Não há muito mais o que dizer do Onix, que nesses 13 meses de lançado já foi testado pelo Gerson Borini, por mim, tanto o hatchback quanto o sedã (Plus), manual (LTZ) e automático. Por isso, quando a assessoria de imprensa da GM dias atrás nos ofereceu um Plus Premier 2021 para teste, verifiquei na nossa planilha de controle de carros de teste que eu ainda não tinha dirigido o sedã.
Todo o resto igual — motor, câmbio, chassi, interior — não havia o que testar senão avaliar o rodar, sempre diferente entre hatchbacks e sedãs. Para começar, a carroceria dos sedãs, à exceção dos liftbacks como o recèm-testado Kia Stinger e o Audi RS 7 Sportback, é mais rígida. A carroceria é “mais armada”, mais estruturada na seção traseira.
Sempre dou como exemplo os maços de cigarros tipo caixa (box);:experimente torcer o maço com a tampa fechada e aberta e veja a diferença de rigidez torcional.
Fora a questão da rigidez há a da seção traseira mais longa, elevando o momento polar de inércia, que se por um lado tira um pouco da agilidade para fazer curvas, por outro controla melhor as oscilações longitudinais, resultando num rodar mais confortável — pouco mais mas é.
Isso, além do caso específico dos Onix, em que a calibração de suspensão e direção do hatch ser mais para firme do que no sedã, conforme informado ao Josias Silveira pela GM no lançamento do hatch no final de novembro do ano passado em Porto Alegre (link da matéria no final).
Embora faça algum tempo desde que testei o hatch Premier ( fevereiro), deu para notar no sedã um rodar mais acomodado, mais calmo, digamos.
Todo resto, a aptidão do motor triclindro 1-litro turbo de 116 cv independente de combustível e 16,3/16,8 m·kgf (gasolina e álcool), ajudada pelo contido peso de 1.117 kg (1 kg menos que o hatchback), câmbio automático prestativo, direção precisa, freios obedientes, e boa posição de dirigir apenas confirmam o que eu e o Gerson constatamos. O Onix é mesmo um compacto que agrada ao primeiro contato e quanto mais se o dirige, mais é apreciado.
No ano-modelo 2021 a tela do multimídia MyLink de terceira geração passou de 7 polegadas para 8 polegadas e o espelhamento de celular, plataformas Android Auto e Apple CarPlay, passar a não depender mais de cabo, pois é feita pelo Wi-Fi do carro, que é roteador de internet 4G. Como desde o lançamento desta geração em setembro do ano passado, a versão Premier traz carregamento de celular por indução, embora o aparelho precise ter tecnologia compatível..
O Onix Premier continua a oferecer o sistema de telemática OnStar, que permite sistemas eletrônicos do veículo serem atualizados remotamente, sem precisar levar o carro a uma oficina. O OnStar oferece diversos serviços conectados, como auxílio em caso de emergência, inclusive resposta automática em caso de acidente mais grave, auxílio na recuperação em caso de roubo e socorro mecânico do Road Service Chevrolet.
O usuário do Onix Premier e o Onix Plus Premier (e do Onix Premier hatchback pode até, comandar diversas funções do carro por meio do aplicativo myChevrolet app. Por exemplo, dar partida no motor a distância para climatizar previamente o interior ou mesmo consultar informações do computador de bordo — nível do combustível, pressão dos pneus, consumo médio, indicador da vida útil do óleo, entre outras.
O Onix 2021 já está nas concessionárias Chevrolet e o Plus Premier tem preço público sugerido a partir de R$ 75.090; a cor do veiculo avaliado é a azul Seeker perolizada.
BS
(Atualizada em 2610/20 às 21h00, correção de informação em legenda de foto, veículo tem luz de rodagem diurna)
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