Caro leitor ou leitora,
Com prazer informo que a partir de hoje, e todo domingo neste horário (12h00), teremos a coluna “O editor-chefe fala”, na qual o nosso editor-chefe Bob Sharp se dirigirá ao leitor ou leitora abordando assuntos que gravitam em torno do automóvel e do tema-foco do AE, o autoentusiasmo.
Será também, pode-se dizer, uma ampliação do que ele, como principal moderador dos comentários, vez por outra se estende nas respostas aos leitores que nos escrevem.
Achei que faltava ao AE esse tipo de comunicação direta com quem nos dá a honra da leitura e da audiência dos nossos vídeos, com o quê o Bob concordou plenamente.
Espero que apreciem a nova coluna.
Paulo Keller
Editor-geral
A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE
Hoje somos 23, mas no começo, naquele 24 de agosto de 2008, quando o AE deu partida no motor, éramos apenas 12: Desse grupo inicial, depois de algum tempo ficaram Juvenal Jorge, Marco Aurélio Strassen, Milton Belli, Paulo Keller e eu, cinco. E quem se juntou a nós passados apenas alguns dias de criado o Ae foi o Arnaldo Keller.
Como eu era o único que tinha experiência jornalística, o chefe e criador do AUTOentusiastas, Paulo Keller, editor-geral, atribuiu-me o cargo de editor-chefe. Muito trabalho pela frente.
Fora a missão de conduzir o Ae — foi assim que decidimos abreviar o nosso título — no dia a dia aplicando regras e ética jornalísticas e estabelecendo con os leitores e leitoras, e conosco mesmo, o compromisso de atualização nos 365 dias do ano, sabíamos que era preciso aumentar a equipe.
Começou então a procura por pessoas que preenchessem os nossos requisitos, não escritos, que são seriedade, comprometimento e conhecimento. Este último era essencial por um dos fundamentos do AUTOentusiastas ser compartilhá-lo.
Assim fomos crescendo, ora “garimpando” nomes, ora aceitando quem nos procurasse para se juntar ao time, desde que fosse conhecido de alguém da nossa equipe. Uma exceção — toda regra tem uma, menos a que diz que toda palavra proparoxítona é acentuada — foi o Lucas Rizzollo, que procurou o Paulo Keller no final de 2018 manifestando desejo de ingressar no time. Dias depois o Paulo e eu nos reunimos com ele e aprovamos sua entrada no AE — AE agora com duas maiúsculas, depois que passamos de blog a site em outubro de 2014 —, uma “aquisição” maravilhosa..
Um que nos chegou por meio de um membro da equipe foi o Carlos Meccia, trazido a nós pelo saudoso Roberto Nasser, que assinava a coluna “De carro por aí!” Por falar em coluna, o AE conta com um time de colunistas respeitável e que semanalmente estão nas nossas páginas: Alexander Gromow, Wagner Gonzalez, Nora Gonzalez, Fernando Calmon, Zeca Chaves e Boris Feldman. Outros não são colunistas mas assinam matérias quinzenalmente: Celso Franco, Douglas Mendonça e Renato Bellote. Ou o editor de Mercado, Marco Aurélio Strassen, com seus elaborados relatórios mensais.
Os membros de equipe e eu temos uma relacionamento cordial, de amigos, que é o que somos.
Casos sui-generis foram o do Márcio Salvo, que era leitor e passou a editor de Foto e Imagem por convite do Paulo Keller, e do Gerson Borini, que se aposentou após 30 anos de General Motors no começo de 2019 e perguntou ao Paulo se “tinha vaga” no AE. O Paulo nem me consultou sobre o que eu achava. Não precisava;.
Até domingo que vem.
BS