As duas novas versões do sedã de quatro portas BMW M3, Competition e Competition Track, chegam ao mercado brasileiro a partir de maio próximo. Mostrado no AE de 13 de março passado, juntamente com o cupê M4, a sexta geração do M3 vem com tecnologia de sobra para o motorista.
Componentes externos e internos em fibra de carbono diminuem o peso do carro. Teto e itens de acabamento e de aerodinâmica são produzidos com esse material. O cliente pode optar pela opção M Track com discos de freio carbocerâmicos, bancos de competição com estrutura em compósito de fibra de carbono, pneus semilisos, entre outras opções.
A eletrônica ajuda o motorista a melhorar seu desempenho, medindo e analisando diversas manobras, inclusive tempos de volta em circuitos, pelo M Laptimer. Os controles de tração e de estabilidade permitem ajustes na aceleração e na curva de torque pelo M Setup.
Os amortecedores são controlados eletronicamente pelo mesmo M Setup, que permite escolher entre os programas Comfort, Sport e Sport Plus, o último destinado ao uso em circuitos. Os modos de condução Sport e Sport Plus ajustam também a atuação do câmbio, além de aumentar a intensidade do som do escapamento.
As duas versões têm motor de 510 cv, produzidos pelos 6 cilindros em linha e dois turbocompressores, cada um deles carregando 3 cilindros, para melhor resposta ao acelerador. A aceleração de zero a 100 km/h requer 3,9 segundos e a velocidade máxima é de 290 km/h. O câmbio M Steptronic é de oito marchas e envia a potência para as rodas traseiras.
Os freios da linha M diferem entre as versões Competition e Competition Track. Os discos dianteiros da primeira versão têm 380 mm de diâmetro na frente e 370 mm, atrás, já na versão para pista, os discos são carbocerâmicos e têm diâmetro de 400 mm e 380 mm, respectivamente. As pinças dianteiras fixas têm seis pistões e as traseiras flutuantes, um único pistão, e são pintadas em azul no Competition e em dourado, no Competition Track.
O sistema M Head-Up Display projeta no para-brisa, só para o motorista, as informações de rotas do sistema de navegação e de velocidade do veículo para evitar que o motorista precise tirar os olhos da estrada.
Os preços sugeridos são R$ 757.950 para o Competition e R$ 849.950, para o Competition Track.
AB