Ontem (19) foi dia do nascimento da Stellantis NV, resultado da fusão da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) com o Groupe PSA. O anúncio oficial foi feito via internet pelo português Carlos Tavares, até então presidente-executivo do Groupe Peugeot, que agora assume este cargo na Stellantis.
Na foto de abertura, Carlos Tavares (esq.) e John Elkann mostram ao mundo a logomarca nova fabricante.
Com a fusão, formada a partir da combinação de dois grupos com fortes históricos e com finanças sólidas, a Stellantis é uma empresa verdadeiramente global de 400 mil empregados diversos que projetam, desenvolvem, fabricam, distribuem e vendem veículos e soluções de mobilidade em todo o mundo, permanecendo profundamente enraizados nas comunidades em que vivem e trabalham.
O Conselho de Administração de 11 membros é liderado pelo Chairman John Elkann, da família Agnelli. Carlos Tavares, como presidente-executivo, lidera uma das equipes de gestão mais experientes e bem-sucedidas do setor, cuja diversidade, experiência e espírito competitivo estão entre seus principais pontos fortes. Com uma equipe forte de talentosos executivos incansavelmente comprometidos com a melhoria e inovação, a Stellantis está bem posicionada para continuar o histórico de criação de valor de suas empresas fundadoras para todos os acionistas, guiadas por um princípio comum: desafiar o status quo.
Com uma herança orgulhosa que remonta a 125 anos, a Stellantis é o lar de um portfólio completo de marcas históricas que honraram a estrada e conquistaram o pódio no mundo do automobilismo. Fundadas por visionários que inspiraram essas marcas com paixão e espírito competitivo, as marcas cobrem todo o espectro de segmentos de mercado de veículos de passageiros de luxo, premium e convencionais, a picapes pesadas, suves e veículos comerciais leves, bem como mobilidade, operações financeiras e marcas de peças e serviços consagradas.
A Stellantis já tem uma presença bem estabelecida na Europa, América do Norte e América Latina, além de um potencial significativo a ser explorado em mercados importantes como China, África, Oriente Médio, Oceania e Índia. Com operações industriais em mais de 30 países, a empresa tem a capacidade de atender e superar com eficiência as expectativas dos consumidores e entregar veículos e serviços de qualidade incomparável em mais de 130 mercados.
A Stellantis começa com uma posição de força considerável, com margens operacionais robustas refletindo as posições de liderança da empresa nas regiões citadas. A empresa espera alavancar seu tamanho e economias de escala para viabilizar o investimento em soluções de mobilidade inovadoras para seus clientes, visando sinergias anuais de mais de € 5 bilhões em condições estáveis. Essas estimativas de sinergia serão alcançadas por meio da implementação de estratégias inteligentes de compras e investimentos, otimizando a utilização de plataformas e trens motrizes, aplicando pesquisa e desenvolvimento de ponta e um foco contínuo em eficiência de fabricação e processos. Essas estimativas de sinergia não se baseiam no fechamento de qualquer fábrica resultante da transação. (nosso grifo).
Nove comitês de governança garantirão uma estrutura operacional eficiente desde o primeiro dia, incluindo desempenho e estratégia em toda a empresa, planejamento, regiões, manufatura, marca e estilo.
O portfólio da Stellantis é singularmente adequado para oferecer soluções distintas e sustentáveis ??de mobilidade para atender às crescentes necessidades de seus clientes, uma vez que adotam eletrificação, conectividade, direção autônoma e propriedade compartilhada. Como o mercado eletrificado continua a crescer, a Stellantis está bem posicionada hoje com 29 modelos elétricos disponíveis e planeja introduzir dez veículos adicionais até o final deste ano.
A empresa está fortemente empenhada em desempenhar um papel ativo na contribuição para as sociedades em que opera, pois trabalha para atingir uma meta de longo prazo de neutralidade de carbono em todos os produtos, unidades produtivas e outras instalações.
Marcando a ocasião, John Elkann disse: “Não é por acaso que a Stellantis nasceu precisamente quando nosso mundo requer um novo tipo de empresa automobilística que defenda soluções limpas e inteligentes para fornecer liberdade de movimento para todos. Nossa escala global e alcance nos fornecem os recursos para investir em tecnologias de ponta, excelência diferenciada e escolha incomparável para nossos clientes. Mas é a diversidade geográfica e cultural das pessoas da Stellantis que, desde o primeiro dia, é nossa maior vantagem competitiva. São eles, com sua energia, seu know-how e seu compromisso constante, que fazem da Stellantis o que ela represnta hoje. E são eles que construirão dia a dia uma empresa ainda melhor para esta nova era de mobilidade”.
Comentando o primeiro dia de jornada da Stellantis, Carlos Tavares disse: “Este é um grande dia. Um ano depois de anunciarmos este projeto, a Stellantis nasce, apesar da perturbação social e econômica sem precedentes causada pela pandemia da covid-19. Quero agradecer calorosamente a todas as equipes que tornaram isso possível e também a toda a força de trabalho que continuou a impulsionar nossas operações durante este ano excepcional e difícil Isso demonstra a agilidade, criatividade e adaptabilidade de nossa empresa que pretende ser melhor em vez de maior, determinada a ser muito mais do que a soma das partes. É também mais um sinal da determinação da nova empresa em ser um atuante líder na indústria automobilíscica neste ambiente em constante mudança. A Stellantis se dedica a buscar a grandeza e melhorar o bem-estar de seus empregados“. (nosso grifo)
A nova empresa começou a ser negociada anteontem, 18 de janeiro, na Euronext (Paris) e na Borsa Italiana (Milão) e ontem, na Bolsa de Valores de Nova York.
A Stellantis
A Stellantis é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo e provedora de mobilidade, guiada por uma visão clara: oferecer liberdade de movimento com soluções de mobilidade diferenciadas, acessíveis e confiáveis. Além da rica herança e ampla presença geográfica do grupo, seus principais pontos fortes residem em seu desempenho sustentável, profundidade de experiência e os talentos abrangentes de empregados que trabalham em todo o mundo. A Stellantis irá alavancar seu amplo e icônico portfólio de marcas, no espírito dos visionários que as inspiraram com paixão e com um espírito competitivo que sensibiliza empregados e clientes da mesma forma. A Stellantis aspira a se tornar a melhor, não a maior, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todos os públicos de interesse, bem como para as comunidades nas quais opera.
BS