Depois de fazer mistério em redes sociais, mostrar detalhes e usar até mesmo contagem regressiva, foi apresentado oficialmente o scooter ADV 150. Segundo a Honda, este é o lançamento mais importante da marca no ano e deve chegar às concessionárias antes do Natal. Como já é costume, a apresentação foi remota e também mostrou três novas motos que serão lançadas em 2021.
O Honda ADV 150 era aguardado, já que foi mostrado no Salão Duas Rodas de 2019 para “pesquisa”, que realmente aprovou o novo modelo. Sua proposta é unir a praticidade do scooter com uma melhor capacidade para trafegar por terrenos mais acidentados, o que por aqui também é sinônimo de ruas e estradas. Algo que já existia na prática com seu irmão maior, o X-ADV 750 — fica claro o parentesco e inspiração entre os dois modelos porém agora num pacote com motor 150 cm³ e preço mais acessível..
A base usada foi o conhecido best seller PCX 150, porém com mudanças para a nova proposta. O motor apresenta uma melhor resposta em regimes de baixa e média rotações. São 13,2 cv de potência máxima a 8.500 rpm e torque máximo de 1,38 m·kgf. 6.500 rpm. Impressionou o consumo divulgado: acima de 50 km/l. Deve ser um pouco otimista, mas a julgar pelo PCX, não é difícil se conseguir médias acima dos 40 km/l de gasolina. Auxilia nessa economia de combustível o Idling Stop, recurso que desliga o motor em paradas, após 5 segundos. Esse equipamento já existe no PCX e curiosamente muitos donos não usam, porque “gasta bateria”. Pura falta de conhecimento do sistema, que conta com um série de capacitores no volante do motor: esses capacitores guardar energia elétrica por pouco tempo, e é usada para a rápida partida quando se gira o acelerador.
Seu câmbio é o automático CVT, como na maioria dos scooters, veículo no qual essa transmissão de relações infinitamente variáveis atingiu sua maturidade há muito tempo e tem seu melhor desempenho. O novo ADV conta com chave de presença, também já existente no PCX, e o tanque de 8 litros deve garantir uma boa autonomia.
As maiores diferenças estão, é claro, na parte ciclística. A suspensão dianteira tem 130 mm de curso e em conjunto com a roda dianteira aro 14 e pneu de uso misto promete encarar buracos e estradas de terra com mais facilidade. Já na traseira (aro 13) o amortecedor é duplo com reservatório de gás externo e 120 mm de curso. Além disso as molas traseiras contam com três estágios de absorção. Tudo isso melhora muito a maior queixa contra os scooters: a baixa capacidade de absorver buracos (devido às rodas pequenas e suspensões de curso reduzido) e o consequente desconforto na coluna do piloto.
O painel é totalmente digital do tipo blackout e toda as luzes são de LEDs. Sob o banco existe um bom compartimento com 27 litros, além de um porta-luvas na dianteira com tomada 12 V. Para quem gosta de para-brisa, no ADV ele é ajustável em duas posições sem uso de ferramentas. Os freios contam com disco em ambas as rodas porém com ABS apenas na dianteira.
Disponível em duas opções de cores: vermelho e branco perolizado o ADV 150 tem preço público sugerido de R$ 17.490.00 (sem frete e seguro) e conta com três anos de garantia sem limite de quilometragem. Em breve pretendemos rodar com o novo ADV e contar como ele se sai rodando na nossa tradicional buraqueira e lombadas.
Ao final da apresentação do ADV veio a confirmação de três lançamentos para o próximo ano. O plano na Honda é fortalecer sua participação em três diferentes segmentos: esportivas, big trail e scooters.
CBR 1000RR-R Fireblade
Ápice de esportividade e desempenho da Honda, a nova Fireblade 1000 será oferecida em sua versão mais esportiva. São 217,5 cv 14.500 rpm com o uso de tecnologias vindas diretamente das competições. Nas laterais, aletas são responsáveis por diminuir o arrasto aerodinâmico e aumentar a estabilidade em altas velocidades.
Africa Twin 1100
Chegando também em 2021, a maior aventureira de uso misto recebe as mesmas mudanças apresentadas na Europa. O motor cresceu 100 cm³ e ganhou mais desempenho; o painel é novo, assim como os faróis e carenagens. Pela primeira vez teremos no Brasil uma Africa Twin sem manete de embreagem. Como opcional será ofertado o câmbio automático de dupla embreagem DCT. Além da versão padrão, ainda existirá a Adventure Sports mais completa e equipada para longas viagens.
Forza 350
Outro scooter que já foi mostrado no Salão Duas Rodas de 2019 — porém na versão anterior Forza 300 — chegará já com a sua configuração mais atual e motor de 350 cm³. Entre os destaques do modelo estão a bolha com regulagem elétrica e controle eletrônico de tração.
Segue abaixo a ficha técnica do novo Honda ADV150, já modelo 2021..
LR
FICHA TÉCNICA HONDA ADV 150 | |
MOTOR | |
Tipo | 1 cil, 4 tempos, OHC, injeção eletrônica PGM-FI, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 149.3 |
Diâmetro e curso (mm) | 57,3 x 57,9 |
Taxa de compressão (:1) | 10,6 |
Potência (cv/rpm) | 13,2/8.500 |
Torque (m·kgf/rpm) | 1,38/6.500 |
TRANSMISSÃO | CVT |
Relações das marchas (:1) | n;d; |
Relação de diferencial (;1) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Garfo telescópico, 130 mm de curso |
Traseira | Duplo amortecedor com reservatório, 120 mm de curso |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco simples tipo wave/240 (ABS) |
Traseiros (Ø mm) | Disco simples tipo wave/220 |
Controle | ABS, Idling stop |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga leve aro 14 na dianteira e13 na traseira |
Pneus | 110/80-14M/C na dianteira e 130/70-13M/C na traseira |
CONSTRUÇÃO | Quadro de berço duplo em aço |
DIMENSÕES (mm0 | |
Comprimento | 1.950 |
Largura | 763 |
Altura | 1.153 |
Entre-eixos | 1.324 |
Distância livre do solo | 165 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso a seco (kg) | 127 |
Tanque de combustível (L) | 8 |