ano foram aprimorados ao incorporarem a carroceria original do Corolla, com as mesmas características. Estou muito confiante em participar, pilotar e estrear na categoria”, finaliza Rossi.
Dados técnicos do Corolla Stock Car
MOTOR: Toyota produzido pela americana Triad, V-8, 6,2 litros, 32 válvulas e injeção eletrônica. Equalizado no Brasil em 460 cv a 6.150 rpm, torque máximo de 61,2 m·kgf a 5.000 rpm.em modo de corrida. No modo push to pass, 550 cv a 6.150 rpm e 71,4 m·kgf a 5.000 rpm (o modo push to pass é de uso temporário para facilitar ultrapassagens em que a abertura da borboleta de aceleração é 100%; ante 64% em modo de corrida).
TRANSMISSÃO: Transeixo traseiro com câmbio sequencial de seis marchas e semiautomático (piloto seleciona e um atuador gerencia o engate). Trocas comandadas por borboletas no volante.
SUSPENSÃO: independente nas quatro rodas. Triângulos superpostos com acionamento do amortecedor via haste de compressão (pushrod). Amortecedores reguláveis de competição. Barras antirrolagem dianteiras e traseiras reguláveis a bordo.
DIREÇÃO: sistema pinhão e cremalheira JTEKT com assistência hidráulica.
FREIOS: disco ventilado nas quatro rodas. Pinças AP Racing de seis pistões na dianteira e quatro pistões, na traseira.
CARROCERIA: carroceria original da fábrica com alguns componentes produzidos em material compósito, aplicada sobre chassi tubular..
ENTRE-EIXOS: 2.740 mm
BANCO DO PILOTO: Projetado e fabricado especialmente para a Stock Car nos EUA, com homologação FIA.
RODAS: Oz Racing (italianas), de liga leve, 11 x 18.
PNEUS: Pirelli PZero. Especiais para chuva e slicks na especificação DH. Medida: 660-305R18. Em pneus de competição a primeira parte da medida é o diâmetro da roda completa, e a segunda, a largura da seção transversal.
COMBUSTÍVEL gasolina, tanque de fibra de carbono de capacidade ajustável, máximo de 114 litros.
Os testes até agora foram realizados nas pistas do Velo Città em Mogi Guaçu, SP, Velopark, RS, Cascavel, PR, Interlagos, SP e Pinhais (Grande Curitiba, SP)
A TOYOTA GAZOO RACING
A Toyota considera o automobilismo como uma maneira essencial de comunicar os sonhos e emoções que os carros geram. Desde abril de 2015, a TOYOTA GAZOO Racing é a marca que abrange todas as atividades de automobilismo da Toyota, a fim de herdar a filosofia fundamental da Toyota de desenvolver seus recursos humanos por meio do automobilismo e da competição, para continuar criando veículos cada vez melhores. Sob essa marca, a TOYOTA GAZOO Racing disputa provas no WRC, WEC, 24 Horas de Nürburgring, Rally Dakar, Super GT (GT500 e GT300), Super Formula japonesa, Campeonato de Rali do Japão, entre outras competições.
AE