A tecnologia de inspeção de veículos desenvolvida pela ProovStation, empresa francesa situada em Lyon, é referência europeia em sistemas de inspeção automatizada. Em associação com a Michelin, ambas criaram o Michelin QuickScan, que checa os pneus em apenas alguns segundos (foto de abertura).
A Michelin contribuiu com a sua experiência em análise de dados de pneus, em que utiliza os seus próprios algoritmos de inteligência artificial, solução já testada nos pneus de veículos pesados. Um scanner magnético lê a banda de rodagem e é a única tecnologia deste tipo existente no mercado que não requer qualquer limpeza de uma eventual sujeira que possa estar na superfície do pneu, conforme indica a Michelin.
A inspeção de um veículo pode demorar até 30 minutos, dos quais aproximadamente 10% do tempo são dedicados a verificar o estado dos pneus. Agora, graças à combinação das soluções da ProovStation e da Michelin, estas verificações são reduzidas para poucos minutos, gastando alguns segundos para o exame dos pneus, produzindo resultados com maior precisão e confiabilidade.
A instalação do sistema requer menos de quatro horas, sem necessidade de instalação elétrica e funciona em todas as condições meteorológicas e para todos os tipos e marcas de pneus e de veículos.
“Após vários meses de trabalho, estamos orgulhosos de anunciar esta primeira parceria tecnológica e comercial com uma empresa do porte da Michelin. Confirma a viabilidade da nossa estratégia, centrada na colaboração e no compartilhamento de conhecimentos para servir melhor os nossos clientes”, se pronunciou Cédric Bernard, diretor-executivo da ProovStation.
Por seu turno, Anton Thomas, diretor de serviços da Michelin, acrescenta: “Estamos entusiasmados com esta parceria com a ProovStation, que nos proporciona a oportunidade de repartir nossos conhecimentos no domínio da inspeção digital. Esta nova oferta demonstra a nossa capacidade para utilizar dados de mobilidade através de inteligência artificial, para proporcionar aos nossos clientes serviços inovadores”, conclui.
AB