A semana começa com boa notícia para o automobilismo brasileiro: a Vicar, promotora da Stock Car, anunciou hoje a incorporação do Campeonato Brasileiro de Turismo Nacional (foto de abertura), reservado a modelos de entrada fabricados no Mercosul e comercializados no País. Cerca de 80 pilotos e 30 equipes disputam a categoria, que tem mais de 19 modelos produzidos por 10 fabricantes diferentes. A preparação limitada e seu custo relativamente baixo, inclusive o de manutenção consolidaram o sucesso da categoria. As negociações foram concretizadas nas últimas duas semanas, em São Paulo, quando o promotor do Turismo Nacional, Ângelo Correa, reuniu-se com Fernando Julianelli (executivo-chefe da Vicar).
A proposta divulgada esta manhã serve às duas categorias: traz mais visibilidade ao campeonato brasileiro com maior número de pilotos e aproxima a Stock Car de fabricantes ainda refratários a um envolvimento maior no automobilismo. Por utilizar modelos comercializados ao público o Turismo Nacional facilita a participação de concessionárias graças a menor investimento necessário e gera tráfego local nas lojas em cidades que constam do calendário da categoria, que contém seis etapas. Para a Stock Car, ávida de ganhar a adesão de novas marcas, a união vem a calhar.
Para ser incluída na programação da Stock Car o formato de provas da Turismo Nacional deverá sofrer alterações: historicamente, cada rodada do campeonato inclui seis provas e vários treinos, o que dificulta o compartilhamento de pista com outros campeonatos. De acordo com Ângelo Correa, “as definições de calendário e o próprio formato das provas serão estudados nos próximos dias e serão levados em consideração os protocolos sanitários vigentes.” Segundo Fernando Julianelli, com a incorporação da nova categoria, “agora, temos uma sequência evolutiva perfeita, que vai do kart ao Turismo Nacional, e tendo a Stock Light como próximo degrau antes do piloto chegar ao estágio máximo do nosso automobilismo, que é a Stock Car Pro Series”
WG